PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUÍSA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUÍSA TEIXEIRA
DATA : 12/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS PARA O PODER PÚBLICO MUNICIPAL: área urbana do município de Alvarães, Estado do Amazonas, Brasil

 

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias da Informação Geográfica; Informação Geográfica Voluntária; Aeronave Remotamente Pilotada; Escalas; Planejamento e gestão.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O mapeamento em escala local e sua atualização periódica são cruciais no planejamento e na gestão do território municipal, inclusive em áreas de risco, entretanto, a cobertura cartográfica desatualizada e desigual no Brasil as limitam. Para suprir essas lacunas da desigualdade cartográfica no território brasileiro, agravada historicamente na Região Norte do Brasil, tecnologias da informação geográfica, dentre elas Sistemas de Posicionamento Global, Sistemas para Aquisição de dados, Sistemas de Disseminação de dados e Sistemas de Análise, se desenvolveram. O mapeamento do território municipal em escala de detalhe permite o reconhecimento e representação de variáveis que auxiliem na resolução de problemas e na mitigação de danos à população. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é propor uma metodologia para a elaboração de produtos cartográficos utilizando dados oriundos de Tecnologias da Informação Geográfica, de modo que os resultados contribuam para que prefeituras possam elaborar produtos cartográficos utilizando dados e tecnologias gratuitas ou de baixo custo. A pesquisa foi aplicada na área com quantidade significativa de edificações de Alvarães/AM, Brasil. A fundamentação teórico-metodológica tem como base os fundamentos das Tecnologias da Informação Geográfica para a aquisição e análise de dados. Os procedimentos metodológicos são divididos em: a) Etapas iniciais de análise dos dados; b) Coleta de dados e observação em campo; c) Análise da Completude dos dados OpenStreetMap e; d) Elaboração de produtos cartográficos para o poder público municipal. Os resultados dos dados e produtos cartográficos para o poder público municipal indicam potencialidades no uso das Tecnologias da Informação Geográfica gratuitas ou de baixo custo para o poder público municipal. Apesar disso, as tecnologias utilizadas, bem como os dados oriundos de cada uma, oferecem limitações em suas utilizações, principalmente no contexto da área de estudo onde foi aplicada.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1743531 - SILVIA ELENA VENTORINI
Interno - 1375368 - LEONARDO CRISTIAN ROCHA
Externa ao Programa - 123.711.878-60 - ANDREA APARECIDA ZACHARIAS - UNESP
Externo à Instituição - FRANCISCO DAVY BRAZ RABELO
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 16:00
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03