Banca de DEFESA: VINÍCIUS PENA MARQUES

DISCENTE : VINÍCIUS PENA MARQUES
DATA : 10/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/wah-fpwm-zco

Conceitos em séries temporais: uma abordagem para o 9º ano do ensino fundamental por meio de sequência didática.

Ensino de Estatística; Sequência didática; Séries temporais; Médias móveis.

Os gráficos e os dados estatísticos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, gerando a necessidade cada vez maior de conhecimentos que permitam a compreensão das informações fornecidas por eles. Um dos grandes desafios para o ensino da matemática na educação básica é como torná-los mais acessíveis aos alunos de forma que consigam compreender essas informações, principalmente as divulgadas na mídia. Neste âmbito, a pandêmia da Covid 19 proporcionou a transmissão de informações por meio de gráficos de coluna e de linhas, conceitos de médias móveis e dados registrados ao longo do tempo. Tais assuntos não são muito explorados na educação básica e as relações com situações práticas ficam distantes dos alunos. Assim, este trabalho propõe uma sequência didática para trabalhar os  assuntos mencionados, além dos conceitos de série temporal, tendência e estacionariedade, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta pretendeu apresentar os conceitos e exemplos contextualizados relacionados com a realidade a fim de proporcionar a compreensão de informações veiculadas na mídia. Espera-se que esta proposta possa auxiliar professores da educação básica no ensino de conteúdos de estatística abordados nas aulas de Matemática.

Presidente - 2332778 - LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
Interna - 1247736 - CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
Externa à Instituição - GRAZIELA ROCHA DUTRA GOUVÊA - UFOP
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 15:21