Banca de DEFESA: MOISÉS SILVA ANDRADE

DATA : 29/08/2022
LOCAL: meet.google.com/zqo-jrro-ten

UMA PROPOSTA DE MODELAGEM DE DINÂMICA DE SISTEMAS AO ENSINO MÉDIO

Dinâmica de Sistemas. Crescimento Logístico. Software Vensin-PLE. Diagrama Causal. Diagrama de Estoque e Fluxo.

No presente trabalho abordamos a metodologia de Dinâmica de Sistemas como uma proposta de criação de conhecimento e metodologia do ensino de matemática. Usando conceitos de crescimento linear e exponencial amplamente estudada nas escolas, apresentamos e explicamos as compreensões acerca de conhecimento
relacionado com o crescimento logístico, ainda não conhecido e não explorado nas escolas. Nosso objetivo principal de nossa pesquisa é sensibilizar aos professores e alunos para o fato de aplicar a metodologia dinâmica de sistemas, como ferramenta para amplar o raciocinio na criação de modelos, em particular modelos logísticos.
Em situações normais, o ensino do modelo logístico é abordado na educação superior, o que resulta um desafio, explicitar a um aluno do ensino médio o entendimento e as características desse novo crescimento. Usando o software Vensim-PLE e a Dinâmica de Sistemas é possível criar conhecimento e simular a modelagem matemática desse crescimento, sem a necessidade de entrar na resolução matemática desse modelo, pois, a dinâmica do sistema é uma forma alternativa que não se baseia em equações diferenciais e relações de recorrência.
Atividades didáticas são apresentadas para coletar dados de nossa pesquisa e analisar as vantagens e desvantagens da metodologia.

Interno - 1758734 - JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
Interno - 1671327 - JORGE ANDRES JULCA AVILA
Externo à Instituição - COSME EUSTAQUIO RUBIO MERCEDES - UEMS
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 15:31