Banca de DEFESA: DANIELE DE SANTANA

DISCENTE : DANIELE DE SANTANA
DATA : 22/11/2022
LOCAL: google meet

VITRINE TECNOLÓGICA: ESTRUTURAÇÃO E IMPORTÂNCIA NA APROXIMAÇÃO UNIVERSIDADE/EMPRESA

Inovação; vitrine tecnológica; desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, interação U-E.

A sociedade atual vive em constante mudança em decorrência da globalização e da grande competitividade. Devido a este fato, a inovação tecnológica assume uma posição de destaque. As Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) podem ser consideradas como fundamentais no processo da inovação tecnológica, uma vez que um número significativo de inovações surge a partir delas. Tão importante como produzir novas tecnologias a divulgação e propagação desses conhecimentos são necessários. A Vitrine Tecnológica (VT) é responsável por divulgar as tecnologias desenvolvidas pelas instituições de forma simples, com baixo custo e grande alcance. Contribui para a aproximação universidade-empresa-sociedade e, em última instância, para a transferência de tecnologia (TT) desenvolvida nas ICTs para o setor produtivo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o papel da VT das instituições públicas que figuraram entre as primeiras colocações no Ranking de Depositantes Residentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no período de 2017 a 2019. Trata-se de uma análise qualitativa dos modelos de VT dessas instituições, assim como da possível correlação entre a forma de divulgação das tecnologias com um aumento da TT. Para isso, as VTs de cada instituição selecionada foram acessadas via web, analisadas e comparadas segundo parâmetros como usabilidade, acessibilidade, interação, utilidade do conteúdo e adequação das informações, observou-se que há uma grande diversidade de modelos utilizados. Título, Nome dos Inventores e Descrição da Tecnologia são os itens que mais aparecem nas informações sobre as tecnologias, e a informação sobre o Nível de Maturidade poderia estar presente em todas as VTs. Além disso, foi aplicado um questionário semiestruturado por meio do Google Forms, em 27 ICTs selecionadas e recebido 15 respostas (55%) de ICTs que possuem tradição nos processos de inovação tecnológica e com grande atuação no país. Com base nas respostas dos questionários constatou-se que 80% dos entrevistados possuem VT, suas VTs existem em média há seis anos, sua força de trabalho é composta por 75% de TAEs, que a principal barreira na implantação da VT é a limitação do corpo técnico, reportado por 75% dos entrevistados. O público que mais procurou a ICT através da VT foi de empresários e startups (63,6%). Verificou-se também que através da VT é possível gerar royalties para a ICT. A VT permite criar oportunidades iguais entre as ICTs para se tornarem conhecidas, no entanto necessita de uma padronização. Foi feito também uma proposta para a reformulação da VT da UFSJ com base na análise realizada.

Presidente - 2059999 - MARIANA CAMPOS DA PAZ LOPES GALDINO
Interno - 1367304 - ALEXSANDRO SOBREIRA GALDINO
Interno - 1675931 - PAULO AFONSO GRANJEIRO
Externo à Instituição - DALTON CHAVES VILELA JUNIOR - UFAM