Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO MARCIO LARA

DISCENTE : PAULO MARCIO LARA
DATA : 21/06/2023
LOCAL: Universidade Federal de São João del Rei

DIAGNÓSTICO DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA DO ARTESANATO EM ESTANHO DE SÃO JOÃO DEL REI- MG

Indicação Geográfica; Indicação de Procedência; Artesanato em Estanho; São João del Rei

A indicação geográfica é um instituto legal para proteção de produtos e ou serviços que apresentam qualidades diferenciadas resultantes do meio geográfico originário e têm o potencial de gerar muitos benefícios, incentivando o desenvolvimento local. O artesanato em estanho de São João del Rei é reconhecido como expressão da identidade e cultura da cidade. Esta pesquisa busca analisar as percepções dos artesãos sobre os resultados do registro da primeira indicação de Procedência de São João del Rei, nos dez anos após o registro da IG 201010 - São João del Rei para peças artesanais em estanho, a fim de compreender o impacto desta IG para o Município de São João del Rei. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, de forma aplicada, aplicando-se a estratégia de estudo de caso, tendo como unidade de estudo da pesquisa a Associação dos Artesãos de Peças em Estanho de São João del Rei - AAPE e as empresas que podem utilizar do selo da Indicação de Procedência (IP).  A coleta de dados realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e questionários, para se conhecer a percepção dos artesãos de peças em estanho sobre os benefícios e falhas na utilização do Selo de Indicação de Procedência. Espera-se com este projeto, gerar um Diagnóstico dos benefícios e falhas percebidos pelos empresários contemplados com o registro do Selo de Indicação de Procedências IG201010 – São João del Rei - Peças artesanais em estanho.

Presidente - 1885667 - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
Interno - 1211816 - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
Externo à Instituição - NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
Externo à Instituição - JOAO ROBERTO MARQUES LOBO