Banca de DEFESA: MARIA GORETTI RESENDE

DATA : 24/08/2022
LOCAL: meet.google.com/mkv-armh-gtn

Reflexões e Propostas Relacionadas com a Nova BNCC na Área de Matemática

Base Nacional Comum Curricular; Proposta de ensino; Ensino de Estatística; Uso do software Calc; Novo Ensino Médio.

A presente dissertação busca entender e refletir a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente, as mudanças que ocorreram na área de Matemática na educação básica. Pretende-se levar o leitor à compreensão do processo histórico da elaboração da BNCC, desde a época da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), destacando, as consequências que tais mudanças refletiram na educação do país, a saber, as configurações da distribuição das habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas de ensino básico bem como a reformulação de metodologias e ferramentas de ensino, como por exemplo, a inserção de recursos tecnológicos, com o intuito de alcançar melhores resultados na aprendizagem de Matemática. Ademais, esta dissertação contempla, a partir da nova BNCC, a elaboração e posteriormente a aplicação, de uma proposta de ensino na área de Estatística para alunos do 1º ano do novo ensino médio. A proposta de ensino compreendeu várias etapas e teve como produto final a entrega, por parte de grupos de alunos, de um relatório manuscrito. Esta proposta também contempla uma aula no laboratório de computadores, incluindo o uso do software Calc. A análise dos resultados da aplicação da proposta de ensino apontou quais conteúdos de Estatística foram melhores assimilados bem como mostrou as dificuldades encontradas, pelos alunos que participaram desta experiência, na realização das atividades propostas, os quais foram amenizadas pelo uso do software Calc.

Presidente - 1714705 - JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
Interno - 1758734 - JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
Externa à Instituição - FERNANDA APARECIDA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 09:22