ILUMINAÇÃO CÊNICA: AS MEMÓRIAS DO PERFIL DOCENTE, DO FAZER ARTÍSTICO AO ENSINO SUPERIOR
Iluminação Cênica, Docentes, Ensino Superior, Trajetória de Formação.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar, a partir dos registros das memórias, as trajetórias de formação das/os docentes que atuam no campo da iluminação cênica em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Considerando-se que não há em nosso país formação superior específica neste campo, propomos fazer uma cartografia da por meio da memória da formação artístico-profissional-pedagógica de cinco docentes, um representante de cada região brasileira, que desenvolvem e transmitem conhecimento em Iluminação Cênica em Universidade Públicas Brasileiras. Com isso, a pesquisa busca registrar a memória de cada docente como uma forma de compreender os diversos trajetos de formação desses docentes e, assim, também contribuir para a compreensão de como esses conhecimentos transitam e se desenvolvem no meio acadêmico, gestando um campo de transmissão, investigação e sedimentação de conhecimento nesta área.