UFSJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São João del-Rei, 05 de Maio de 2024

gabriel menezes viana

FQB - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Produção Intelectual

Artigos (20)

  • 2022, Francisco Ângelo Coutinho, Gabriel Menezes Viana, Geisieli Rita de Oliveira , Morre Bruno Latour, o Antropólogo dos Modernos, ISSN:
  • 2022, Francisco Ângelo Coutinho, Kristianne Lina Figueiredo, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Welington Dias, Raí Leonardo de Jesus Santos , As ontologias de um jardim. Contribuições para a educação em Humanidades Científicas no Antropoceno, ISSN: 26746727
  • 2022, SOUZA, LUDMILA OLANDIM DE, COUTINHO, FRANCISCO ÂNGELO, Gabriel Menezes Viana, REIS, DÉBORA D?ÁVILA , A aprendizagem enquanto afetação do corpo: primeiras aproximações ao estudo de práticas de divulgação científica para o público infantil, ISSN: 1980850X
  • 2021, Bruno Venancio de Oliveira, Gabriel Menezes Viana , Saberes da formação profissional: um estudo ator-rede quanto à performance da prática de professores em formação., ISSN: 25954520
  • 2021, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes , Uma proposta de ensino sobre-com o som para os conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental: uma aprendizagem enquanto um corpo afetado., ISSN: 2179426X
  • 2020, Bruno Venancio de Oliveira, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva , Seguindo o rastro do tempo: um estudo ator-rede de performances de práticas de ensino de licenciandos em ciências biológicas., ISSN: 25258923
  • 2020, LOBO, SAMUEL ITXAI SILVA, Gabriel Menezes Viana , ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA COM O JOGO -GALÁPAGOS- PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ISSN: 15188795
  • 2017, Ana Elisa de Siqueira Santos, Gabriel Menezes Viana , Em busca de aliados: a divulgação científica pelas lentes da Teoria Ator-Rede, ISSN: 19830890
  • 2016, Gabriel Menezes Viana, Priscila Correia Fernandes , Seguindo a prática como componente curricular no curso de Ciências Biológicas da UFSJ., ISSN: 19821867
  • 2016, Priscila Correia Fernandes, Gabriel Menezes Viana, Giovana Scareli , O espaço sempre inacabado de tornar-se professor: a construção do meio., ISSN: 01043293
  • 2016, Bruno Venâncio de Oliveira, Raísa Mileib Santos Oliveira, Gabriel Menezes Viana , Concepções sobre a Prática como Componente Curricular nas Atas dos Enpecs (2003-2013), ISSN: 19821867
  • 2016, Vinícius da Fontoura Sperandei, Gabriel Menezes Viana , Análise de imagens de vertebrados em livros didáticos de Ciências., ISSN: 19821867
  • 2016, Raísa Mileib Santos Oliveira, Bruno Venâncio de Oliveira, Gabriel Menezes Viana , Identificando interpretações sobre a prática como componente curricular em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: Que saberes são estes?, ISSN: 19821867
  • 2015, Gabriel Menezes Viana, MUNFORD, DANUSA, FERREIRA, MÁRCIA SERRA, FERNANDES, PRISCILA CORREIA , Relações teoria-prática na formação de professores de Ciências: um estudo das interações discursivas no interior de uma disciplina acadêmica, ISSN: 10682341
  • 2012, Gabriel Menezes Viana, Danusa Munford, Márcia Serra Ferreira, LUCIANA MORO , Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas., ISSN: 19826621
  • 2012, Gabriel Menezes Viana, MUNFORD, DANUSA, FERREIRA, MÁRCIA SERRA, MORO, LUCIANA , Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas, ISSN: 01024698
  • 2012, Aline Regina da Cruz, Carolina Koh, Gabriel Menezes Viana, Santer Alvares de Matos , Levantamento dos conhecimentos prévios de alunos do ensino fundamental sobre nutrição humana, ISSN: 19821867
  • 2011, Francisco Ângelo Coutinho, Rogério Parentoni Martins, Gabriel Menezes Viana , A árvore da vida, ISSN: 01018515
  • 2009, Gabriel Menezes Viana , Formação de professores para a Educação Básica: dez anos da LDB, ISSN: 01024698
  • 2008, Gabriel Menezes Viana , Formação de Professores: Pesquisas, Representações e Poder: Diniz-pereira, Júlio E., Formação De Professores: Pesquisas, Representações E Poder. 2 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006., ISSN: 15169537

Capítulos de Livros (5)

  • 2022, Esboços para Pesquisas em Educação em Humanidades Científicas no Antropoceno, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Francisco Ângelo Coutinho, Kristianne Lina Figueiredo, Gabriel Menezes Viana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
  • 2022, Seguindo os rastros da Covid-19 na literatura científica: o que nos indicam as palavras-chave?, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo, Francisco Ângelo Coutinho
  • 2022, Estudos ator-rede na interface com a arte: em busca de Terra, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Lígia Danielle Azevedo Lacerda, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Gabriel Menezes Viana
  • 2021, Uma proposta da teoria ator-rede sobre o conceito de morte no episódio San Junipero da série Black Mirror., (Bio)Grafias nós e entrenós na educação em Ciências e Biologia., Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Gabriel Menezes Viana
  • 2020, Produção de Ouvidos: Uma proposta de sequência didática para o ensino sobre Sons nos conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental II., Sequências didáticas: Propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas volume 2., Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Alessandro Damásio Trani Gomes

Livros (6)

  • 2023, Big Science e a Natureza da Ciência, Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo, Francisco Ângelo Coutinho
  • 2022, Tendências de Pesquisas Para a Educação em Ciências, Francisco Ângelo Coutinho, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Luiz Gustavo Franco Silveira, Gabriel Menezes Viana
  • 2020, Relações Teoria-Prática na Formação de Professores de Ciências e Biologia, Gabriel Menezes Viana, Danusa Munford
  • 2020, Relações Teoria-Prática na Formação de Professores de Ciências e Biologia, Gabriel Menezes Viana, Danusa Munford
  • 2020, Sequências didáticas: Propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas volume 2., Francisco Ângelo Coutinho, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Gabriel Menezes Viana
  • 2019, Teoria Ator-Rede e Educação, Francisco Ângelo Coutinho, Gabriel Menezes Viana

Participações em Bancas de Cursos (32)

  • 2023, Qualificação de Mestrado Uma proposta de jogo didático para o ensino da teoria da seleção natural., Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Heslley Machado Silva, Felipe Sales de Oliveira, Gabriel Menezes Viana
  • 2022, Qualificação de Mestrado MAPEANDO PROCESSOS FORMATIVOS DE LICENCIANDOS EM EDUCACAO FISICA: UM ESTUDO ATOR-REDE EM DOIS PROGRAMAS DE FOMENTO A FORMACAO DE PROFESSORES (PIBID E RP), MARIANA PINHEIRO DA COSTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Mapeando processos formativos de licenciandos em Educação Física: um estudo ator-rede em dois programas de fomento a formação de professores (PIBID e RP), Gabriel Menezes Viana, Diego de Sousa Mendes, Scheila Espíndola Antunes
  • 2022, Qualificação de Mestrado Os professores de educacao fisica no interior de mg e as afetacoes do ensino remoto emergencial: um estudo a partir da TAR, TALES FIDÉLIS FALQUE VIEIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado Trajetórias e estratégias escolares de estudantes e egressos protestantes da UFSJ, membros das camadas populares., Gabriel Menezes Viana, Écio Antônio Portes, Wânia Maria Guimarães Lacerda, Marlice de Oliveira e Nogueira
  • 2022, Dissertação de Mestrado TRAJETORIAS E ESTRATEGIAS ESCOLARES DE ESTUDANTES E EGRESSOS PROTESTANTES DA UFSJ, MEMBROS DAS CAMADAS POPULARES, RAIANE JÉSSICA DA CRUZ
  • 2022, Monografia de Graduação Os professores de Educação Física no interior de MG e as afetações do Ensino Remoto Emergencial: Um estudo a patir da TAR, Diego de Sousa Mendes, Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leite, Gabriel Menezes Viana
  • 2022, Dissertação de Mestrado "O PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS DA UFSJ: UM ESTUDO ATOR-REDE A PARTIR DOS RELATOS DOS RESIDENTES "., ISAIAS LEONEL FERREIRA SOARES
  • 2022, Dissertação de Mestrado O Programa Residência Pedagógica no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSJ: um estudo ator-rede a partir dos relatos dos residentes., Gabriel Menezes Viana, Lynn Rosalina Gama Alves, Márcio Roberto de Lima, Alessandro Damásio Trani Gomes
  • 2022, Qualificação de Doutorado Divulgação Científica em Plataformas Digitais: Possíveis afetações para o Ensino de Ciências., Lynn Rosalina Gama Alves, Rosiléia Oliveira de Almeida, Gabriel Menezes Viana, Rafael Moreira Siqueira, Carlos Frederico de Brito D'Andrea
  • 2021, Dissertação de Mestrado Mídia-Educação (física) nas tramas da pandemia da Covid-19: um estudo das performances dos estudantes no ensino remoto., Diego de Sousa Mendes, Márcio Roberto de Lima, Gilson Cruz Junior, Gabriel Menezes Viana
  • 2021, Tese Doutorado Os modos de participação e as aprendizagens vivenciadas por crianças em um projeto de divulgação científica pelas lentes da teoria ator-rede, Débora d Ávila Reis, Francisco Ângelo Coutinho, Gabriel Menezes Viana, Luciana Hoffert Castro Cruz, Maria Cristina Soares Gouvêa, Luana Pereira Leite
  • 2021, Monografia de Graduação Seguindo uma oficina temática construída no programa Residência Pedagógica (PRP), Francisco Ângelo Coutinho, Roberta Guimarães Corrêa, Gabriel Menezes Viana, Stefannie de Sá Ibraim
  • 2021, Monografia de Graduação Contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour para o campo da Educação Física., Diego de Sousa Mendes, Gabriel Menezes Viana, Cristiane Rezende Silva
  • 2021, Dissertação de Mestrado Círculos Formativos: uma proposta crítico-emancipadora na formação de professores., Bruna Sola da Silva Ramos, Marília Gabriela de Menezes Guedes, Gabriel Menezes Viana
  • 2021, Dissertação de Mestrado CIRCULOS FORMATIVOS: UMA PROPOSTA CRITICO-EMANCIPADORA NA FORMACAO DE PROFESSORES, JANICE ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SILVEIRA
  • 2021, Qualificação de Doutorado Modos de participação e de aprendizagens vivenciadas nas práticas de divulgação científica desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Universidade das crianças da Universidade Federal de Minas Gerais, Débora d Ávila, Francisco Ângelo Coutinho, Luana Pereira Leite, Gabriel Menezes Viana, Maria Cristina Soares Gouvêa
  • 2021, Qualificação de Mestrado Efeitos do uso do Instagram nos letramentos digitais de estudantes de ciencias do ensino fundamental , MONIQUE GOMES TEIXEIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado “Trajetorias e estrategias escolares de jovens protestantes que ingressaram na ufsj, membros de familias das novas classes trabalhadoras.”, RAIANE JÉSSICA DA CRUZ
  • 2021, Qualificação de Mestrado Trajetórias e estratégias escolares de jovens protestantes que ingressaram na UFSJ, membros de famílias das novas classes trabalhadoras., Gabriel Menezes Viana, Écio Antônio Portes, Wânia Maria Guimarães Lacerda, Marlice de Oliveira e Nogueira
  • 2021, Qualificação de Mestrado O ensino da Educacao Fisica escolar no periodo do ensino remoto emergencial: uma analise a partir das performances emergente., KHALMEL GABRIEL LIMA DE OLIVEIRA
  • 2021, Qualificação de Mestrado O ensino da Educação Física escolar no período do ensino remoto emergencial: uma análise a partir das performances emergente., Diego de Sousa Mendes, Márcio Roberto de Lima, Rogério Santos Pereira, Gabriel Menezes Viana
  • 2021, Qualificação de Mestrado A PERFORMANCE DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA NO CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS DA UFSJ: UM ESTUDO ATOR-REDE, ISAIAS LEONEL FERREIRA SOARES
  • 2021, Qualificação de Mestrado A performance do Programa Residência Pedagógica no Curso de Ciências Biológicas da UFSJ: um estudo Ator-Rede., Gabriel Menezes Viana, Lynn Rosalina Gama Alves, Márcio Roberto de Lima, Alessandro Damásio Trani Gomes
  • 2020, Dissertação de Mestrado A abordagem integrada da termorregulação no ensino de Biologia na Educação Básica, Cândido Celso Coimbra, Gabriel Menezes Viana, Maristela de Oliveira Poletini
  • 2020, Qualificação de Mestrado Círculo de Ciências: Um encontro entre a concepção problematizadora de Paulo Freire e o Ensino de Ciências por Investigação., Bruna Sola da Silva Ramos, Marília Gabriela de Menezes Guedes, Gabriel Menezes Viana
  • 2020, Qualificação de Mestrado CIRCULO DE CIENCIAS: UM ENCONTRO ENTRE A CONCEPCAO PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE CIENCIAS POR INVESTIGACAO, JANICE ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SILVEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado INICIANDO UMA VIDA EM LABORATORIO: UM ESTUDO ATOR-REDE DA AFETACAO DO CORPO NAS PRATICAS CIENTIFICAS, SAMUEL ITXAI SILVA LOBO
  • 2020, Dissertação de Mestrado Iniciando uma vida em laboratório: um estudo ator-rede da afetação do corpo nas práticas científicas, Gabriel Menezes Viana, Francisco Ângelo Coutinho, Luiz Gustavo Franco Silveira, Maria Emanuela Esteves dos Santos, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Márcio Roberto de Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado A TRAJETORIA DE TRES ESTUDANTES DAS CAMADAS POPULARES PARTICIPANTES DO PROGRAMA CIENCIA SEM FRONTEIRAS: O CASO DO IF SUDESTE MG - CAMPUS BARBACENA, JHONATHAS ARMOND ASSIS RAMOS
  • 2019, Dissertação de Mestrado O RASTREAR DA REFLEXAO NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA: UM ESTUDO ATOR-REDE NOS RELATOS DE LICENCIANDOS NO ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO., LARISSA DE KÁSSIA SIMÕES
  • 2019, Dissertação de Mestrado PERFORMANCE DA PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA, BRUNO VENANCIO DE OLIVEIRA

Orientações de Pós-Graduação (13)

  • Mestrado, BRUNO VENANCIO DE OLIVEIRA, 03/2017 - , Concluída em 04/2019
  • Mestrado, LARISSA DE KÁSSIA SIMÕES, 03/2017 - , Concluída em 11/2019
  • Mestrado, LARISSA DE KÁSSIA SIMÕES, 03/2017 - , Concluída em 11/2019
  • Mestrado, BRUNO VENANCIO DE OLIVEIRA, 03/2017 - , Concluída em 04/2019
  • Mestrado, MARIANA PINHEIRO DA COSTA, 02/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Rodolfo Dias de Araujo, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Rodolfo Dias de Araujo, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIANA PINHEIRO DA COSTA, 02/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JUCELIA DO PATROCINIO SILVERIO, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JUCELIA DO PATROCINIO SILVERIO, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, Raiane Jéssica da Cruz, 03/2021 - 08/2022 , Concluída em
  • Mestrado, SAMUEL ITXAI SILVA LOBO, 03/2020 - 11/2020 , Concluída em
  • Mestrado, ISAIAS LEONEL FERREIRA SOARES, 03/2020 - 03/2022 , Concluída em

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06 v4.2.9_s.235