Estudo de caso sobre a gestão da inovação em uma empresa brasileira do setor logístico
Inovação. Setor Logístico. Gestão da inovação. Programas de inovação. Melhoria continua. Octógono de Inovação.
No setor logístico, o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem rentáveis no mercado. Além da atualização em relação às normas, regulamentações bem como outras questões conjunturais, principalmente, é necessário inovar para atender melhor os clientes e se manter competitivo e, muita dessa competitividade recai sobre a gestão que deve ser voltada para inovação. O estímulo à geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de gestão de inovação de uma empresa que atua no setor logístico brasileiro, apresentando este perfil considerando fundamentos teóricos pertinentes para análise, assim como uma reflexão sobre as práticas empresariais. Fundamentada no Octógono da Inovação, propõe-se uma análise que busca apresentar o perfil de gestão da inovação da empresa estudada. Espera-se também promover uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação como um processo contínuo de aprimoramento nas empresas.