PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CIDIANE FIGUEIRA CARDOSO

DISCENTE : CIDIANE FIGUEIRA CARDOSO
DATA : 14/12/2023
LOCAL: meet.google.com/gjs-scne-qcx

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ESTADOS DO PARÁ E MINAS GERAIS: FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM GEOGRAFIA EM TEMPO DE PANDEMIA NO CONTEXTO DA UFOPA E UFSJ

Formação docente atípica, Ensino de geografia; Pandemia

A formação de professores é um tema relevante a ser discutido no cenário social e acadêmico vivido com a pandemia de Covid-19. Diante disso, a pesquisa investiga as alterações, modificações e possíveis consequências na formação de professores de geografia, em duas universidades federais, de diferentes estados brasileiros, a Universidade Federal do Oeste do Pará na cidade de Santarém – PA e a Universidade Federal de São João Del-Rei, na cidade de São João Del-Rei em Minas Gerais – MG. O objetivo é compreender como se deu a organização do Ensino Remoto Emergencial (E.R.E) na UFSJ e UFOPA para esse período. E, analisar as condições e alterações das unidades curriculares referentes ao ensino na formação dos professores de geografia, respaldas por documentos oficiais. Portanto, uma pesquisa de natureza qualitativa, do gênero pesquisa documental, que considera tanto os pareceres, as resoluções e normas emitidas pelo governo federal, quanto os planos de ensino e o Projeto Pedagógico de Curso da UFSJ e UFOPA. A pesquisa se fundamenta na discussão teórica sobre formação de professor, com base em saberes e conhecimentos docentes discutidos por Gauthier et al. (1998), Pimenta (1998, 2006), Tardif (2022, 2008), Shulman (2005), em pesquisadores do campo da educação como Frigotto (1981), Novóa (1992), (2006), Gatti (2010; 2019) e Libanêo (2015). E, ainda, pesquisadores do campo do Ensino de geografia, que discutem formação e ensino de geografia, Callai (1998, 2010, 2011), Cavalcanti (2002, 2017), Castellar (2010), Santos e Straforini (2018) e outros autores da geografia. A metodologia se fundamenta principalmente na análise de conteúdo, documental, organizada em quatro etapas: levantamentos de bibliografia, documentos oficiais, documentos acadêmicos, planos de ensino, etc.; organização e tratamento de dados e informações dos documentos levantados; produção de planilhas e esquemas como forma de sistematizar os principais dados e informações levantados e, por fim, análise e discussão dos resultados. Entre os resultados destacam-se: - a autonomia da UFOPA e da UFSJ para realizarem alterações e mudanças na condução das atividades acadêmicas e pedagógicas, respaldadas por resoluções e pareceres federais e institucionais; - caminhos técnicos e pedagógicos e cronogramas acadêmicos distintos adotados por ambas universidades pesquisadas; - efetivação da  maioria das unidades curriculares previstas no PPC de Geografia da UFOPA e UFSJ durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE); - variação no formato de avaliação, de disponibilidade de material e conteúdo pelos dois cursos de Geografia; - distinção nas condições de realização do estágio supervisionado e do trabalho de campo nos referidos cursos de geografia pesquisados; - constatação, por meio dos documentos e materiais analisados, dos desafios vividos por docentes e discentes, dos dois cursos de geografia, como experiência e parte dos saberes docentes frente a realidade diversa e atípica na formação docente no período da pandemia.

Presidente - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Externa ao Programa - 3325515 - PATRICIA MARTINELLI
Externa à Instituição - JANETE REGINA DE OLIVEIRA - UFV
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 16:17