PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICE DARLENE DE MELO

DISCENTE : JOICE DARLENE DE MELO
DATA : 23/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/crc-mxur-kbt

REPRESENTATIVIDADES ÉTNICAS - RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA, DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DECOLONIAL

.

Os livros didáticos são ferramentas intrinsecamente ligadas à educação brasileira, considerados importantes instrumentos de ensino-aprendizagem. Com esta perspectiva a pesquisa tem por objetivo delinear os discursos étnico-raciais que ainda possam aparecer nos livros didáticos de Geografia sob o ponto de vista eurocêntrico ou de forma que não valorizem esses povos. Para isso é necessário de antemão analisar de que forma ocorreu a evolução da ciência geográfica paralelamente ao seu ensino escolar, pois é através destes pressupostos que compreenderemos tais discursos. Desta forma pretende-se demonstrar como os livros didáticos atuais abordam as questões étnicas – racial assunto sensível que em diversos momentos da história já foram subestimados ou estigmatizados. A Geografia por muito tempo serviu como instrumento de poder utilizado pelo Estado nas escolas para que as propostas de ensino corroborassem para a manutenção de uma estrutura social cristalizada, onde diversos fenômenos eram considerados naturais. Contudo, ao longo das últimas décadas, diante de inúmeras transformações sociais, o livro didático vem passando por várias transformações, ressignificando a sua abordagem e proporcionando ao ensino geográfico função relevante na formação cidadã. Assim, diante de um país com heranças escravocratas, torna-se essencial pensar o livro didático enquanto instrumento capaz de contemplar uma sociedade plural e mais democrática. Ao considerarmos o livro didático como o objeto central da pesquisa, tem-se a convicção que o discurso Decolonial proporcionará novos olhares a partir de um diálogo entre o livro, seus discursos e suas singularidades.

Externa à Instituição - IVAINE MARIA TONINI - UFRGS
Interna - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Presidente - 1255349 - VICENTE DE PAULA LEAO
Notícia cadastrada em: 16/02/2022 13:11