Babado em cena: formas de censura, transformações na linguagem e pontos de vista sobre questões de sexualidade e gênero no teatro brasileiro
Nelson Rodrigues; Plínio Marcos; Silvero Pereira; Diversidade sexual e de gênero; Censura
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as obras O Beijo no Asfalto (1961), de Nelson Rodrigues; Navalha na Carne (1967), de Plínio Marcos e BR-TRANS (2013), de Silvero Pereira em suas primeiras montagens, considerando os aspectos que as aproximam das discussões atuais sobre sexualidade e gênero. Para isso, o percurso da reflexão passa pela contextualização das obras investigadas, as formas de censura que incidiram sobre as encenações e as marcas de linguagem específicas na designação de personagens não cisgêneras e/ou não heteronormativas. As reflexões são feitas em relação aos estudos queer. Em especial, o pensamento feminista de Judith Butler em interações com aspectos da cena teatral brasileira. Isso porque a pesquisa considera a importância do teatro como uma linguagem capaz de criar e difundir formas de representar subjetividades que deem conta de levar para a cena as questões sociais latentes de cada época.