Do útero à composição corporal: a performance do ritual de iniciação como manutenção da memória do Candomblé de Angola no Abassá de Jagulenã-RJ.
Candomblé de Angola; Corpo; Performance; Ritual de Iniciação; Teatro.
A proposta desta pesquisa é analisar os atos performáticos inscritos no corpo do sujeito durante o ritual de iniciação, sendo este um meio de manutenção e transmissão da memória do Candomblé de Angola praticado no Abassá de Jagulenã. Nossa análise tem como premissa os elementos e as perspectivas que compõem a cosmovisão desta manifestação religiosa de origem centro-africana no Brasil, como conjunto de saberes e signos que conferem um caráter de espetacularidade. A análise dos atos performáticos presentes no ritual de iniciação foi pautada na pesquisa teórica em literatura especializada a respeito do ritual e suas fases, da performance, assim como na observação e vivência do ritual de iniciação praticado pelo Abassá de Jagulenã. A experiência da pesquisadora dentro das religiosidades de matrizes africanas enquanto membro da comunidade do Abassá de Jagulenã, tornou viável a pesquisa de campo, lócus da provocação de seus questionamentos quanto às alterações corporais sofridas durante o processo de iniciação. Buscando um diálogo entre o espaço do terreiro - observação e vivência da performance - e o campo acadêmico encontramos, na visão de mundo do Candomblé de Angola e na lente metodológica dos Estudos da Performance, fontes de conhecimento que compartilham os saberes das Artes Cênicas assim como em outras áreas de conhecimento. Essas lentes nos permitiram observar o trajeto entre as práticas codificadas dentro do terreiro de Candomblé de Angola e como estas se ressignificam no corpo do sujeito do ritual. Permitiram, ainda, perceber que o processo de transmissão dos saberes das religiões afro-brasileiras, pautados na oralidade e na reprodução de gestos, transforma o corpo do iniciado em um transmissor de conhecimento durante as performances rituais e artísticas. As fases do ritual de iniciação, um tipo de rito de passagem, são analisadas tendo como referência os treinamentos que ocorrem durante o período de reclusão, sua sequência e metodologia para que a transmissão da memória da cultura do Candomblé de Angola tenha no corpo do iniciado, o sujeito do ritual, seu lugar de memória.