Banca de DEFESA: DANIELE GUIMARAES DINIZ

DISCENTE : DANIELE GUIMARAES DINIZ
DATA : 03/10/2022
LOCAL: on line, via google meet

Avaliação de desempenho individual e de serviços com ênfase no excellence gap dentro de organizações weberianas

Full Glass; gestão do desempenho; gestão de pessoas no militarismo brasileiro; inovação de processos no setor público.

Diante do cenário de mudanças significativas que permeiam o mercado de trabalho, é notável a importância estratégica dos processos de gestão de pessoas em prol da eficácia organizacional. A gestão do desempenho está inserida na etapa de aplicar pessoas em cargos e funções adequados mediante a análise de requisitos e de competências essenciais à prestação de serviços de excelência. Como medida complementar, a avaliação de desempenho permite a mensuração do trabalho empenhado e se torna preponderante na elevação do moral dos colaboradores ao funcionar como um aliciente intangível. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho se fundamentou em desenvolver e detalhar uma nova perspectiva de avaliação de desempenho que buscou ressaltar os principais pontos fortes e amenizar os pontos fracos observados nos métodos de mensuração utilizados, principalmente, em estruturas organizacionais hierarquizadas, representadas, em sua maioria, pelo setor público. O aperfeiçoamento do processo de avaliação objetivou reduzir o foco quantitativo e depreciativo dos métodos tradicionais, baseando-se no desempenho ideal esperado, traçado pelos próprios usuários dos serviços. Corroborando para a consecução do escopo central, procurou-se evidenciar, dentre os objetivos específicos, a importância da gestão de pessoas e da gestão de desempenho. E, também, analisar as técnicas de avaliação utilizadas em organizações tradicionais do governo. A abordagem de mensuração proposta, focada no excellence gap, foi modelada e traduzida em um software web, hospedado em um servidor online, intitulado como Full Glass. A referida ferramenta, além de simplicidade, pretendeu fornecer importantes subsídios aos avaliados e aos avaliadores, permitindo autocrítica de ambos dentro do processo avaliativo. O referido programa foi validado em uma parcela amostral de uma organização militar brasileira, instituição do setor público que representa, em sua essência, o desenho tradicional Weberiano, com o propósito de melhorar o processo gerencial de avaliação de pessoas e de serviços prestados. Foi utilizado o método de pesquisa exploratória, com ênfase no preenchimento de lacunas, e a pesquisa-ação por meio dos métodos de observação participante e de grupos focais durante o uso da ferramenta proposta. Com este estudo, foi possível demonstrar a possibilidade de coexistência pacífica entre estruturas organizacionais tradicionais e modelos de inovação de processos que possuem elevado potencial de incrementar a eficiência e a efetividade na prestação dos serviços fornecidos pelo governo.

Presidente - 1601005 - ANDERSON OLIVEIRA LATINI
Externo à Instituição - MARCELO DE MIRANDA COELHO - EPCAR
Externo à Instituição - IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO - UFAL
Externo à Instituição - ANDRE CARDOSO MOURA - EPCAR