2022, Francisco Ângelo Coutinho, Gabriel Menezes Viana, Geisieli Rita de Oliveira , Morre Bruno Latour, o Antropólogo dos Modernos, ISSN:
2022, Francisco Ângelo Coutinho, Kristianne Lina Figueiredo, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Welington Dias, Raí Leonardo de Jesus Santos , As ontologias de um jardim. Contribuições para a educação em Humanidades Científicas no Antropoceno, ISSN: 26746727
2022, SOUZA, LUDMILA OLANDIM DE, COUTINHO, FRANCISCO ÂNGELO, Gabriel Menezes Viana, REIS, DÉBORA D?ÁVILA , A aprendizagem enquanto afetação do corpo: primeiras aproximações ao estudo de práticas de divulgação científica para o público infantil, ISSN: 1980850X
2021, Bruno Venancio de Oliveira, Gabriel Menezes Viana , Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação., ISSN: 25954520
2021, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes , Uma proposta de ensino sobre-com o som para os conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental: uma aprendizagem enquanto um corpo afetado., ISSN: 2179426X
2020, Bruno Venancio de Oliveira, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva , Seguindo o rastro do tempo: um estudo ator-rede de performances de práticas de ensino de licenciandos em ciências biológicas., ISSN: 25258923
2020, LOBO, SAMUEL ITXAI SILVA, Gabriel Menezes Viana , ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA COM O JOGO -GALÁPAGOS- PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ISSN: 15188795
2017, Ana Elisa de Siqueira Santos, Gabriel Menezes Viana , Em busca de aliados: a divulgação científica pelas lentes da Teoria Ator-Rede, ISSN: 19830890
2016, Gabriel Menezes Viana, Priscila Correia Fernandes , Seguindo a prática como componente curricular no curso de Ciências Biológicas da UFSJ., ISSN: 19821867
2016, Priscila Correia Fernandes, Gabriel Menezes Viana, Giovana Scareli , O espaço sempre inacabado de tornar-se professor: a construção do meio., ISSN: 01043293
2016, Bruno Venâncio de Oliveira, Raísa Mileib Santos Oliveira, Gabriel Menezes Viana , Concepções sobre a Prática como Componente Curricular nas Atas dos Enpecs (2003-2013), ISSN: 19821867
2016, Vinícius da Fontoura Sperandei, Gabriel Menezes Viana , Análise de imagens de vertebrados em livros didáticos de Ciências., ISSN: 19821867
2016, Raísa Mileib Santos Oliveira, Bruno Venâncio de Oliveira, Gabriel Menezes Viana , Identificando interpretações sobre a prática como componente curricular em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: Que saberes são estes?, ISSN: 19821867
2015, Gabriel Menezes Viana, MUNFORD, DANUSA, FERREIRA, MÁRCIA SERRA, FERNANDES, PRISCILA CORREIA , Relações teoria-prática na formação de professores de Ciências: um estudo das interações discursivas no interior de uma disciplina acadêmica, ISSN: 10682341
2012, Gabriel Menezes Viana, Danusa Munford, Márcia Serra Ferreira, LUCIANA MORO , Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas., ISSN: 19826621
2012, Gabriel Menezes Viana, MUNFORD, DANUSA, FERREIRA, MÁRCIA SERRA, MORO, LUCIANA , Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas, ISSN: 01024698
2012, Aline Regina da Cruz, Carolina Koh, Gabriel Menezes Viana, Santer Alvares de Matos , Levantamento dos conhecimentos prévios de alunos do ensino fundamental sobre nutrição humana, ISSN: 19821867
2011, Francisco Ângelo Coutinho, Rogério Parentoni Martins, Gabriel Menezes Viana , A árvore da vida, ISSN: 01018515
2009, Gabriel Menezes Viana , Formação de professores para a Educação Básica: dez anos da LDB, ISSN: 01024698
2008, Gabriel Menezes Viana , Formação de Professores: Pesquisas, Representações e Poder: Diniz-pereira, Júlio E., Formação De Professores: Pesquisas, Representações E Poder. 2 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006., ISSN: 15169537
Capítulos de Livros (5)
2022, Esboços para Pesquisas em Educação em Humanidades Científicas no Antropoceno, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Francisco Ângelo Coutinho, Kristianne Lina Figueiredo, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
2022, Seguindo os rastros da Covid-19 na literatura científica: o que nos indicam as palavras-chave?, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo, Francisco Ângelo Coutinho
2022, Estudos ator-rede na interface com a arte: em busca de Terra, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Lígia Danielle Azevedo Lacerda, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Gabriel Menezes Viana
2021, Uma proposta da teoria ator-rede sobre o conceito de morte no episódio San Junipero da série Black Mirror., (Bio)Grafias nós e entrenós na educação em Ciências e Biologia., Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Gabriel Menezes Viana
2020, Produção de Ouvidos: Uma proposta de sequência didática para o ensino sobre Sons nos conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental II., Sequências didáticas: Propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas volume 2., Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes
Livros (6)
2023, Big Science e a Natureza da Ciência, Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo, Francisco Ângelo Coutinho
2022, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Francisco Ângelo Coutinho, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Luiz Gustavo Franco Silveira, Gabriel Menezes Viana
2020, Relações Teoria-Prática na Formação de Professores de Ciências e Biologia, Gabriel Menezes Viana, Danusa Munford
2020, Relações Teoria-Prática na Formação de Professores de Ciências e Biologia, Gabriel Menezes Viana, Danusa Munford
2020, Sequências didáticas: Propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas volume 2., Francisco Ângelo Coutinho, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Gabriel Menezes Viana
2019, Teoria Ator-Rede e Educação, Francisco Ângelo Coutinho, Gabriel Menezes Viana
Participações em Bancas de Cursos (32)
2023, Qualificação de Mestrado Uma proposta de jogo didático para o ensino da teoria da seleção natural., Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Heslley Machado Silva, Felipe Sales de Oliveira, Gabriel Menezes Viana
2022, Qualificação de Mestrado MAPEANDO PROCESSOS FORMATIVOS DE LICENCIANDOS EM EDUCACAO FISICA: UM ESTUDO ATOR-REDE EM DOIS PROGRAMAS DE FOMENTO A FORMACAO DE PROFESSORES (PIBID E RP), MARIANA PINHEIRO DA COSTA
2022, Qualificação de Mestrado Mapeando processos formativos de licenciandos em Educação Física: um estudo ator-rede em dois programas de fomento a formação de professores (PIBID e RP), Gabriel Menezes Viana, Diego de Sousa Mendes, Scheila Espíndola Antunes
2022, Qualificação de Mestrado Os professores de educacao fisica no interior de mg e as afetacoes do ensino remoto emergencial: um estudo a partir da TAR, TALES FIDÉLIS FALQUE VIEIRA
2022, Dissertação de Mestrado Trajetórias e estratégias escolares de estudantes e egressos protestantes da UFSJ, membros das camadas populares., Gabriel Menezes Viana, Écio Antônio Portes, Wânia Maria Guimarães Lacerda, Marlice de Oliveira e Nogueira
2022, Dissertação de Mestrado TRAJETORIAS E ESTRATEGIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES E EGRESSOS PROTESTANTES DA UFSJ, MEMBROS DAS CAMADAS POPULARES, RAIANE JÉSSICA DA CRUZ
2022, Monografia de Graduação Os professores de Educação Física no interior de MG e as afetações do Ensino Remoto Emergencial: Um estudo a patir da TAR, Diego de Sousa Mendes, Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leite, Gabriel Menezes Viana
2022, Dissertação de Mestrado "O PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS DA UFSJ: UM ESTUDO ATOR-REDE A PARTIR DOS RELATOS DOS RESIDENTES "., ISAIAS LEONEL FERREIRA SOARES
2022, Dissertação de Mestrado O Programa Residência Pedagógica no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSJ: um estudo ator-rede a partir dos relatos dos residentes., Gabriel Menezes Viana, Lynn Rosalina Gama Alves, Márcio Roberto de Lima, Alessandro Damásio Trani Gomes
2022, Qualificação de Doutorado Divulgação Científica em Plataformas Digitais: Possíveis afetações para o Ensino de Ciências., Lynn Rosalina Gama Alves, Rosiléia Oliveira de Almeida, Gabriel Menezes Viana, Rafael Moreira Siqueira, Carlos Frederico de Brito D'Andrea
2021, Dissertação de Mestrado Mídia-Educação (física) nas tramas da pandemia da Covid-19: um estudo das performances dos estudantes no ensino remoto., Diego de Sousa Mendes, Márcio Roberto de Lima, Gilson Cruz Junior, Gabriel Menezes Viana
2021, Tese Doutorado Os modos de participação e as aprendizagens vivenciadas por crianças em um projeto de divulgação científica pelas lentes da teoria ator-rede, Débora d Ávila Reis, Francisco Ângelo Coutinho, Gabriel Menezes Viana, Luciana Hoffert Castro Cruz, Maria Cristina Soares Gouvêa, Luana Pereira Leite
2021, Monografia de Graduação Seguindo uma oficina temática construída no programa Residência Pedagógica (PRP), Francisco Ângelo Coutinho, Roberta Guimarães Corrêa, Gabriel Menezes Viana, Stefannie de Sá Ibraim
2021, Monografia de Graduação Contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour para o campo da Educação Física., Diego de Sousa Mendes, Gabriel Menezes Viana, Cristiane Rezende Silva
2021, Dissertação de Mestrado Círculos Formativos: uma proposta crítico-emancipadora na formação de professores., Bruna Sola da Silva Ramos, Marília Gabriela de Menezes Guedes, Gabriel Menezes Viana
2021, Dissertação de Mestrado CIRCULOS FORMATIVOS: UMA PROPOSTA CRITICO-EMANCIPADORA NA FORMACAO DE PROFESSORES, JANICE ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SILVEIRA
2021, Qualificação de Doutorado Modos de participação e de aprendizagens vivenciadas nas práticas de divulgação científica desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Universidade das crianças da Universidade Federal de Minas Gerais, Débora d Ávila, Francisco Ângelo Coutinho, Luana Pereira Leite, Gabriel Menezes Viana, Maria Cristina Soares Gouvêa
2021, Qualificação de Mestrado Efeitos do uso do Instagram nos letramentos digitais de estudantes de ciencias do ensino fundamental
, MONIQUE GOMES TEIXEIRA
2021, Qualificação de Mestrado “Trajetorias e estrategias escolares de jovens protestantes que ingressaram na ufsj, membros de familias das novas classes trabalhadoras.”, RAIANE JÉSSICA DA CRUZ
2021, Qualificação de Mestrado Trajetórias e estratégias escolares de jovens protestantes que ingressaram na UFSJ, membros de famílias das novas classes trabalhadoras., Gabriel Menezes Viana, Écio Antônio Portes, Wânia Maria Guimarães Lacerda, Marlice de Oliveira e Nogueira
2021, Qualificação de Mestrado O ensino da Educacao Fisica escolar no periodo do ensino remoto emergencial: uma analise a partir das performances emergente., KHALMEL GABRIEL LIMA DE OLIVEIRA
2021, Qualificação de Mestrado O ensino da Educação Física escolar no período do ensino remoto emergencial: uma análise a partir das performances emergente., Diego de Sousa Mendes, Márcio Roberto de Lima, Rogério Santos Pereira, Gabriel Menezes Viana
2021, Qualificação de Mestrado A PERFORMANCE DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA NO CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS DA UFSJ: UM ESTUDO ATOR-REDE, ISAIAS LEONEL FERREIRA SOARES
2021, Qualificação de Mestrado A performance do Programa Residência Pedagógica no Curso de Ciências Biológicas da UFSJ: um estudo Ator-Rede., Gabriel Menezes Viana, Lynn Rosalina Gama Alves, Márcio Roberto de Lima, Alessandro Damásio Trani Gomes
2020, Dissertação de Mestrado A abordagem integrada da termorregulação no ensino de Biologia na Educação Básica, Cândido Celso Coimbra, Gabriel Menezes Viana, Maristela de Oliveira Poletini
2020, Qualificação de Mestrado Círculo de Ciências: Um encontro entre a concepção problematizadora de Paulo Freire e o Ensino de Ciências por Investigação., Bruna Sola da Silva Ramos, Marília Gabriela de Menezes Guedes, Gabriel Menezes Viana
2020, Qualificação de Mestrado CIRCULO DE CIENCIAS: UM ENCONTRO ENTRE A CONCEPCAO PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE CIENCIAS POR INVESTIGACAO, JANICE ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SILVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado INICIANDO UMA VIDA EM LABORATORIO: UM ESTUDO ATOR-REDE DA AFETACAO DO CORPO NAS PRATICAS CIENTIFICAS, SAMUEL ITXAI SILVA LOBO
2020, Dissertação de Mestrado Iniciando uma vida em laboratório: um estudo ator-rede da afetação do corpo nas práticas científicas, Gabriel Menezes Viana, Francisco Ângelo Coutinho, Luiz Gustavo Franco Silveira, Maria Emanuela Esteves dos Santos, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Márcio Roberto de Lima
2019, Dissertação de Mestrado A TRAJETORIA DE TRES ESTUDANTES DAS CAMADAS POPULARES PARTICIPANTES DO PROGRAMA CIENCIA SEM FRONTEIRAS: O CASO DO IF SUDESTE MG - CAMPUS BARBACENA, JHONATHAS ARMOND ASSIS RAMOS
2019, Dissertação de Mestrado O RASTREAR DA REFLEXAO NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA: UM ESTUDO ATOR-REDE NOS RELATOS DE LICENCIANDOS NO ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO., LARISSA DE KÁSSIA SIMÕES
2019, Dissertação de Mestrado PERFORMANCE DA PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA, BRUNO VENANCIO DE OLIVEIRA
Orientações de Pós-Graduação (13)
Mestrado, BRUNO VENANCIO DE OLIVEIRA, 03/2017
- ,
Concluída em 04/2019
Mestrado, LARISSA DE KÁSSIA SIMÕES, 03/2017
- ,
Concluída em 11/2019
Mestrado, LARISSA DE KÁSSIA SIMÕES, 03/2017
- ,
Concluída em 11/2019
Mestrado, BRUNO VENANCIO DE OLIVEIRA, 03/2017
- ,
Concluída em 04/2019
Mestrado, MARIANA PINHEIRO DA COSTA, 02/2020
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, Rodolfo Dias de Araujo, 01/2021
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, Rodolfo Dias de Araujo, 01/2021
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, MARIANA PINHEIRO DA COSTA, 02/2020
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, JUCELIA DO PATROCINIO SILVERIO, 01/2021
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, JUCELIA DO PATROCINIO SILVERIO, 01/2021
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, Raiane Jéssica da Cruz, 03/2021
- 08/2022
,
Concluída em
Mestrado, SAMUEL ITXAI SILVA LOBO, 03/2020
- 11/2020
,
Concluída em