Banca de DEFESA: FLAVIA CRISTINE MIRANDA MILAGRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA CRISTINE MIRANDA MILAGRES
DATA : 17/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

APRENDIZAGEM DESENVOLVIDA COLETIVAMENTE ENFRENTANDO O DESAFIO DE APERFEIÇOAR UMA BALANÇA VIRTUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave:  Ensino de Álgebra. Recursos para ensino de Equações. Teoria da Atividade. Aprendizagem expansiva 


PÁGINAS: 41
RESUMO:

A álgebra constitui parte essencial no ensino de Matemática tanto no nível Fundamental quanto no Médio. No entanto, verifica-se uma certa dificuldade, tanto no ensino quanto na aprendizagem. Assim torna-se um desafio, considerando que o ensino deste conteúdo exige a adoção de metodologias que contribuam para a efetiva construção do conhecimento. Sob esta ótica, um grupo de trabalho de pesquisa, formado por professores e pesquisadores, tem por finalidade estudar e experimentar metodologias para o ensino de ciências e matemática visando adquirir aprimoramento de seu trabalho. E, como objetivo desta pesquisa, propõe-se descrever e analisar parte da aprendizagem do grupo na exploração das possibilidades de uma balança virtual. Utilizar-se-á a Teoria da Aprendizagem para melhor descrever as ações do grupo de pesquisadores e processo de aprendizagem vivenciado pelo próprio grupo. O conceito de aprendizagem expansiva, inerente à versão da Teoria da Aprendizagem aqui adotada auxiliará na análise das conquistas desse grupo no processo de planejamento até então assumido pelos integrantes, os quais aguardam, neste tempo de pandemia ocasionada pela COVID-19, o retorno e normalização das aulas presenciais em escolas de ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que, diante da necessidade de se encontrar a melhor maneira para ensinar equações, eram necessárias a análise das possibilidades oferecidas pela balança virtual e a busca por uma solução para a representação de equações envolvendo os negativos. Esse movimento contribuiu para uma expansão do conhecimento, expressa pelo aprimoramento da metodologia e a melhoria na balança. O trabalho com a balança ainda não findou, tendo em vista que a pandemia do Covid-19 exigiu a paralisação de aulas presenciais (e assim a experimentação com os alunos em sala de aula), bem como limitou as reuniões a encontros virtuais pelo grupo de pesquisa. Nesse sentido, ainda se deve continuar com os estudos, uma vez que soluções propostas para a representação de equações com inserção dos números negativos ainda não são consensuais no grupo. . Além disso, ainda resta que toda essa experiência formulada seja aplicada em sala de aula, o que irá gerar ainda outros desdobramentos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DEODATO - UFOP
Presidente - 1544402 - EDUARDO SARQUIS SOARES
Interna - 1314840 - MARIANA GARABINI CORNELISSEN HOYOS
Notícia cadastrada em: 08/12/2021 21:09
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