PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIANA FERREIRA DELUCHI MARTINS

DISCENTE : MARIANA FERREIRA DELUCHI MARTINS
DATA : 27/02/2024

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PANDEMIA DO COVID 19:INFÂNCIA E LUDICIDADE EM UM AMBIENTE INCLUSIVO

Ensino remoto, BNCC, Inclusão escolar

Esta dissertação tem como objetivo apresentar a investigação sobre como desenvolver atividades em uma sala de aula inclusiva realizada de diversos formatos: remoto, híbrida e parte presencial. A área de estudo foram duas escolas particulares de São João Del Rei-MG e o público-alvo foi o acompanhamento de uma turma do 4° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o 7° ano composta por 20 alunos, sendo dois alunos deficientes. A fundamentação teórico-metodológica foi o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através do acompanhamento e desenvolvimento de material didático lúdico para a turma em um cenário de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19, durante os anos de 2020 a 2023. Os dados coletados mostram que: a) os alunos conseguem desenvolver suas habilidades através de práticas lúdicas; b) os alunos independentemente de qual deficiência conseguiram desenvolver as questões cognitivas, sociais e individuais; c) utilizam do espaço de vivência para construir sua base de ensino; d) utilizam a organização espacial e) As relações sociais são de extrema importância para os alunos conhecerem e representarem o espaço vivido.

Interna - 1743531 - SILVIA ELENA VENTORINI
Externa à Instituição - PATRICIA ASSIS DA SILVA RIBEIRO - UFJF
Externa à Instituição - ANDREA APARECIDA ZACHARIAS - UNESP
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 11:57