Banca de DEFESA: FLÁVIA SANTOS DA SILVA

DISCENTE : FLÁVIA SANTOS DA SILVA
DATA : 29/04/2024
LOCAL: REMOTO

Síntese e Caracterização de pontos de carbono multicoloridos a partir do 1,3,6 Trinitropireno

Nanopontos de carbono; fluorescência; solvatocromismo; células solares

Os Pontos de Carbono (PCs) são nanomateriais fluorescentes com dimensões zero e que possuem características físicas, químicas e ópticas que tornam esses materiais potenciais para aplicação em várias áreas, como biomédicas, ambientais e conversão de energia. Estudos recentes buscam entender o mecanismo de luminescência destes matérias e a influência dos parâmetros de síntese para as propriedades destes materiais, para tornar as sínteses mais previsíveis e resultando em Pontos de Carbono com propriedades ajustáveis. No presentes trabalho foi feita a síntese dos Pontos de Carbono utilizando com precursor o 1,3,6 - Trinitropireno, sintetizado previamente por meio da nitração do pireno, realizou-se a síntese dos PCs pelo método solvotérmico, variando dois parâmetros de síntese, o primeiro parâmetro foi o tempo sintético, variando em 2 h, 6 h e 12 h de reação para cada síntese e o segundo parâmetro foi o solvente de síntese, foram selecionados como solventes o Tolueno, a N, N dimetilformamida e uma mistura entre N,N dimetilformamida e água na proporção de 2:1, as variações destes parâmetros resultaram em 9 amostras. Foi realizada a caracterização estrutural e óptica dos PCs obtidos. Foi feita a dispersão dos PCs em diferentes solventes e foi constatado que houve efeito solvatocrômico nas amostras com desvios nos comprimentos de onda de emissão com a variação da polaridade dos solventes em que os PCs foram dispersos. Foram realizados testes em células solares, porém estas não apresentaram resultados satisfatórios, possivelmente devido ao PC não estar bem adsorvido ao TiO2 após a sensibilização, o que pode ser atribuído a ausência de bons grupos funcionais para ancorar o PC ao TiO2. Os Pontos de Carbono apresentaram rendimentos quânticos variando de 18,8% até 58,9%, foram observadas emissões em diferentes comprimentos de onda nos PCs tanto com a variação do solvente de síntese quanto com a variação do solvente utilizando para a dispersão dos pontos de carbono após a sínteses. O efeito do tempo sintético foi observado principalmente nos padrões de DRX das amostras, indicando que os diferentes tempos sintéticos levam a mudanças importantes no núcleo da nanopartícula. Foi confirmado que a escolha dos parâmetros sintéticos e pós sintéticos são de grande relevância para o ajuste das propriedades dos Pontos de Carbono.

Externa à Instituição - ELLEN RAPHAEL - UEA
Externo à Instituição - JEFFERSON LUIS FERRARI - UFU
Presidente - 1443844 - MARCO ANTONIO SCHIAVON
Notícia cadastrada em: 12/04/2024 14:50