Banca de DEFESA: JENNIFER ALVES CAMILO

DISCENTE : JENNIFER ALVES CAMILO
DATA : 13/03/2023
LOCAL: Sala de Videoconferência do Campus Sete Lagoas (prédio principal)

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO EM DIFERENTES NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO NO CERRADO MINEIRO

Agricultura irrigada, Déficit hídrico, Triticum aestivum L.

No Brasil, o trigo (Triticum aestivum L.) é uma das poucas commodities na qual o país não é autossuficiente. Uma alternativa proeminente para reduzir a dependência externa, seria incentivar a expansão da cultura para regiões não tradicionais, como a do Cerrado brasileiro. Nesta região, uma das principais limitações ao cultivo do trigo é a ocorrência de períodos de estiagem que podem resultar na variabilidade da produtividade da cultura. Uma opção de manejo a ser adotada para solucionar esse problema é o uso da irrigação. Contudo, com a água tornando-se um recurso cada vez mais limitado, o maior desafio da agricultura irrigada é alcançar altos patamares com elevada eficiência no uso da água. Diante do exposto, o objetivo do estudo é avaliar o desempenho agronômico de cultivares de trigo sob diferentes lâminas de irrigação, na região do Cerrado mineiro. O experimento foi conduzido em blocos casualizados no esquema fatorial 2 x 5, sendo duas cultivares (BRS 404 e ORS Feroz) em combinação com 5 níveis de reposição da evapotranspiração da cultura (120%, 100%, 80% 60% e 40%), totalizando 10 tratamentos com 4 repetições. Foram feitas avaliações no desenvolvimento (floração, maturação e altura de plantas) e rendimento do trigo (massa seca e verde da parte aérea, número de espigas por unidade de área, número de grãos por espiga, peso de 1000 grãos e produtividade), bem como da produtividade da água. Os dados foram submetidos à análise de variância, sendo as variáveis qualitativas submetidas ao teste de Tukey (p<0,05) e as variáveis quantitativas submetidas à análise de regressão (p<0,05). A interação cultivar e lâmina de irrigação foi significativa apenas para variável maturação. A cultivar BRS 404 apresentou maior altura de plantas, massa verde da parte aérea e peso de mil grãos, verificando-se também elevada susceptibilidade ao acamamento. A ORS Feroz apresentou maior número de espigas/m². A produtividade da água e de grãos, bem como a maioria de seus componentes, diferiram significativamente em função do regime hídrico. A redução de 40% na lâmina de água recebida pela cultura, causa redução de 22,7% no rendimento do trigo, mas proporciona incremento de 57,7% na produtividade da água, o que torna a adoção da irrigação subótima uma estratégia viável quando o foco é priorizar a economia da água.

Presidente - 1508525 - JOAO CARLOS FERREIRA BORGES JUNIOR
Interna - 1583887 - NADIA NARDELY LACERDA DURAES PARRELLA
Externo à Instituição - PAULO EMÍLIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 12:00