Banca de DEFESA: JANE INÁCIO DE ANDRADE

LOCAL: Universidade Federal de São João del Rei

ANÁLISE PATENTÁRIA DOS DISPOSITIVOS PARA MECANIZAÇÃO DA COLHEITA DO CAFÉ

Café; Colheita; Patentes; Tecnologia; Inovação

O café é uma das culturas mais importantes do agronegócio no Brasil, sendo a colheita uma etapa crucial do processo produtivo. Este estudo teve como objetivo examinar as tecnologias associadas à mecanização da colheita do café no país. A pesquisa analisou bases de dados de patentes para identificar as invenções e os depositantes nessa área, além de estudar a evolução temporal do setor. O Brasil, sendo o maior produtor, exportador e o segundo maior consumidor de café no mundo, desempenha um papel significativo no mercado global, o que torna esta pesquisa relevante. A metodologia se deu por pesquisa quantitativa, análise documental em bases de dados de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a base internacional Orbit Intelligence utilizando palavras-chave e o código IPC (Internacional Patents Classification).Tanto a nível nacional como internacional, os resultados mostraram que o Brasil é um país prioritário para os pedidos de patentes neste segmento, sendo que as empresas de máquinas agrícolas brasileiras se destacam. Entretanto, as instituições de ensino e pesquisa tiveram baixa participação e houve poucos registros de programas de computador relacionados à colheita do café. O setor apresenta crescimento desde os anos 2000, provavelmente devido à expansão da indústria e elaboração de políticas públicas que favorecem o ambiente de inovação. Esta pesquisa gera subsídios para organizações de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de máquinas agrícolas, seja no desenvolvimento de novas tecnologias, na identificação de parceiros comerciais ou para a transferência de tecnologia.

Presidente - 1885667 - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
Interno - 1211816 - FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
Externa à Instituição - NUBIA MOURA RIQUEIRO
Externo à Instituição - LUIZ DE GONZAGA FERREIRA JÚNIOR