DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19
Ensino remoto; Pandemia; Professor de matemática.
Este trabalho é composto por uma pesquisa bibliográfica de como iniciou a pandemia causada pelo vírus COVID-19 e a forma com que afetou a educação no Brasil, em particular no estado de Minas Gerais. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico dos anos de 2020 e 2021 com intuito de apontar as principais resoluções que normatizaram o ensino remoto, tal como a análise de alguns resultados já publicados a respeito do tema em questão. A segunda parte do trabalho é de caráter investigativo, onde através da aplicação de um questionário pretende-se sondar se os professores de matemática estavam preparados para esse modelo de ensino, quais foram suas dificuldades e limitações, sejam de cunho físico, emocional, financeiro, cognitivo ou social. Procuramos saber também como se adaptaram a esse novo sistema educacional, se algo mudou após mais de um ano atuando remotamente, como e se foi possível contornar os diferentes obstáculos que surgiram ao longo do tempo. Ademais, questionamos sobre qual foi o papel dos órgãos da educação, estadual e federal perante esses desafios e se deram o devido suporte aos professores de matemática.