UFSJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São João del-Rei, 27 de Abril de 2024

fernanda maria policarpo tonelli

CCO - CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Bacharela em Bioquímica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Mestra e Doutora em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tendo realizado também Residência Pós-Doutoral em Biologia Celular nesta mesma instituição. Seus trabalhos resultaram em 9 pedidos de patente e 2 pedidos de certificado de adição (3 destes já apreciados e com carta patente concedida). Atualmente é docente na UFSJ-CCO (Adjunto A, nível I) ministrando aulas para os cursos de graduação em Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina. Atua ainda junto ao corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec- CCO). Coordenadora da LAstro - Liga Acadêmica de Astrobiologia da UFSJ. Membro da OWSD (Organization for Women in Science for the Developing World). Foi co-fundadora do Bioquímica Brasil (https://bioquimicabrasil.com/sobre/), membro da primeira diretoria e atualmente é membro do conselho. Foi membro da diretoria da ONG Instituto Nanocell, atuou como membro do corpo editorial do jornal de divulgação científica online desta ONG, e co-fundou a Startup Nanocell (selecionada para programas de aceleração como Biostartup Lab, Lemonade e Inovativa Brasil). Segue atuando na divulgação de ciência e tecnologia através do jornal online "À Luz da Ciência" (ISSN 2965-5935). É co-fundadora da spin-off Aquatec - Soluções em Tratamento de Contaminantes em Água (I.S.). Interessa-se por temas como gênero e ciência, direitos humanos na contemporaneidade, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, fitoquímica e ensaios biomonitorados na prospecção de aleloquímicos, nanomateriais e suas aplicações, transgenia para fins biotecnológicos e astrobiologia. É uma das ganhadoras do Prêmio Para Mulheres na Ciência 2017 (L'Oréal/ABC/UNESCO) e figura na lista Under30 Brasil 2018 (Forbes).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
2013 - 2016 - Doutorado em Bioquímica e Imunologia (Conceito CAPES 7).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO TRANSGÊNICA: ESTRATÉGIAS DE ENTREGA DE GENES A CÉLULAS DO PEIXE VISANDO EXPRESSÃO TRANSIENTE OU ESTÁVEL.

2012 - 2013
Mestrado em Bioquímica e Imunologia (Conceito CAPES 7).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Internalização nuclear de DNA exógeno pelas células-tronco espermatogoniais de Oreochromis niloticus,Ano de Obtenção: 2013.

2021
Graduação em andamento em Direito.
Faculdade Pitágoras Divinópolis, FAP-DIVINÓPOLIS, Brasil.

2017 - 2020
Graduação em Ciências Contábeis.
Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio Ribeirão Preto, Brasil.
Título: Ética profissional do contador e as consequências da inobservância de seus princípios.

2008 - 2011
Graduação em Bioquímica.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Desenvolvimento de metodologia de detecção de atividade alelopática pelo modelo de bioautografia.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Fitoquímica e ensaios biomonitorados na prospecção de aleloquímicos, nanomateriais e suas aplicações, transgenia para fins biotecnológicos, gênero e ciência, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e biodireito.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0507679642298410

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO
Bacharela em Bioquímica
UFSJ-CCO
- MESTRADO
Mestra em Bioquímica
UFMG
- DOUTORADO
Doutora em Bioquímica
UFMG
- PÓS-DOUTORADO
Residente Pós-doutoral
UFMG

Contatos

Endereço profissional
Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Bloco D - Bairro Chanadour - Divinópolis, MG - CEP.: 35.501-296
Sala
308.3
Endereço eletrônico
ftonelli@ufsj.edu.br

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04 v4.2.9_s.234