PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍGOR SILVÉRIO MACEDO

DISCENTE : ÍGOR SILVÉRIO MACEDO
DATA : 10/04/2023
LOCAL: meet.google.com/kem-orwg-joh

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E AS ALTERAÇÕES NA PAISAGEM URBANA DO CONTEXTO ESCOLAR NA CIDADE DE AMPARO-SP

Ensino de Geografia; Educação Geográfica, Estudo do Meio, Direito à Cidade.

O ensino de geografia, que busca uma educação geográfica crítica e reflexiva, possibilita ao aluno a compreensão sistêmica do espaço geográfico em que vive, observando as transformações e ações construídas pela sociedade em que está inserido, por meio das suas relações para e com o espaço habitado, permitindo, assim, que o aluno possa refletir e compreender como essas alterações fazem parte da paisagem. Nesse sentido, a eminente pesquisa tem como objeto de investigação o conhecimento a ser construído com alunos da 3º série do Ensino Médio do Programa de Ensino Integral da Escola Estadual Rangel Pestana, com base em uma educação geográfica que considere o espaço do entorno escolar, a transformação da paisagem e do meio urbano na cidade de Amparo - SP. Assim, de natureza qualitativa do gênero pesquisa-ação, fundamentada no método histórico-dialético, a pesquisa objetiva verificar o conhecimento geográfico que os jovens apresentam e constroem sobre o espaço do entorno escolar e a cidade onde moram, se mobilizam em sua análise os aspectos esperados num pensamento e raciocínio geográfico, a partir da categoria paisagem e o tema cidade. Para isso, será desenvolvida uma sequência didática como metodologia de ensino e, também, instrumento de pesquisa, com base na metodologia do Estudo do Meio.

Presidente - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Interno - 1255349 - VICENTE DE PAULA LEAO
Interno - 2029209 - ANDRE BATISTA DE NEGREIROS
Externa à Instituição - JANETE REGINA DE OLIVEIRA - UFV