Estudo de caso sobre a gestão da inovação em uma empresa brasileira do setor logístico
Inovação. Setor Logístico. Gestão da inovação. Programas de inovação. Melhoria continua. Octógono de Inovação.
No setor logístico, o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem competitivas no mercado. O estímulo a geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, esta pesquisa propõe elaborar proposições, recomendações ou encaminhamentos para melhorias do programa de inovação de uma empresa referência do setor logístico brasileiro e da gestão deste. Fundamentada no Octógono da Inovação, foi realizada uma análise que apresentou o perfil de gestão da inovação da empresa estudada. Através de pesquisa documental, bibliográfica e participação efetiva em um programa inovativo, promoveu-se uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação. A presente pesquisa possibilitou entender que a inovação, passando por uma gestão inovadora, se compreendida e praticada em todas as suas vertentes, gera valor tanto para empresa que aumenta seu poder de competitividade, quanto para o cliente com mais atrativos para estes. Os resultados apontaram que de forma geral, as práticas voltadas para a gestão da inovação na empresa já atendem à maioria dos requisitos e são estruturadas. Contudo, embora o tema inovação esteja em processo avançado na empresa, existem pontos de melhoria no desenvolvimento tanto da gestão quanto da execução de projetos inovativos.