Ambiente virtual 3D para o ensino de vacinação
Mundo virtual, simulação, sala de vacina, imunização, ensino, capacitação, Unity, SUS, UTAUT.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 pelo Ministério da Saúde do Brasil, é responsável pela regulação sobre a sala de vacinação, o que inclui os procedimentos operacionais em relação a sua utilização. O enfermeiro é o profissional responsável pela supervisão da sala de vacinação e pelo processo de educação permanente da equipe, sendo necessário realizar capacitações periodicamente. No entanto, as capacitações geralmente não ocorrem de maneira sistematizada, sendo normalmente focadas apenas na atualização do calendário vacinal. Neste trabalho é proposto o uso de abordagens inovadoras, como mundos virtuais, jogos digitais e metodologias ativas, de modo a contribuir com um ambiente para ensino de vacinação. A pesquisa é delineada segundo a metodologia Design Science Research (DSR), contanto com a orientação de uma equipe multidisciplinar. Foi modelada e desenvolvido um ambiente virtual tridimensional, como uma aplicação desktop por meio do motor de jogo Unity, para apoiar a realização de capacitações em uma sala de vacina virtual. Também foi realizada a modelagem e implementação de um sistema para a criação e educação de cenários para a simulação. Foram executadas duas avaliações, uma com juízes especialistas para validar o artefato construído por meio do método Delphi e outra com aprendizes, para validar a usabilidade e aceitação de tecnologia por meio dos métodos System Usability Scale (SUS) e Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT2). A partir dos resultados foi possível evidenciar que a simulação proposta foi bem aceita e possui boa usabilidade de acordo com o método SUS (Score de 81,38). A análise promovida pelo UTAUT2 permitiu ainda identificar que a expectativa de desempenho foi o fator que mais influencia positivamente na intenção comportamental dos aprendizes. Destaca-se ainda que ambos os públicos que participaram das avaliações ressaltaram a relevância da simulação proposta, bem como são apontados aprimoramentos em relação à representação de alguns itens na sala virtual. Por fim, conclui-se que a simulação proposta consiste em uma alternativa viável e desejável para o ensino de vacinação.