Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR FERREIRA ALMEIDA MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTOR FERREIRA ALMEIDA MOTA
DATA : 26/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: GoogleMeet (meet.google.com/msk-pwfo-xss)
TÍTULO:

Otimização de modelo de predição de sinal celular utilizando Inteligência Artificial - Estudo da apl


PALAVRAS-CHAVES:

Simulação de cobertura, Modelo de propagação de sinal, Telecomunicações, Geoprocessamento, Inteligência Artificial


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo modelo de predição de cobertura celular embasado em modelos teóricos (Espaço Livre) e empíricos (Okumuta-Hata), porém com o diferencial de aplicar conceitos de propagação de sinal através do geoprocessamento de dados combinando o uso de diferentes mapas como relevo (SRTM), mapa de visibilidade, densidade populacional e também utilizar coletas de sinal medido em campo para uso na calibração e otimização do modelo através de algoritmos de inteligência computacional.

O ambiente de teste e visualização dos mapas gerados foi o QGIS, ferramenta \textit{open source} de geoprocessamento de dados, e após validação dos estudos foi desenvolvido um código em linguagem de programação Python, para replicação da fórmula do novo modelo proposto. O cenário de estudo neste trabalho, foi na aplicação do modelo para simular a cobertura de uma rede 5G (NR) na frequência de 3.5 GHz de propagação de sinal.

Os resultados obtidos sugerem que o novo modelo teve uma melhor precisão do sinal predito, possuindo uma maior correlação com o sinal medido quando comparado com os resultados do modelo Okumura-Hata, e após calibração com algoritmo genético pretende-se melhorar ainda mais a correlação, buscando uma acurácia em torno de 80% em relação ao sinal medido em campo. Este modelo pode ser utilizado para auxiliar na tomada de decisões em relação ao planejamento de redes no setor de telecomunicações, como 5G (NR), 4G (LTE), NB-IoT, LoRa e etc.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1587083 - MARCONI DE ARRUDA PEREIRA
Interno - 1803365 - VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
Interna - 1777390 - CAROLINA RIBEIRO XAVIER
Externo ao Programa - 2000268 - MARCOS TOMIO KAKITANI
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 13:20
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05