NARRATIVA E MEMÓRIA EM A NOITE DAS MULHERES CANTORAS, DE LÍDIA JORGE
A NOITE DAS MULHERES CANTORAS; narrativa, identidade, memória
Nesta pesquisa propomos a estudar um dos romances de Lídia Jorge, A noite das mulheres cantoras, objetivando observar como a construção da narrativa em primeira pessoa da personagem Solange Matos possibilita uma análise da representação feita da sociedade portuguesa pela autora. De modo que ao estudarmos como a memória é utilizada na construção do discurso narrativo da personagem nos é permitido um vislumbre de uma parte de Portugal que foi silenciada. Pretendemos com base na teoria de narrativa de autores como Friedman (2002), Genette (1995), Lubbock (1976) e Benjamin (1987) compreender como a maneira que Solange narra suas memórias funciona como instrumento de reconstrução de sua identidade e manipulação do passado. Necessário, assim, se faz que também investiguemos o que constitui memória e identidade e para tanto nos valeremos de teóricos como, Sarlo (2007) Pollak (1989; 1992), Bhabha (1998), e Halbwachs (1990).