Banca de DEFESA: MIRIA APARECIDA DO ESPIRITO SANTO E SANTOS

DISCENTE : MIRIA APARECIDA DO ESPIRITO SANTO E SANTOS
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Universidade Federal de São João del Rei

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL: ESTUDO DA ALOCAÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Dimensionamento, Técnicos administrativos, Universidade Federal.

A administração pública no Brasil passou por transformações significativas que favoreceram a implementação de políticas públicas educacionais. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, Reuni, foi uma ação integrante de uma política pública educacional do governo federal que visou a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, possibilitando a interiorização dos campi e uma oportunidade histórica de as instituições planejarem sua própria expansão. Por outro lado, a criação do REUNI gerou grandes impactos para as áreas administrativas das instituições. A ampliação do quadro de servidores técnicos administrativos pode não ter contemplado o aumento do volume de trabalho, talvez devido à limitação orçamentária ou à falta de um modelo de dimensionamento que desse suporte para tal. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de alocação dos servidores técnicos administrativos na sustentabilidade das ações da UFSJ. Por fim, esta pesquisa é de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa e quantitativa. O Levantamento de dados qualitativos foi feito a partir de entrevista com o gestor da área de administração de pessoal da instituição a fim de se compreender na visão da gestão, o formato dos procedimentos de dimensionamento de pessoal e a adequação do quadro de servidores da instituição para a sustentabilidade das ações da UFSJ. O levantamento de dados quantitativos foi feito por meio da aplicação de questionário objetivo aos servidores técnicos administrativos, com o intuito de verificar sua percepção quanto ao volume de trabalho. A partir do estudo, pretendeu-se realizar um diagnóstico da alocação dos servidores da instituição pesquisada, de forma a conhecer o perfil do servidor, verificando uma possível defasagem ou distorções de alocação, bem como a percepção desses servidores quanto à adequação do quadro de pessoal da instituição.

Presidente - 1885667 - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
Externo ao Programa - 2700839 - JEAN CARLOS MACHADO ALVES
Externo ao Programa - 1211816 - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
Externa à Instituição - MARILENE DE SOUZA CAMPOS - UFV