ANÁLISE DAS DIMENSÕES DE UM MODELO TEÓRICO DE UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: ESTUDO DE CASO DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Universidade empreendedora, empreendedorismo acadêmico, indicadores de empreendedorismo.
Diante dos atuais cenários socioeconômicos, as universidades desempenham um importante papel na identificação e exploração de oportunidades que não foram visualizadas anteriormente. Nesse sentido, o termo Universidade Empreendedora (UE) abre a discussão sobre uma terceira missão para as universidades, além do ensino e da pesquisa, trabalhar o desenvolvimento econômico e social simultaneamente. Assim, nos últimos anos, em nível acadêmico, os estudos sobre Universidade Empreendedora representaram uma área de grande oportunidade de pesquisa para trazer exemplos de boas práticas, estratégias, soluções e recomendações para a universidade, autoridades e decisores políticos. No entanto, pouco se sabe sobre como as Universidades adotam e adaptam o conceito/modelo para se tornarem mais empreendedoras e ainda há preocupações em relação à uma abordagem de “tamanho único”. Dessa forma, esta pesquisa visou analisar as dimensões/indicadores estabelecidos em um modelo teórico no contexto de uma universidade pública do interior do Brasil. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de caso. Os dados coletados foram tabulados e compilados em categorias como cultura empreendedora, infraestrutura, inovação, extensão, internacionalização e capital financeiro. Os resultados mostraram que a Universidade estudada possui um corpo docente e discente proativo e que contribui para o crescimento de projetos com impacto dentro e fora da Universidade, porém, ainda é preciso aprimorar a cultura empreendedora de toda sua comunidade universitária bem como desenvolver seu ensino empreendedor. Também foram encontradas significativas atividades empreendedoras em andamento, no entanto, identificou-se a necessidade de estruturação dos ambientes formais de apoio ao empreendedorismo, bem como de sua política de inovação e de internacionalização que são recentes e ainda não estão consolidadas. Conclui-se que esses dados discriminados, proporcionará clareza aos gestores para identificar potenciais áreas de desenvolvimento do empreendedorismo acadêmico e contribuirá para melhorar a compreensão das implicações teóricas e empíricas de uma Universidade Empreendedora.