Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA APARECIDA RAIMUNDO ARVELOS

DATA : 22/09/2023
LOCAL: Sala Virtual

UMA ANÁLISE ACERCA DO INSTITUTO FEDERAL SUDESTE CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI

Discentes; Expectativas; Ensino Médio Integrado; IF Sudeste MG.

O direito à educação no Brasil passou por retrocessos e avanços desde a Constituição Imperial de 1824, sendo reconhecido como direito social apenas em 1988. E, na esfera da educação básica, o ensino médio transitou por diversas discussões quanto a sua finalidade, dada a dicotomia entre a preparação para o ingresso no ensino superior ou para o mercado de trabalho. Em 1996, o ensino médio teve sua identidade reconhecida com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Nesse contexto, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados como uma política pública educacional a fim de superar essa oposição, abordando a educação básica e formação profissional de forma integrada, sem valorizar uma em detrimento da outra. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar quais são os motivos e expectativas do corpo discente para ingresso no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Sudeste MG campus São João del-Rei. A metodologia terá uma abordagem predominantemente qualitativa, utilizando dados secundários de forma subsidiária – obtidos por meio de pesquisas bibliográficas e documentais – e dados primários a serem coletados por meio de questionário. Os questionários serão aplicados a todos os discentes e egressos dos cursos do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG – campus São João del-Rei, estimando-se uma população de 300 discentes e egressos. Ao término deste trabalho, espera-se: compreender se objetivos do corpo discente estão alinhados com a política pública de Ensino Médio Integrado, bem como com os objetivos institucionais; identificar o escopo dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) deste objeto de estudo; mapear o perfil dos discentes deste objeto de estudo; fornecer informações que podem auxiliar os gestores do campus São João del-Rei em decisões institucionais.

Externo à Instituição - Thiago Gomes de Almeida - UFJF
Interno - 2308827 - CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
Externa à Instituição - PATRÍCIA APARECIDA FERREIRA - UFLA
Presidente - 2577644 - VANIA APARECIDA REZENDE