PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDO CORRÊA MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO CORRÊA MACIEL
DATA : 20/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

O XADREZ NO ENSINO DA GEOGRAFIA: ASPECTOS TERRITORIAIS, CARTOGRÁFICOS E COMPORTAMENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino, xadrez, geografia. 


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A hipótese principal do projeto está relacionada com possíveis benefícios comportamentais, auxiliados com a prática do xadrez, e de possíveis vantagens no processo de aprendizado do ensino da Geografia, onde existem conhecimentos relacionados com a Cartografia e com os aspectos territoriais, que podem ser compreendidos mais facilmente pelos alunos que praticam o jogo. A pesquisa foi construída de forma quantitativa, em duas etapas. Inicialmente, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre três aspectos: o primeiro foi relacionado com recursos pedagógicos pouco utilizados ou nem considerados como opções no ensino básico da Geografia. O segundo foi relacionado ao processo de popularização do xadrez no século XX e a importância da sua inclusão no espaço escolar. O terceiro foi relacionado com a utilização do xadrez como um elemento que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades gerais e específicas no ensino da Geografia e sobre o processo da transposição didática. Esse levantamento foi realizado para uma compreensão geral do xadrez e as possíveis correlações com os elementos geográficos. Na segunda etapa, na parte aplicada, foi usado como método de pesquisa o Estudo Controlado Randomizado Agrupado. Foi criada em três escolas públicas na região de Santa Luzia/MG, um projeto que consistiu em que alunos tivessem aulas de xadrez entre fevereiro e julho de 2022. Com duas aulas semanais (com uma carga horária entre 25 e 30 horas) e um campeonato interescolar realizado no final do programa, os discentes foram introduzidos a prática enxadrística e motivados a realizar esse processo. No final, 65 alunos das três escolas participaram do programa (compondo o grupo experimental) e foram escolhidos 65 alunos que não participaram do programa e que não sabem jogar xadrez para participar do teste (compondo o grupo controle), escolhidos nas turmas que tiveram participantes do programa. Em uma sala de aula regular, que possuía dois alunos que fizeram parte do grupo experimental, foram escolhidos aleatoriamente outros dois alunos que se dispusessem a participar do grupo controle, e assim, essa lógica foi seguida. A análise foi realizada a partir de questionários de auto avaliação e de exercícios geográficos específicos para os alunos que participaram do programa e sabem jogar xadrez e para os alunos que não sabem jogar xadrez (o total de alunos participantes foi de 130). No final, foram feitas análises dos grupos de forma separada, observando os tópicos previamente definidos


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1870878 - IVAIR GOMES
Interno - 1896246 - MARCIO ROBERTO TOLEDO
Externo à Instituição - ARLON CANDIDO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 17:25
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