Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PEDRO MENDES DE OLIVEIRA

DISCENTE : JOAO PEDRO MENDES DE OLIVEIRA
DATA : 02/03/2023
LOCAL: Videoconferência

O uso de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da produção musical e da engenharia de som.

Produção musical, engenharia de som, recuperação de informação musical, processamento de sinais, aprendizado de máquina.

A produção musical e a engenharia de som são importantes campos de trabalho dentro da indústria fonográfica. Tais áreas possuem uma característica de interdisciplinaridade, abordando os mais variados temas como a música, o estudo da performance, a física, o áudio, a eletrônica, a computação, a engenharia, a gestão interpessoal, dentre outros. Tal diversidade e complexidade exige dos profissionais dessas áreas uma gama de competências que devem ser construídas através de um processo de estudos amplo e bem fundamentado. Entretanto, no cenário brasileiro, o ensino sobre a produção musical e a engenharia de som são escassos e, em alguns casos, até inexistentes em um contexto de ensino superior. O profissional dessas áreas fica a mercê de construir a sua própria formação através de trocas de experiências com outros profissionais e através de cursos que, muitas vezes, podem não possuir uma boa procedência. Visando auxiliar na melhoria do processo de aprendizado em produção musical e engenharia de som no Brasil, esta pesquisa discute a implementação de um protótipo de ferramenta que auxilie um aluno destes temas na construção de seu aprendizado. Para isso serão estudados conceitos relacionados às linhas de pesquisa de recuperação de informação musical e de novas interfaces para a expressão musical. Além disso, técnicas computacionais voltadas para o processamento de sinais e para o aprendizado de máquina serão exploradas e aplicadas a problemas de produção musical e engenharia de som, visando solucioná-los. Ao fim do projeto, o protótipo será avaliado por alunos, profissionais e educadores das áreas.

Externo à Instituição - JOSÉ GUILHERME ALLEN LIMA - UFPE
Interno - 1985872 - EDIMILSON BATISTA DOS SANTOS
Presidente - 2141385 - FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
Interno - 1870884 - JOAO PEDRO HALLACK SANSAO