Ensino Remoto Emergencial nos estados do Pará e Minas Gerais: Formação de professor em geografia em tempo de pandemia no contexto da UFOPA e UFSJ
Ensino de geografia. Pandemia. Formação de professores
A formação de professores é um tema relevante a ser discutido no cenário social e acadêmico vivido com a pandemia de Covid-19. Diante disso, a pesquisa investiga as adaptações ocorridas para a modalidade de aulas síncronas e possíveis reflexos na formação de professores de geografia, em duas universidades federais de diferentes estados, a Universidade Federal do Oeste do Pará na cidade de Santarém – PA e a Universidade Federal de São João Del-Rei, na cidade de São João Del-Rei em Minas Gerais – MG. O objetivo é compreender como se deu, em tempos de pandemia, a organização do ensino remoto emergencial (E.R.E) na UFSJ e UFOPA para esse período. E, analisar a questão das condições e alterações das unidades curriculares referentes às Práticas na formação dos professores de geografia, com base nos documentos oficiais que regulamentaram essas alterações para o período do ERE e a discussão teórica sobre a formação de professores. Para isso, foram considerados normas, resoluções federais, estaduais e aquelas emitidas pelas duas universidades, bem como a questão da Formação de professores, com base em autores que discutem o ensino de geografia, estágio supervisionado, saberes ou conhecimento docentes na literatura pertinente. A pesquisa de natureza qualitativa, documental e estudo de caso, compreendeu também a análise dos Planos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura em geografia da UFOPA e UFSJ, e os planos de ensino dos docentes, em processo de análise até o momento.