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Dissertações |
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JOÃO TEIXEIRA ARAUJO
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Proposta de Arquitetura para Interação do Público em Performances Digitais
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Orientador : FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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MEMBROS DA BANCA :
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DIEGO ROBERTO COLOMBO DIAS
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EDIMILSON BATISTA DOS SANTOS
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FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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TIAGO FERNANDES TAVARES
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Data: 01/02/2021
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A participação do público em espetáculos artísticos se faz presente na arte contemporânea como uma tentativa de quebra de papéis onde o público, o criador e o performer podem se misturar na criação e execução de um trabalho, visando proporcionar especificamente ao público um papel ativo e não de mero espectador. Este tipo de visão aliado ao constante avanço tecnológico acabou influenciando o surgimento de trabalhos artísticos os quais envolvem a participação do público através da utilização de aparatos tecnológicos, dando origem às chamadas performances e instalações digitais. Por envolver a utilização de diferentes algoritmos através de dispositivos móveis, computadores e sensores, as formas de interação do público nestes tipos de obras se tornaram bastante amplas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma arquitetura para descrever como cada interação é dada em uma performance ou instalação digital, do ponto de vista tecnológico. Além disto, serão apresentadas 3 obras artísticas: a performance digital "O Chaos das 5", baseada no uso de dispositivos móveis para prover a interação do público; a instalação digital "Per(sino)ficação" a qual utiliza técnicas de processamento de imagem para realizar diferentes sínteses sonoras de acordo com a imagem captada do participante; e a instalação digital "Leiamídia" a qual utiliza técnicas de machine learning e de processamento de imagem e som para prover a interação dos participantes com a máquina.
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Public participation in artistic performances is present in contemporary art as an attempt to break roles where the public, the creator and the performer can merge in the creation and execution of a work, aiming specifically to provide the public with an active and non-active role of a spectator. This type of vision coupled with constant technological advancement ended up influencing the emergence of artistic works which involve public participation through the use of technological devices, giving rise to the so-called performances and digital installations. As it involves the use of different algorithms through mobile devices, computers and sensors, the forms of public interaction in these types of works have become quite wide. In this way, this work aims to develop an architecture to describe how each interaction is given in a performance or digital installation, from a technological point of view. In addition, 3 artistic works will be presented: the digital performance "O Chaos das 5", based on the use of mobile devices to provide audience interaction; the digital installation "Per(sino)ficação" which uses image processing techniques to perform different sound syntheses according to the image captured by the participant; and the digital installation "Leiamídia" which uses machine learning and image and sound processing techniques to provide the participants interaction with the machine.
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RONALDO ALVES MARQUES JÚNIOR
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Estudo de critérios de distribuição de vacinas com doses limitadas - uma abordagem baseada em redes complexas
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Orientador : CAROLINA RIBEIRO XAVIER
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MEMBROS DA BANCA :
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RODRIGO WEBER DOS SANTOS
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CAROLINA RIBEIRO XAVIER
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RAFAEL SACHETTO OLIVEIRA
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VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
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Data: 05/03/2021
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O interesse pela dinâmica e a compreessão das características de disseminação de doenças infectocontagiosa datam de mais de dois séculos. Diversas perspectivas podem ser consideradas nesses estudos, onde há um apreço especial pela imunização. A escolha assertiva de grupos de indivíduos a serem imunizados pode impactar diretamente na dinâmica de contaminação, tanto na proteção de partes da população quanto na minimização da velocidade de contágio. Tal tarefa é importante e desafiadora em cenários de epidemias com número reduzidos de doses disponíveis, por envolver inúmeras combinações de escolhas.
O objetivo deste trabalho é propor uma melhora em uma metodologia para a escolha de indivíduos a serem imunizados baseada em algoritmo genético, que utiliza o modelo epidemiológico SIR para avaliação dos diferentes conjuntos propostos. Sua efetividade será verificada através de um estudo comparativo com critérios que utilizam de métricas de centralidade em redes e de uma escolha aleatoria de indivíduos. Os resultados obtidos por experimentos que simulam epidemias com a vacinação por cada um dos critérios serão avaliados sob as perspectivas que consideram o número de indivíduos afetados, o maior número de infectados em um mesmo instante e a taxa de contaminação estimada. Os resultados obtidos indicam que a escolha sistemática de indivíduos é uma decisão acertada para este tipo de problema e que os resultados obtidos pela metodologia de otimização são equivalentes aos resultados entregues pelas principais métricas de centralidade utilizadas em redes complexas.
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The interest in the dynamics and understanding of the characteristics of infectious diseases spread dates back more than two centuries. Several perspectives can be considered in these studies, where there is a special appreciation for immunization. The assertive choice of groups of individuals to be immunized can directly impact the dynamics of contamination, both in protecting parts of the population and in minimizing the speed of contagion. Such a task is important and challenging in epidemic scenarios with reduced number of doses available, as it involves numerous combinations of choices.
The objective of this work is to propose an improvement in a methodology for choosing individuals to be immunized based on a genetic algorithm, which uses the SIR epidemiological model to evaluate the different sets proposed. Its effectiveness will be verified through a comparative study with criteria that use metrics of centrality in networks and a random choice of individuals. The results obtained by experiments that simulate epidemics with vaccination by each of the criteria will be evaluated from the perspectives that consider the number of individuals affected, the largest number of infected at the same time and the estimated contamination rate. The results obtained indicate that the systematic choice of individuals is a correct decision for this type of problem and that the results obtained by the optimization methodology are equivalent to the results delivered by the main centrality metrics used in complex networks.
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JOSE MAURO RIBEIRO
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Caracterização e análise de redes sociais a partir de dados de telefonia móvel
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Orientador : VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
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CAROLINA RIBEIRO XAVIER
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DANIEL LUDOVICO GUIDONI
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ALEXANDRE GONÇALVES EVSUKOFF
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Data: 25/06/2021
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A comunicação humana sofreu uma drástica mudança com o surgimento de tecnologias que removeram a barreira imposta por grandes distâncias entre as pessoas. Nos dias de hoje, essa evolução permite que indivíduos se conectem de formas tão diversas, que muitos dispositivos podem combinar texto, imagem e som em mensagens que ajudam a redefinir as relações sociais. Mais ainda, nos últimos anos, novas tecnologias para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados permitiram que a informação coletada em tempo real seja utilizada para o desenvolvimento de soluções inovadoras que envolvem algoritmos e metodologias que são, ainda, foco de pesquisa em muitas áreas. Os registros de dados de chamadas ou CDRs (Call Detail Record) que surgem no contexto de grande volumes de dados disponíveis atualmente contêm uma enorme quantidade de informações e se tornaram alvos de pesquisas que utilizam ferramentas de redes complexas. Informações sobre como, quando e com quem os clientes se comunicaram em dado momento, além da localização aproximada dos mesmos constituem dados valiosos que podem ser obtidos a partir de CDRs. A partir desses dados surgiram estudos propondo modelos de redes sociais e análises de mobilidade nos últimos anos, oferecendo novas possibilidades e busca por inovações. Neste trabalho são utilizados registros telefônicos de duas regiões imediatas localizadas no estado de Minas Gerais, no Brasil: a região imediata de São João del-Rei (de porte pequeno) e a região imediata de Juiz de Fora (de porte médio). Desta forma, este trabalho tem como objetivos principais a caracterização das interações sociais a partir de registros de ligações telefônicas e a investigação da relação entre as interações sociais e os padrões de mobilidade exibidos por indivíduos em centros urbanos. A complexidade urbana analisada neste trabalho sob duas perspectivas: social e de mobilidade. A perspectiva social permite que se compreenda como se dá a interação entre pares de indivíduos, revelando aspectos importantes específicos sobre as relações humanas em contextos urbanos. Sob a perspectiva de mobilidade é possível compreender como os indivíduos interagem com o espaço urbano e o que pode auxiliar na caracterização da organização das cidades e dos indivíduos. Com a finalidade de investigar a relação entre as relações sociais e os padrões de mobilidade, os experimentos realizados tiveram como objetivo explorar o impacto de indivíduos que possuem relação social relevante nos padrões de mobilidade de outros indivíduos. Dessa forma foram realizadas análises quanto aos padrões de mobilidade a fim de medir a similaridade desses padrões entre indivíduos. A caracterização de cada rede também foi realizada para permitir uma compreensão das mesmas seguindo métricas básicas, além de estudos das características mais complexas como reciprocidade e detecção de comunidades da rede, que são atualmente métricas de alto interesse no campo de estudo de redes sociais. Dessa forma, este trabalho fornece um conjunto rico de informações no contexto de redes sociais para regiões de forma inédita.
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Human communication has undergone a drastic change with the emergence of technologies that have removed a barrier for great distances between people. These days, this evolution allows them to connect in such diverse ways that many devices can combine text, image and sound into messages that redefine social relationships. Furthermore, in recent years, new technologies for storing and processing large volumes of data allow the information collected in real time to be used for the development of innovative solutions involving algorithms and methodologies that are still the focus of research in many areas . The call data records or CDRs (Call Detail Record) that arise in the context of large volumes of available data, incorporate a huge amount of information and if the amount of data searches using complex networking tools. Information on how, when, and with whom customers communicated at any given time, plus the approximate location of the same valuable data that can be picked from CDRs. Based on data, studies have emerged proposing models of social networks and mobility analysis in recent years, offering new possibilities and a search for innovations. This work uses telephone records from two immediate regions in the state of Minas Gerais, Brazil: the immediate region of São João del-Rei (small size) and the immediate region of Juiz de Fora (medium size). Thus, this work has as main objectives the characterization of social interactions from phone calls records and an investigation of the relationship between social interactions and mobility patterns by reference in urban centers. Urban complexity analyzed in this work from two perspectives: social and mobility. A social perspective allows us to understand how an interaction between pairs of products takes place, revealing specific aspects about human relationships in urban contexts. From the perspective of mobility, it is possible to understand how owners interact with the urban space and what can help to characterize the organization of cities and individuals. With the investigation of a relationship between social relationships and mobility patterns, the experiments carried out aimed to explore the impact of disabling those who have a relevant social relationship on the mobility patterns of other guests. Thus, analyzes regarding mobility patterns were evaluated in order to measure a pattern similarity between patterns. The characterization of each network was also carried out to allow an understanding of the basic norms, in addition to studies of more complex characteristics such as reciprocity and detection of network communities, which are currently metrics of high interest in the field of study of social networks. In this way, this work integrated a rich set of information in the context of social networks for regions in an unprecedented way.
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DANIEL BUENO DOMINGUETI
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Ambiente virtual 3D para o ensino de vacinação
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Orientador : DARLINTON BARBOSA FERES CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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DARLINTON BARBOSA FERES CARVALHO
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DIEGO ROBERTO COLOMBO DIAS
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DANIEL LUIZ ALVES MADEIRA
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VALERIA CONCEICAO DE OLIVEIRA
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JOSE REMO FERREIRA BREGA
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Data: 08/07/2021
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O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 pelo Ministério da Saúde do Brasil, é responsável pela regulação sobre a sala de vacinação, o que inclui os procedimentos operacionais em relação a sua utilização. O enfermeiro é o profissional responsável pela supervisão da sala de vacinação e pelo processo de educação permanente da equipe, sendo necessário realizar capacitações periodicamente. No entanto, as capacitações geralmente não ocorrem de maneira sistematizada, sendo normalmente focadas apenas na atualização do calendário vacinal. Neste trabalho é proposto o uso de abordagens inovadoras, como mundos virtuais, jogos digitais e metodologias ativas, de modo a contribuir com um ambiente para ensino de vacinação. A pesquisa é delineada segundo a metodologia Design Science Research (DSR), contanto com a orientação de uma equipe multidisciplinar. Foi modelada e desenvolvido um ambiente virtual tridimensional, como uma aplicação desktop por meio do motor de jogo Unity, para apoiar a realização de capacitações em uma sala de vacina virtual. Também foi realizada a modelagem e implementação de um sistema para a criação e educação de cenários para a simulação. Foram executadas duas avaliações, uma com juízes especialistas para validar o artefato construído por meio do método Delphi e outra com aprendizes, para validar a usabilidade e aceitação de tecnologia por meio dos métodos System Usability Scale (SUS) e Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT2). A partir dos resultados foi possível evidenciar que a simulação proposta foi bem aceita e possui boa usabilidade de acordo com o método SUS (Score de 81,38). A análise promovida pelo UTAUT2 permitiu ainda identificar que a expectativa de desempenho foi o fator que mais influencia positivamente na intenção comportamental dos aprendizes. Destaca-se ainda que ambos os públicos que participaram das avaliações ressaltaram a relevância da simulação proposta, bem como são apontados aprimoramentos em relação à representação de alguns itens na sala virtual. Por fim, conclui-se que a simulação proposta consiste em uma alternativa viável e desejável para o ensino de vacinação.
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The National Immunization Program (PNI), created in 1973 by the Brazilian Ministry of Health, is responsible for regulating the vaccination room, including operational procedures regarding its use. The nurse is the professional responsible for supervising the vaccination room and the team's permanent education process, being necessary to carry out periodic training. However, training usually does not occur systematically, being focused mainly on updating the vaccination schedule. In this work, we propose using innovative approaches, such as virtual worlds, digital games, and active methodologies to contribute to an environment for vaccination training. The research is outlined according to the Design Science Research (DSR) methodology, with the guidance of a multidisciplinary team. A three-dimensional virtual environment was modeled and developed as a desktop application using the Unity game engine to support a virtual vaccination room training. A system for the creation and education of scenarios for the simulation was also modeled and implemented. Two evaluations were performed, one with expert judges to validate the artifact built through the Delphi method, and another with apprentices, to validate the usability and acceptance of technology through the SUS (System Usability Scale) and UTAUT2 (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology) methods. The results showed that the proposed simulation was well accepted and had good usability according to the SUS method (81.38 scores). The analysis promoted by UTAUT2 also allowed us to identify that performance expectancy was the factor that most positively influenced apprentices' behavioral intentions. It is also noteworthy that both audiences that participated in the evaluations emphasized the relevance of the proposed simulation and pointed out improvements concerning the representation of some items in the virtual room. Finally, we conclude that the proposed simulation is a viable and desirable alternative for teaching vaccination.
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BRUNO DE LIMA PALHARES
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Software como Serviço Multilocatário: Desenvolvimento, Migração e Avaliação
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Orientador : ELDER JOSE REIOLI CIRILO
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MEMBROS DA BANCA :
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DAVY DE MEDEIROS BAIA
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ELDER JOSE REIOLI CIRILO
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FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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TERESINHA MOREIRA DE MAGALHÃES
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Data: 05/08/2021
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Software como Serviço (SaaS) é uma estratégia de mercado que fornece software empresarial escalonável como um serviço na Internet. Dentre os seus principais conceitos está a multilocação, ou seja, a habilidade que clientes, organizações e consumidores possuem de compartilhar infraestrutura e bancos de dados para aproveitar as vantagens de preço e desempenho que vêm quando se economiza escala. Neste trabalho realizou-se uma revisão da literatura para fornecer uma compreensão aprofundada de pesquisas que vêm sendo realizadas e suas tecnologias no âmbito do desenvolvimento, migração e evolução de SaaS multilocatário. Investigou-se 53 de 666 artigos recuperados e como resultado observou e comparou-se as principais propostas para o desenvolvimento e migração de aplicações SaaS. O trabalho também sintetiza as principais vantagens e desvantagens das aplicações Saas.
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Software as a Service (Saas) is a market strategy to offer scalable enterprise software as an Internet service. Multi-tenancy, one of SaaS's central concepts, gives us the ability to share infrastructure and databases among clients, organizations, and consumers. In this work, we conducted a systematic literature review that aims to provide a deep understanding of the research realized involving the development, migration, and evaluation of Multi-tenant SaaS applications. We analyzed 53 (out of 666 papers), and as a result, we observed the leading development and migration techniques and approaches. We also synthesized the main advantages and disadvantages of SaaS applications.
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VITOR ELISIARIO DO CARMO
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FastCELF++: Uma heurística de baixo custo computacional para maximização da influência em redes
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Orientador : CAROLINA RIBEIRO XAVIER
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINA RIBEIRO XAVIER
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VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
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FERNANDA SUMIKA HOJO DE SOUZA
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IAGO AUGUSTO DE CARVALHO
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Data: 06/08/2021
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As redes sociais refletem os relacionamentos e interações entre indivíduos e têm desempenhado um papel muito importante na difusão de informação, em que a comunicação de ideias e compartilhamento de opiniões acontecem a todo momento. São diversos os exemplos de como as redes sociais podem afetar o comportamento dos indivíduos, tais como o marketing viral, a difusão de memes e a propagação de fake news. Essa dinâmica de difusão de informação tem motivado o estudo de diversas abordagens para identificar os principais influentes em uma rede. O problema de Maximização de Influência consiste em encontrar um subconjunto S, chamado de conjunto de sementes, de no máximo k elementos, de modo que a propagação máxima (esperada) seja alcançada por meio de um modelo de difusão, tendo S como os influenciadores iniciais em uma rede. Já foi demonstrado que o o problema de maximização de influência é um problema de otimização NP-difícil, portanto, devido à sua complexidade, é inviável encontrar o subconjunto S que garanta a difusão mais abrangente. A abordagem mais comum para este problema é a utilização de algoritmos aproximados, destacando-se o Cost-Effective Lazy Forward (CELF), cerca de 700 vezes mais rápido do que a estratégia gulosa proposta por Kemp et al., e o CELF++, que apresenta um ganho em tempo de execução entre 35 a 55% sobre o CELF. Este trabalho apresenta uma modificação dos dois algoritmos estado-da-arte supracitados, CELF e CELF++, substituindo as simulações de Monte Carlo por estimativas de difusão (metamodelos), para a seleção de conjunto de sementes. Buscou-se sintetizar e, com um foco especial, mostrar que: (1) os metamodelos podem ser usados para estimar qualitativamente a difusão de conjuntos de sementes; (2) o uso de métodos já conhecidos na literatura em conjunto com metamodelos é capaz de identificar, ordens de grandeza mais rápido, indivíduos mais influentes e, em alguns casos, até superar o resultado desses métodos em propagação.
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As redes sociais refletem os relacionamentos e interações entre indivíduos e têm desempenhado um papel muito importante na difusão de informação, em que a comunicação de ideias e compartilhamento de opiniões acontecem a todo momento. São diversos os exemplos de como as redes sociais podem afetar o comportamento dos indivíduos, tais como o marketing viral, a difusão de memes e a propagação de fake news. Essa dinâmica de difusão de informação tem motivado o estudo de diversas abordagens para identificar os principais influentes em uma rede. O problema de Maximização de Influência consiste em encontrar um subconjunto S, chamado de conjunto de sementes, de no máximo k elementos, de modo que a propagação máxima (esperada) seja alcançada por meio de um modelo de difusão, tendo S como os influenciadores iniciais em uma rede. Já foi demonstrado que o o problema de maximização de influência é um problema de otimização NP-difícil, portanto, devido à sua complexidade, é inviável encontrar o subconjunto S que garanta a difusão mais abrangente. A abordagem mais comum para este problema é a utilização de algoritmos aproximados, destacando-se o Cost-Effective Lazy Forward (CELF), cerca de 700 vezes mais rápido do que a estratégia gulosa proposta por Kemp et al., e o CELF++, que apresenta um ganho em tempo de execução entre 35 a 55% sobre o CELF. Este trabalho apresenta uma modificação dos dois algoritmos estado-da-arte supracitados, CELF e CELF++, substituindo as simulações de Monte Carlo por estimativas de difusão (metamodelos), para a seleção de conjunto de sementes. Buscou-se sintetizar e, com um foco especial, mostrar que: (1) os metamodelos podem ser usados para estimar qualitativamente a difusão de conjuntos de sementes; (2) o uso de métodos já conhecidos na literatura em conjunto com metamodelos é capaz de identificar, ordens de grandeza mais rápido, indivíduos mais influentes e, em alguns casos, até superar o resultado desses métodos em propagação.
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GLEYBERSON DA SILVA ANDRADE
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Predição de Vulnerabilidades em Sistemas de Software Configuráveis: Uma abordagem baseada em Aprendizado de Máquina
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Orientador : ELDER JOSE REIOLI CIRILO
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MEMBROS DA BANCA :
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ERICK GALANI MAZIERO
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DIEGO ROBERTO COLOMBO DIAS
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ELDER JOSE REIOLI CIRILO
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RAFAEL SERAPILHA DURELLI
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VINICIUS HUMBERTO SERAPILHA DURELLI
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Data: 27/08/2021
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Sistemas de software configuráveis oferecem uma grande variedade de benefícios, incluindo o apoio à entrega de comportamentos personalizados para necessidades específicas de clientes. Por outro lado, a complexidade resultante das opções de configuração no código-fonte eleva o esforço de evolução e manutenção dos sistemas configuráveis, culminando em uma maior inserção de erros e incidência de vulnerabilidades. Por mais que a ocorrência de erros e vulnerabilidades possa ser verificada por meio de testes manuais e automatizados, exercitar sistemas de software dinamicamente é uma tarefa cara, e que pode se tornar impraticável quando se trata de sistemas configuráveis; contexto em que o número de variantes (produtos) cresce exponencialmente conforme o número de configurações aumenta. Para contornar esse problema, heurísticas de amostragem são geralmente empregadas na seleção de subconjuntos representativos e analisáveis de variantes de um sistema configurável. Entretanto, a eficácia dessas heurísticas depende da maneira como as variantes são selecionadas e às vezes, de fortes simplificações. Neste trabalho, propomos e avaliamos uma heurística de amostragem baseada em Aprendizado de Máquina. Nossas suposições são baseadas em características intrínsecas de vulnerabilidades no código-fonte. Neste caso, foram coletadas 53 métricas referentes à complexidade de software, probabilidade de incidência de vulnerabilidade, histórico de evolução e atuação de desenvolvedores de 11 projetos escritos em C. Esses dados foram submetidos a execuções em diferentes cenários, tais como Cross-validation e Cross-project-validation, buscando reduzir o número de variantes recomendadas pela heurística LSA (Linear Sampling Algorithm). Nossos resultados demonstram que por meio de uma heurística de amostragem baseada em Aprendizado de Máquina é possível reduzir o tamanho da amostra a ser analisada, enquanto se mantém uma boa cobertura de detecção.
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Configurable software systems offer a variety of benefits, such as supporting the easy configuration of custom behaviors for distinctive needs. However, it is known that the presence of configuration options in source code complicates maintenance tasks and requires additional effort from developers when adding or editing code statements. They need to consider multiple configurations when executing tests or performing static analysis to detect vulnerabilities. Therefore, vulnerabilities have been widely reported in configurable software systems. Unfortunately, the effectiveness of vulnerability detection depends on how the multiple configurations (i.e., samples sets) are selected. In this work, we tackle the challenge of generating more adequate system configuration samples by considering the intrinsic characteristics of security vulnerabilities. We propose a new sampling heuristic based on Machine Learning for recommending the subset of configurations that should be analyzed individually. We collected 53 metrics of 11 projects written in C referring to software complexity, probability of vulnerability incidence, evolution history, and developer's contribution. These data were subjected to execution in different scenarios, such as Cross-validation and Cross-project-validation, attempting to reduce the number of variants recommended by the LSA (Linear Sampling Algorithm) heuristic. Our results show that we can achieve high vulnerability-detection effectiveness with a smaller sample size.
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CARLOS MAGNO GERALDO BARBOSA
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SARA: um framework para análise de redes sociais online
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Orientador : VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
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CAROLINA RIBEIRO XAVIER
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ELDER JOSE REIOLI CIRILO
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VICTOR STRÖELE DE ANDRADE MENEZES
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Data: 10/12/2021
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Redes sociais online, como WhatsApp, Twitter e Facebook são utilizados diariamente por milhares de pessoas como meio de entretenimento, comunicação, acesso à informação e reivindicações. Neste ambiente, qualquer pessoa tem o poder de gerar e propagar notícias, resultando em novas oportunidades e dilemas, como a epidemia de desinformação. Dentro desse ecossistema, bots e estratégias como \textit{Reflexive Control} (RC) podem ser utilizadas por diferentes agentes com o intuito de confundir, manipular e distorcer a opinião pública sobre assuntos de seu interesse. Portanto, abordagens que permitam auxiliar na caracterização deste ambiente com foco no usuário tornam-se essenciais. Com este intuito apresentamos a SARA (Automated System with Complex Networks and Analytics), uma abordagem que permite a caracterização de eventos em larga escala centrada nos usuários em redes sociais online, em especial no Twitter. Combinando redes complexas, mineração de texto, aprendizado de máquina com uma abordagem de comunidades a SARA, permite a identificação de contas automatizadas (bots), mapeamento de visões antagônicas sobre determinado assunto, extração de tópicos de interesse, identificação de padrões de propagação de informação e interação dos usuários de maneira semi-automatizada. No presente trabalho também é apresentando a sua aplicação na análise de três assuntos reais no Brasil, foram analisados cerca de 3 milhões de tweets sobre STF, ansiedade e vacinação.
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Mostrar Abstract
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Online social networks, such as WhatsApp, Twitter and Facebook are used daily by thousands of people as a means of entertainment, communication, access to information and claims. In this environment, anyone has the power to generate and propagate news, resulting in new opportunities and dilemmas, such as the misinformation epidemic. Within this ecosystem, bots and strategies like Reflexive Control (RC) can be used by different agents in order to confuse, manipulate and distort public opinion on matters of interest. Therefore, approaches that help to characterize this environment with a focus on the user become essential. To this end, we present SARA (Automated System with Complex Networks and Analytics), an approach that allows the characterization of large-scale events centered on users in online social networks, especially on Twitter. Combining complex networks, text mining, machine learning with an communities approach to SARA, allows the identification of automated accounts (bots), mapping of antagonistic views on a given subject, extraction of topics of interest, identification of propagation patterns information and user interaction in a semi-automated way. The present work also presents its application in the analysis of three real issues in Brazil. About 3 million tweets about STF, anxiety and vaccination were analyzed.
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ROMULO AUGUSTO VIEIRA COSTA
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Sunflower: uma proposta de padronização para ambientes de Internet das Coisas Musicais.
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Orientador : FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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DANIEL LUDOVICO GUIDONI
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MARCELO SOARES PIMENTA
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FILIPE CARLOS DE ALBUQUERQUE CALEGARIO
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Data: 13/12/2021
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Mostrar Resumo
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A Internet das Coisas Musicais é uma área do saber posicionada entre a Internet das Coisas, novas interfaces para expressão musical, música ubíqua, inteligência artificial, arte participatória e interação humano-computador. Ela se propõe a melhorar a relação entre musicistas e seus pares, bem como a de musicistas e membros da audiência, favorecendo concertos, produções em estúdio e o aprendizado de música. Apesar de emergente, este campo já se depara com alguns desafios, como aqueles sociais, econômicos e ambientais que são decorrentes da inserção de um novo tipo de tecnologia na sociedade, além das instigações causadas nas práticas artísticas e pedagógicas. De um ponto de vista computacional, as adversidades recaem sobre a falta de privacidade e segurança, e principalmente, na falta de padronização e interoperabilidade entre os seus dispositivos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta o design do ambiente Sunflower, destacando sua estrutura dividida em camadas e modo de funcionamento análogo à arquitetura Pipes-and-Filters, além dos protocolos e características sonoras que podem contribuir para solucionar os problemas mais recorrentes a esta área. Para validação técnica, testes foram realizados em localhost, conexão cabeada de par trançado e conexão sem fio via Wi-Fi. Ao fim de tudo, é realizada uma análise comparativa com outros três modelos já existentes, de modo a tirar conclusões sobre quais comportamentos e protocolos são recorrentes nesta área, além de indicar particularidades que podem ajudar desenvolvedores a criarem seus próprios cenários.
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Mostrar Abstract
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The Internet of Musical Things is an area of knowledge positioned between the Internet of Things, new interfaces for musical expression, ubiquitous music, artificial intelligence, participatory art, and human-computer interaction. It aims to improve the relationship between musicians and their peers, as well as that of musicians and audience members, favoring concerts, studio productions, and music learning. Although emerging, this field is already facing some challenges, such as social, economic, and environmental ones that result from the insertion of a new type of technology in society, in addition to the instigations caused by artistic and pedagogical practices. From a computational point of view, the adversities fall on the lack of privacy and security, and mainly, on the lack of standardization and interoperability between its devices. Therefore, this thesis presents the design of the Sunflower environment, highlighting its structure divided into layers and operating mode similar to the Pipes-and-Filters architecture, in addition to the protocols and sound characteristics that can contribute to solving the most recurrent problems in this area. For technical validation, tests were performed on localhost, wired twisted pair connection, and wireless connection via Wi-Fi. Finally, a comparative analysis is performed with three other existing models, in order to draw conclusions about which behaviors and protocols are recurrent in this area, besides indicating particularities that can help developers to create their scenarios.
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IGOR OLIVEIRA LARA
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APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO LPWAN LORA EM UMA REDE IOT DE LONGA DISTÂNCIA.
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Orientador : DANIEL LUDOVICO GUIDONI
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MEMBROS DA BANCA :
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FELIPE DOMINGOS DA CUNHA
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DANIEL LUDOVICO GUIDONI
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FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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Data: 16/12/2021
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Mostrar Resumo
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A Internet é uma rede de computadores que interconecta centenas de milhões de dispositivos em todo o mundo. Não muito tempo atrás, esses dispositivos eram principalmente computadores desktop, estações de trabalho Linux e os chamados servidores que armazenam e transmitem informações, mas hoje em dia, cada vez mais sistemas finais de Internet modernos, como TVs, consoles de jogos, telefones celulares, webcams, automóveis, dispositivos de detecção ambiental, quadros e sistemas elétricos e de segurança internos fazem parte da rede. Seguindo essa mudança que está ocorrendo na Internet (e também nas redes privadas de computadores), o termo “Internet das Coisas” (IoT – Internet of Things) está se tornando cada vez mais difundido. Este trabalho tem como objetivo implementar um protótipo funcional para Internet das Coisas utilizando Arduino e a tecnologia de comunicação LoRaWAN. Análises foram realizadas em ambiente indoor e outdoor.
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Mostrar Abstract
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The Internet is a network of computers that interconnect hundreds of millions of devices around the world. Not too long ago, these devices were mainly desktop computers, Linux workstations and so-called servers that store and transmit information, but nowadays, more and more modern Internet end systems like TVs, game consoles, cell phones, webcams, automobiles, environmental detection devices, frames and internal electrical and security systems are all part of the network. Following this shift that is taking place on the Internet (and also on private computer networks), the term “Internet of Things” (IoT – Internet of Things) is becoming more and more pervasive. This work aims to implement a working prototype for the Internet of Things using Arduino and LoRaWAN communication technology. Analyzes were carried out indoors and outdoors.
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ROGERS RICARDO DE AVELAR CARVALHO
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Redes Bayesianas aplicadas à Base de Conhecimento de um Sistema de Aprendizado Sem-Fim
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Orientador : EDIMILSON BATISTA DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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DIEGO ROBERTO COLOMBO DIAS
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EDIMILSON BATISTA DOS SANTOS
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LÚCIA HELENA DE MAGALHÃES
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Data: 17/12/2021
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O primeiro sistema de aprendizado sem fim descrito na literatura é chamado NELL (Never-Ending Language Learning). O objetivo principal do sistema NELL é aprender a ler a web, cada dia melhor, para armazenar o conhecimento adquirido em uma base de conhecimento crescente e sem fim. Para ajudar o sistema NELL nesta tarefa de aprendizagem, neste projeto, é proposta a aplicação de redes Bayesianas para realizar inferências na base de conhecimento do NELL, bem como para identificar novas relações semânticas que possam ser inseridas na base de conhecimento. Um conjunto de dados foi construído a partir de informações das relações semânticas existentes na base de conhecimento do sistema NELL. Os resultados apresentados mostram que as redes Bayesianas induzidas pelos algoritmos de aprendizado DMBC e K2 podem representar relações existentes e sugerir novas relações para estender a ontologia inicial do NELL. As inferências realizadas também indicam que as redes bayesianas induzidas por ambos algoritmos são capazes de descobrir novas informações para serem inseridas na base de conhecimento do NELL.
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The first never-ending learning system described in the literature is called NELL (Never-Ending Language Learning). The main objective of the NELL system is to learn to read the web, getting better each day, in order to store the acquired knowledge in a growing and never-ending knowledge base. To help the NELL system in this learning task, this project proposes the application of Bayesian networks to make inferences in the NELL knowledge base, as well as to identify new semantic relations that can be inserted in the knowledge base. A dataset was built from information on the semantic relations existing in the knowledge base of the NELL system. The results found show that Bayesian networks induced by the DMBC and K2 learning algorithms can represent existing relationships and suggest new relationships to extend the initial ontology of NELL. The inferences made also indicate that the Bayesian networks induced by both algorithms are capable of discovering new information to be inserted in the NELL knowledge base.
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