Banca de DEFESA: LETICIA SÃO JULIÃO SILVA

DISCENTE : LETICIA SÃO JULIÃO SILVA
DATA : 26/10/2023
LOCAL: meet.google.com/zee-eapv-kgj

Efeito temporal da dieta cafeteria na modulação autonômica da frequência cardíaca de ratos Wistar

Palavras-chaves: Variabilidade da frequência cardíaca, Sistema nervoso autônomo, Doenças cardiovasculares, Dieta hipercalórica, Dinâmica simbólica.

Há algumas décadas estamos passando por uma mudança alimentar, tendo aumentado o consumo de alimentos hipercalóricos, juntamente com a diminuição da atividade física, contribuindo para o aumento da adiposidade na população mundial. Pacientes com alta adiposidade podem desenvolver doenças crônicas, como a diabetes mellitus tipo 2, hipercolesterolemia e doenças cardiovasculares (DCV). Em estudos, foi demonstrado que o desbalanço autonômico desempenha um importante papel na patogênese de diversas DCV, aumentando o risco de morte cardíaca. Desta forma, o intuito do presente estudo foi avaliar o efeito temporal de uma dieta com altos níveis de carboidratos e lipídeos na modulação autonômica cardiovascular em ratos através da análise do registro do eletrocardiograma (ECG) por métodos lineares e não lineares. Ratos Wistar foram alimentados por 24 dias com ração suplementada com itens de alta densidade calórica e água acrescida de sacarose (20%) ou com ração comercial e água ad libitum. Foram confeccionados e implantados eletrodos de ECG em ambos os grupos de animais. Antes do procedimento cirúrgico os ratos receberam uma mistura de cetamina e xilazina, pentabiótico veterinário e meloxicam (doses ajustadas com o peso corporal). Nos dias 6, 12, 18 e 24 de dieta, foi realizado o registro do ECG dos ratos e ao final do experimento foram realizadas as análises lineares no domínio do tempo [média e desvio padrão (SDNN) e a raiz quadrada da média das diferenças entre intervalos RR consecutivos elevado ao quadrado (RMSSD)] e no domínio da frequência [bandas espectrais de baixa (LF) e alta (HF) frequência e a razão LF/HF] e as análises por métodos não lineares, a dinâmica simbólica [padrões de variação da famílias (0V, 1V, 2UV e 2LV)] e a entropia multiescala (escalas de 1 a 25 e os agrupamentos de escalas 1 a 5 e de 6 a 25). Também foram avaliados a frequência cardíaca (FC), o intervalo cardíaco (IC) e o ganho de peso corporal. As normalidades foram testadas pelo teste de Shapiro-Wilk e as diferenças significativas analisadas pelo teste two-way anova, exceto pela análise da entropia multiescala (EMS) e do peso corporal que foram avaliados pelo teste t de Student. Os dados foram expressos como média ± EPM (P<0,05). O presente experimento foi aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da UFSJ (protocolo 32/2017). Em ratos alimentados com a dieta controle, foi observado que o seu desenvolvimento induziu diminuição da atividade simpática nos dias 12 e 18 de dieta, avaliado pela família 0V da dinâmica simbólica, e no dia 24 na família 1V da dinâmica simbólica. Os animais alimentados com a dieta controle, durante seu desenvolvimento tiveram aumento no IC/diminuição da FC. Os animais alimentados com a dieta cafeteria apresentam aumento da FC/diminuição no IC. Foi encontrado nos animais alimentados com dieta cafeteria aumento na banda LF (%) e na razão LF/HF a partir do 12º dia de dieta, assim como na família 0V da dinâmica simbólica e redução da família 2UV neste período, em relação aos ratos controle. Estes dados sugerem aumento da atividade do sistema nervoso simpático (FC, IC, LF, LF/HF, 0V) dos animais tratados com dieta cafeteria e diminuição da atividade parassimpática (2UV). A entropia multiescala esteve aumentada apenas no 12º dia de dieta nas escalas de 3 a 25. É possível que os ratos alimentados com a dieta cafeteria possuam valor de entropia maior que os ratos alimentados com a dieta controle, com complexidade fisiológica menor. É possível concluir que durante o desenvolvimento do rato há diminuição da atividade simpática e aumento da atividade parassimpática para o coração. A dieta cafeteria ofertada aos ratos bloqueia esse efeito a partir do 12º dia de oferta da dieta, por consequência, a atividade simpática para o coração permanece aumentada nesses animais. Desta forma, a dieta cafeteria oferecida aos ratos por um curto período de tempo é suficiente para alterar o equilíbrio simpatovagal cardíaco.

Presidente - 1692875 - VALERIA ERNESTANIA CHAVES
Interna - 1716801 - CRISTIANE QUEIXA TILELLI
Externo à Instituição - LUIZ EDUARDO VIRGILIO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/10/2023 13:35