Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA DE PAULA RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAURA DE PAULA RESENDE
DATA : 27/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Espaço virtual (Remoto)
TÍTULO:

A COR EM CENA: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação de iluminadoras brasileiras


PALAVRAS-CHAVES:

Iluminação cênica; Teoria das cores; Sensorialidade; Visualidade; iluminadoras brasileiras.


PÁGINAS: 1
RESUMO:

A presente dissertação tem por objetivo investigar os aspectos sensoriais das cores e suas potencialidades para o campo da iluminação cênica, pensando a sensorialidade como fenômeno que acontece e se define na expansão do conceito de visualidade. Para tal investigação, a pesquisa foi separada em duas etapas que se complementam. Na primeira etapa foi realizada uma revisão bibliográfica e aprofundamento teórico acerca dos estudos sobre as cores partindo da obra de Johan Wolfgang von Goethe que resultaram nas publicações dos textos Contribuições para à óptica, O experimento como mediador entre objeto e sujeito e Doutrina das cores. O objetivo desta etapa é compreender quais foram os métodos utilizados por Goethe, os resultados obtidos de suas pesquisas e as contribuições destes estudos para diferentes abordagens sobre a teoria das cores utilizadas em pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. Desse modo, buscou-se fazer uma análise sobre como as pesquisas de Goethe se desdobram na elaboração de teorias das cores que foram, posteriormente, estruturadas por artistas atuantes dos movimentos de ruptura do final do século XIX e as vanguardas modernas do início do século XX. Como principais autores para esta análise, foram selecionados os artistas Wassily Kandinsky e Kazimir Maliévitch, devido suas contribuições para a sistematização do abstracionismo e suprematismo, movimentos que os impulsionaram a articular seus próprios estudos sobre as cores. Com base nesta análise e no cruzamento de características comuns e divergentes entre as teorias, este texto propõe uma reflexão sobre a manipulação dos conceitos de sensorialidade, percepção e sensação, associados às formas de se pensar e produzir o que nomeamos de visualidade cênica, compreendendo quais ferramentas técnicas, recursos científicos e conceitos específicos do campo da iluminação cênica podem ser utilizados nos processos de criação artística e, mais especificamente, como contribuem para o pensamento e a prática de artistas que atuam nesta área. A segunda etapa da pesquisa foi executada tendo como princípio o referencial teórico-conceitual estudado na primeira etapa. Foram realizadas entrevistas com oito iluminadoras brasileiras, que possuem formações e carreiras diversas, a fim de examinar como e de que maneira o pensamento sobre o uso das cores de forma sensorial atravessa os trabalhos e os processos criativos destas artistas. A definição de um roteiro de entrevista dialógico se fez necessário para que houvesse a condução da narrativa apresentada sobre o tema abordado. As entrevistas, assim como os demais materiais técnicos e registros, foram analisados buscando-se pensar de que modos a sensorialidade das cores se faz presente nos trabalhos das iluminadoras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1542878 - BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
Interna - 2279901 - MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
Externa à Instituição - NADIA MOROZ LUCIANI - UENP
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 09:46
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