PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NADIA MARIA VOMLEL DE SOUZA

DISCENTE : NADIA MARIA VOMLEL DE SOUZA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Virtual

ANÁLISE DOS CASOS DE OBESIDADE EM MULHERES NO ESPAÇO RURAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Obesidade, IMC, rural.

A obesidade é considerada uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Ela pode ser diagnosticada através cálculo do Índice de Massa Corporal, principalmente, em grandes estudos populacionais. Fatores ambientais, sociais, culturais, psicológicos e genéticos podem predispor à obesidade. Com a revolução industrial e consequente urbanização houve um impacto no modo de vida dos indivíduos, principalmente, no que tange os padrões alimentares e práticas de atividade física, auxiliando, contudo, no aumento da obesidade. Ao contrário do paradigma relatado, alguns estudos demonstraram que o aumento do IMC médio global foi devido a um aumento no IMC médio em áreas rurais. Dessa maneira, o objetivo desse estudo foi avaliar o IMC médio de mulheres que residem em São Miguel do Cajuru- área rural no município de São João Del Rei e comparar com o IMC médio de mulheres que residem em São João del Rei. Para isso, foi aplicado nos participantes um questionário estruturado feito pela pesquisadora e realizada avaliação antropométrica, onde foram analisados o peso, a altura, a circunferência abdominal e o percentual de gordura pela bioimpedância. Verificou-se que a mediana do IMC na zona urbana é visivelmente menor do que na zona rural. Para avaliar se essa diferença é significativa, foi realizado um teste de hipóteses. Como os dados não possuem Distribuição Normal, foi aplicado um teste não-paramétrico para testar essa diferença (teste de Mann-Whitney). Essa análise foi feita por meio do Software R e o nível de significância escolhido foi de 0,05. Como o p-valor foi de 0,03572 (menor que a significância escolhida), rejeitamos a hipótese nula. Assim, há evidência amostral de que a mediana do IMC dos pacientes da zona rural é significativamente maior do que a mediana dos pacientes da zona urbana. Esse estudo levou em consideração o conceito de espaço, território rural e outras variáveis para analisar as flutuações que concernem o estado de saúde dos indivíduos residentes na zona rural e urbana.

Interno - 1870878 - IVAIR GOMES
Externa à Instituição - RAFAELA FERREIRA COTTA MACIEL - UFMG
Externo à Instituição - ARLON CANDIDO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 08:10