Banca de DEFESA: KENDERSON GEANE CORREA

DATA : 06/09/2022
LOCAL: meet.google.com/ipm-xurh-zzq

A Inserção do Pensamento Computacional nas Aulas de Matemática no Ensino Básico

Pensamento Computacional. Ensino de Matemática. Sequência Didática. Base Nacional Comum Curricular. Programação Computacional.

Este trabalho visa estabelecer uma conexão entre a inserção do Pensamento Computacional no ensino fundamental e o ensino de Matemática, e tem como foco responder a seguinte interrogante: como o Pensamento Computacional, através de construções de algoritmos/fluxogramas e criações de sistemas digitais, pode contribuir para o ensino da Matemática, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular?  Para isso, uma sequência didática, formada por sete aulas, foi concebida e aplicada em uma turma do 6º do ensino fundamental II de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Divinópolis no estado de Minas Gerais. Por outro lado, foram realizadas entrevistas junto a professores de Matemática da rede pública de ensino sobre o tema abordado por esta dissertação. A sequência didática propõe levar conhecimentos específicos de Matemática bem como inserir de forma introdutória construções de algoritmos e fluxogramas, os quais serviram de base para a construção e compilação de um programa computacional envolvendo um tema matemático. Conforme os resultados das atividades propostas, os autores puderam verificar que os alunos se mostraram interessados pelos novos conhecimentos matemáticos e computacionais e não ofereceram resistência na assimilação dos conteúdos ministrados, pelo qual foi possível responder à questão levantada de forma assertiva. Entretanto, através das respostas dos professores, notou-se que ainda é preciso estreitar a distância que há entre as propostas relacionadas com o Pensamento Computacional, que trouxe a BNCC, e a prática docente. Nesse sentido, destaca-se que, para que a sua implantação aconteça de forma planejada e isonômica, em que os alunos e professores possam se apropriar adequadamente desses novos conhecimentos, é preciso investir, cada vez mais, na capacitação de professores, na reformulação dos currículos de formação profissional e na conscientização da contrapartida institucional.

Presidente - 1714705 - JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
Interno - 1671327 - JORGE ANDRES JULCA AVILA
Externo à Instituição - SANTOS ALBERTO ENRIQUEZ REMIGIO - UFU
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 17:09