Banca de DEFESA: MARLON JEFERSON DA SILVA SANTOS

LOCAL: reunião meet

TEATRO DE SI:

PROCESSOS CRIATIVOS DECOLONIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

Teatro de si; Decolonialidade; Cuidado de si; Educação teatral; Pedagogia decolonial; Prática como Pesquisa; Pesquisa Somático-Performativa.

Essa dissertação de mestrado destina-se ao desenvolvimento de um processo de investigação de um campo epistêmico da Educação Teatral (MAGELA, 2017, 2018, 2019, 2021) com o objetivo de  transformar a atuação enquanto educador em uma atuação decolonial, capaz de desestabilizar as estruturas coloniais de hegemonias eurocêntricas presentes em nossas escolas e em nossos currículos. Tendo a escola como lócus, a pesquisa se desenvolveu a partir da relação educador-educando, mediada pela prática artística, tendo como base as noções decoloniais em diálogo com o princípio do “cuidado de si” (FOUCAULT, 1994, 2004, 2006). Por acreditar no processo de pesquisa como prática contínua de investigação e intuição, a Abordagem Somático-Performativa (ASP) (FERNANDES, 2014, 2018, 2022) surge como desafio ao pensar em um caminho metodológico para a construção dos processos criativos decoloniais, trazendo como princípio a prática artística como eixo organizador. Apropriamos e incorporamos ao processo artístico realizado, alguns elementos da Abordagem Somático-Performativa na perspectiva da Pesquisa Somático-Performativa (PSP), pois acreditamos que a investigação ao partir do corpo vivido (soma) como meio de criação, produção e reflexão é capaz de construir um elo entre teoria e prática, tornando assim, a prática artística e o corpo em toda a sua potencialidade, elementos-eixos de toda a pesquisa.

Presidente - 1803297 - ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
Interna - 1586304 - JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
Externo à Instituição - LEONARDO AUGUSTO PAULINO
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 14:54