PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: POLYANA CRISTINA DOS REIS ROMANO

DISCENTE : POLYANA CRISTINA DOS REIS ROMANO
DATA : 16/02/2024
LOCAL: meet.google.com/mbo-ifxf-qoa

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)/GOOGLE EARTH EM PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ESTUDO DA PAISAGEM DO ENTORNO ESCOLAR

Educação Geográfica; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); Paisagem; Sequência Didática.

Esta pesquisa apresenta e discute proposta de ensino na educação geográfica através de uma confluência entre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o estudo da paisagem no ensino de Geografia para estudantes do Ensino Fundamental II. A proposta se fundamenta numa perspectiva de participação ativa entre professores e estudantes como parte do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é conhecer o espaço do entorno escolar e desenvolver uma proposta didático-pedagógica, considerando nesta proposta o potencial do Google Earth e o estudo da paisagem como instrumento e conceito no ensino de geografia, voltado para alunos do 6º ano da Escola Municipal Walfrido Silvino dos Mares Guia, localizada no bairro Antônio Laranjo, em Oliveira – MG. Para atender esse objetivo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório, que compreende três procedimentos distintos, mas interligados. Um refere-se ao fundamento teórico-conceitual e metodológico, realizado por meio de revisão bibliográfica na literatura pertinente com os objetivos da pesquisa. O segundo refere-se ao estudo empírico/descritivo da área do entorno escolar, a partir do Google Earth, em duas datas diferentes, por meio de mapeamento online, com produção de material visual, como imagem-mapa e perfis topográficos e de uso e ocupação. O terceiro procedimento, analítico e reflexivo, compreende o desenvolvimento de uma proposta didático-pedagógica, fundamentada na pedagogia crítica social do conteúdo, utilizando-se da Sequência Didática. Foram criadas duas Sequências Didáticas através dos métodos propostos por Dolz (2004) e Zabala (1998) com quatro recortes espaciais identificados a partir do uso do Google Earth, totalizando onze atividades com questões referentes ao conhecimento prévio dos estudantes, localização, escalas, produção de perfis topográficos, diálogos e reflexões sobre o espaço em que vivem e as alterações antrópicas da paisagem. Ao final da pesquisa, com base nesses levantamentos, nos mapeamentos e fundamentos teóricos, faz-se a discussão e reflexão sobre o potencial geográfico da paisagem do entorno escolar e da proposta didático-pedagógica.

Presidente - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Interno - 1255349 - VICENTE DE PAULA LEAO
Externa ao Programa - 3325515 - PATRICIA MARTINELLI
Externo à Instituição - VICENTE DE PAULO DA SILVA - UFU