|
Dissertações |
|
1
|
-
Alice Vieira de Souza
-
HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FONTES PARA A TRANSCRIAÇÃO DRAMATÚRGICA
-
Orientador : ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
HELENIARA AMORIM MOURA
-
MARIA FILOMENA VILELA CHIARADIA
-
Data: 25/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta dissertação foi transformar histórias de vida de pedagogas em textos dramatúrgicos. Para isso, utilizou-se o conceito de história oral como base para a criação dessas dramaturgias. Foram entrevistadas três pedagogas de escolas de educação infantil em Belo Horizonte, com foco em suas memórias de infância, tanto no ambiente da casa quanto da escola. O estudo buscou explorar a memória e a imaginação, analisando como as esferas pública e privada influenciaram suas recordações. Para a transcriação das entrevistas em cenas, levou-se em consideração as subjetividades da pesquisadora e dramaturga, que associou suas próprias vivências às experiências das entrevistadas, criando um diálogo íntimo entre suas memórias e as delas. Como resultado, as entrevistas foram transcriadas em pequenas cenas, adquirindo um viés ficcional ao ganharem contornos poéticos e imaginativos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to investigate the performativity of oral life stories, using interviews as a basis for creating dramaturgies. The research will be conducted through interviews with three early childhood educators from different schools in Belo Horizonte, focusing on the childhood memories of these teachers, both at home and at school. The study aims to explore memory and imagination, analyzing how the public and private spheres influence their memories. The proposal includes the elaboration of three oral life story interviews, with the objective of transcribing these accounts for the theater, offering a new poetic and imaginative perspective. The final result will be the creation of three dramaturgical texts in different genres: a dramatic text, structured in dialogues; an epic text, of a narrative nature; and a post-dramatic text, based on a script of actions.
|
|
2
|
-
Ellis Regina Albuquerque de Souza
-
Abigail apresenta: a experiência teatral de uma pedagoga da educação básica nas ondas do rádio.
-
Orientador : CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
MARCELO GIANINI
-
Data: 27/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado apresenta a trajetória de uma professora artista e como isso colabora para a criação da personagem Abigail e seu experimento cênico, a Rádio Iraci FM. Nesses caminhos, o jogo teatral, o improviso, o clown, a linguagem radiofônica de Walter Benjamin e demais conceitos contribuem de forma fundamental na construção da dramaturgia cênica do experimento cênico apresentado dentro da sala de aula, para os meus estudantes da educação básica da rede pública de ensino. O objetivo é articular práticas artísticas e pedagógicas, explorando a interseção entre o fazer teatral e as habilidades propostas pelo eixo Teatro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A pesquisa investiga como as narrativas radiofônicas, enquanto forma de comunicação e criação coletiva, podem contribuir para o desenvolvimento de competências artísticas, críticas e sociais dos estudantes, ampliando o acesso à cultura e fomentando novas possibilidades de expressão. O questionamento permeia em como a trajetória e a atuação da professora-artista de teatro podem promover a integração entre as práticas pedagógicas da linguagem teatral, desenvolvidas em sala de aula e previstas no eixo Teatro da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental II, e potencializar a experiência teatral? A pesquisa tem uma natureza qualitativa e adota a metodologia da pesquisa bibliográfica, acompanhada da análise e sistematização do experimento cênico. Os resultados indicam que a utilização desse experimento como ferramenta pedagógica e artística favoreceu o acesso dos estudantes à apreciação do teatro, proporcionou uma melhor compreensão da linguagem teatral, estimulou a criação colaborativa e fortaleceu habilidades como a oralidade, a escuta ativa e a expressão cênica. Por fim, a pesquisa reafirma o papel transformador do teatro no contexto escolar, evidenciando a potência das práticas artísticas na formação estética, ética e cidadã dos estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
This master's dissertation presents the trajectory of a teacher-artist and how her experience contributed to the creation of the character Abigail and her stage experiment, Rádio Iraci FM. Throughout this journey, elements such as theatrical games, improvisation, clowning, Walter Benjamin's radio language, and other essential concepts play a fundamental role in the construction of the dramaturgy of the stage experiment, carried out in the classroom for students in basic education in the public school system. The main objective is to articulate artistic and pedagogical practices, exploring the intersection between theatrical practice and the skills proposed by the Theater axis of the BNCC (National Common Curricular Base). The research investigates how radio narratives, as a form of communication and collective creation, can contribute to the development of students' artistic, critical, and social skills, expanding access to culture and promoting new possibilities of expression. The central question of the research is how the trajectory and performance of the theater teacher-artist can integrate the pedagogical practices of theatrical language, addressed in the classroom and foreseen in the Theater axis of the BNCC for the final years of Elementary School II, and, at the same time, enhance the theatrical experience of the students. The research is qualitative in nature and adopts the bibliographic methodology, combined with the analysis and systematization of the scenic experiment. The results indicate that the use of this experiment as a pedagogical and artistic tool favored the access of the students to the appreciation of theater, promoted a deeper understanding of the theatrical language, stimulated collaborative creation and strengthened skills such as orality, active listening and scenic expression. Finally, the research reaffirms the transformative role of theater in the school context, evidencing the power of artistic practices in the aesthetic, ethical and civic formation of the students.
|
|
3
|
-
Anna Cariny Dias de Amorim
-
FIOS DE KANDA: UMA COSTURA ENTRE-MUNDOS COM O TERNO DE MOÇAMBIQUE – DIVINÓPOLIS.
-
Orientador : HELENIARA AMORIM MOURA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
HELENIARA AMORIM MOURA
-
MARIA CAROLINA DE ANDRADE FREITAS
-
Data: 27/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação é tecida junto aos modos de vida do Terno de Moçambique do bairro Interlagos, em Divinópolis, Minas Gerais, com foco na Festa de Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Este estudo cartografa as práticas performáticas e filosóficas da comunidade. Com isso, examina como as experiências coletivas e os rituais religiosos são transmitidos por narrativas, performances e materialidades, que contribuem na produção de uma filosofia própria do Reinado, sendo ela plural e relacional. A pesquisa adota o olhar biografemático como dispositivo, alinhando-se à encruzilhada — ou cruzo — como método. Esse método cria um entre-lugar e, ao mesmo tempo, em que se posiciona no meio, onde ocorrem os encontros em um ritmo do corpo e do tempo em performance espiralar. Nesse contexto, o Reinado, enquanto um sistema complexo de resistências, memórias e espiritualidades, sustenta modos de vida, fortalece a coesão comunitária entre-mundos e opera como gesto político de reconstituição histórica e social dos afrodescendentes do Centro-Oeste mineiro. Defende-se que esse sistema, sustentado pelas afrografias da memória, tece e reforça uma comunidade de saberes e práticas, permitindo sua existência e resistência no presente, ao desafiar, estrategicamente, as formas de dominação que se armam com a tirania do desencanto.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is woven together with the ways of life of the Terno de Moçambique in the Interlagos neighborhood, in Divinópolis, Minas Gerais, focusing on the Feast of the Reign of Our Lady of the Rosary. This study maps the community's performative and philosophical practices. With this, it examines how collective experiences and religious rituals are transmitted through narratives, performances and materialities, which contribute to the production of a philosophy specific to the Kingdom, which is plural and relational. The research adopts the biographematic look as a device, aligning itself with the crossroads — or cross — as a method. This method creates an in-between place, at the same time, as it positions itself in the middle, where encounters occur in a rhythm of the body and time in a spiraling performance. In this context, the Reinado, as a complex system of resistance, memories and spiritualities, sustains ways of life, strengthens community cohesion between worlds and operates as a political gesture of historical and social reconstitution of Afro-descendants in the Center-West of Minas Gerais. It is argued that this system, supported by the afrographies of memory, weaves and reinforces a community of knowledge and practices, allowing its existence and resistance in the present, by strategically challenging the forms of domination that are armed with the tyranny of disenchantment.
|
|
4
|
-
Raíssa Aparecida Garcia
-
NARRATIVAS DE LAVADEIRAS: UMA INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA TEATRAL FEMININA
-
Orientador : ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
CECÍLIA PAIVA XIMENES RODRIGUES
-
LUCIMARA DE ANDRADE
-
Data: 27/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Narrativas de lavadeiras: uma inspiração para a produção dramatúrgica teatral feminina é uma pesquisa teórico-prática sobre a presença da mulher dramaturga nas Artes Cênicas, especialmente aquelas de origem negra e periférica. O estudo, se inicia em 2020 como trabalho de conclusão de curso, que teve como base a obra de Grace Passô explorando os recursos cênico-narrativos utilizados pela autora. Assim, nossa pesquisa se debruça sobre as manifestações artísticas advindas daquelas mulheres que trabalham à beira dos rios: as lavadeiras. Neste trabalho registramos e discutimos as memórias, as narrativas e o panorama histórico dessas mulheres, a fim de quesua imagem venha a ser retratada, de forma analítica e contextualizada, e que suas vivências sejam abarcadas pelas artes, como potencialidades e possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico-filosófico. Com o intuito de contribuir para a discussão sobre as narrativas dramatúrgicas femininas e, a partir dos contos das lavadeiras, levar para as Artes Cênicas a identidade, os conhecimentos e os saberes populares desse grupo de mulheres.
-
Mostrar Abstract
-
Narrativas de lavadeiras: uma inspiração para a produção dramatúrgica teatral feminina is a theoretical-practical research on the presence of women playwrights in the Performing Arts, especially those of black and peripheral origin. The study began in 2020 as a course completion project, based on the work of Grace Passô, exploring the scenic-narrative resources used by the author. Thus, our research focuses on the artistic manifestations of those women who work by the rivers: the washerwomen. In this work, we record and discuss the memories, narratives and historical panorama of these women, so that their image can be portrayed in an analytical and contextualized way, and their experiences can be embraced by the arts, as potentialities and possibilities for the development of critical-philosophical thinking. With the aim of contributing to the discussion on female dramaturgical narratives and, based on the tales of the washerwomen, bringing the identity, knowledge and popular knowledge of this group of women to the Performing Arts.
|
|
5
|
-
Henrique Leonel de Assis Coelho
-
CORPO SEM ÓRGÃOS: SUBVERSÃO E INSPIRAÇÃO PROFANA
-
Orientador : ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
HELENIARA AMORIM MOURA
-
THEREZA CRISTINA ROCHA CARDOSO
-
Data: 28/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação é um exercício de construção textual que se aproxima de um corpo
sem órgãos - produto construído através de devires que se estrutura a partir dos conceitos
elaborados por Antonin Artaud, Gilles Deleuze e Félix Guattari. O conteúdo da análise inclui
as obras de José Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina Uzyna Uzona, entre outras obras
artísticas que tive acesso no caminho de pesquisa. As obras analisadas se associam à um
trabalho de autobiografia, de produção artística pessoal, incluindo a pesquisa em diversidade
sexual desenvolvida com meu orientador Alberto Tibaji, além de considerações e
colaborações com a filosofia indígena, elaborando maneiras subversivas de produção artística
e de expressão estética do pensamento.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is an exercise in textual construction that approaches a body without organs - a product constructed through becomings that are structured based on concepts developed by Antonin Artaud, Gilles Deleuze and Félix Guattari. The content of the analysis includes the works of José Celso Martinez Corrêa at the Teatro Oficina Uzyna Uzona, among other artistic works that I had access to during my research. The works analyzed are associated with an autobiographical work, personal artistic production, including research on sexual diversity developed with my advisor Alberto Tibaji, in addition to considerations and collaborations with indigenous philosophy, developing subversive ways of artistic production and aesthetic expression of thought.
|
|
6
|
-
Rafael de Azevedo Pinheiro
-
O EDUCAR SOMATOSSOCIAL E AS CORPOREIDADES EM BRASILIDADE:AOS MESTRES - AILTON, LEDA, NISE, PAULO E ZÉLIA
-
Orientador : ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
ANA CRISTINA MARTINS DIAS
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
REGILAN DEUSAMAR BARBOSA PEREIRA
-
Data: 16/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação investiga a hipótese de que a educação somática social pode ser o início do fim dos privilégios sociais, capacitando os educadores a perceberem a corporeidade como uma totalidade integrada. A pesquisa propõe que, ao desenvolver uma compreensão holística da corporeidade, que supera dicotomias tradicionais entre corpo e mente, indivíduo e coletivo, e teoria e prática, os educadores podem reconhecer cada corporeidade como uma epistemologia própria. Por meio da valorização das experiências corporais dos alunos, a educação somática social promove um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo, onde as singularidades são respeitadas e integradas ao processo educativo. O estudo também destaca a importância da empatia, da comunicação não-verbal e da regulação emocional no contexto educacional, sugerindo que essas habilidades são fundamentais para a construção de um ambiente de aprendizado que desestabilize as dinâmicas de privilégio social. A dissertação, portanto, busca contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e promovam a justiça social na educação.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation investigates the hypothesis that social somatic education can mark the beginning of the end of social privileges by enabling educators to perceive corporeality as an integrated totality. The research proposes that by developing a holistic understanding of corporeality that transcends traditional dichotomies between body and mind, individual and collective, and theory and practice, educators can recognize each corporeality as a unique epistemology. By valuing students' bodily experiences, social somatic education fosters an inclusive and equitable learning environment where individual differences are respected and integrated into the educational process. The study also highlights the importance of empathy, non-verbal communication, and emotional regulation in the educational context, suggesting that these skills are essential for creating a learning environment that disrupts social privilege dynamics. Therefore, this dissertation aims to contribute to the development of pedagogical practices that honor diversity and promote social justice in education.
|
|
7
|
-
Jaqueline Sibeli Florêncio Ribeiro
-
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob o olhar da Arte: Uma experiência pelo conceito de Educação das Sensibilidades
-
Orientador : CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
FERNANDO BUENO CATELAN
-
HELENIARA AMORIM MOURA
-
Data: 27/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa analisa a trajetória histórica da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizando seu desenvolvimento desde a promulgação da Constituição de 1988 até sua homologação final em 2018. A investigação parte da análise das diretrizes legais, conferências e programas educacionais que culminaram na elaboração da BNCC.A pesquisa propõe como questão central compreender o momento em que a educação brasileira rompe com uma perspectiva voltada ao cuidado, à experiência e à formação integral do sujeito, para adotar uma lógica voltada à produtividade e aquisição de competências e habilidades. A partir disso, problematiza-se a ruptura entre uma educação sensível e formativa e uma educação técnica e utilitária. Com base no conceito de "Educação das Sensibilidades", propõe um olhar alternativo à unificação curricular, destacando o papel da arte como possibilidade de resistência à padronização e como caminho para valorizar a experiência estética e afetiva dos educandos. Mostrando as possibilidades e as vivências de uma professora em sala de aula. Assim, esta dissertação contribui para o debate sobre os sentidos da educação no Brasil, propondo um resgate da dimensão sensível e formativa na prática pedagógica, em contraposição ao modelo tecnocrático atualmente em vigência.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzes the historical construction trajectory of the National Common Curricular Base (BNCC), contextualizing its development from the promulgation of the 1988 Constitution to its final homologation in 2018. The investigation starts from the legal guidelines, conferences and educational programs analysis that culminate in the BNCC.elaboration. The research proposes, as a central question, to understand the moment in which Brazilian education breaks with a perspective focused on care, experience and the integral formation of the subject, to adopt a logic focused on productivity and the acquisition of competencies and abilities. From this, a rupture between a sensitive and formative education and a technical and utilitarian education is problematized. Based on "Education of senses and sensibilities" concept it is proposed an alternative perspective to curricular unification, highlighting the role of art as a possibility of resistance to standardization and as a way to value the aesthetic and affective experience of students. Showing the possibilities and experiences of a teacher in the classroom. Thus, this dissertation contributes to the debate on the meanings of education in Brazil, proposing a recovery of the sensitive and formative dimension in pedagogical practice, in contrast to the current technocratic model.
|
|
8
|
-
KLEPER GOMES REIS
-
“BANCO DE CASCALHO: UMA AUTOETNOGRÁFIA DO EU- NÓS-CORPO-MEMÓRIA COMO PROCESSO DE CURA CONTRA A LGBTQI+FOBIA.”
-
Orientador : CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
Alejandra Wolff Rojas
-
CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA
-
Data: 27/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação explora a arte como meio de cura, integração e resistência cultural, focando no processo criativo autobiográfico onde a performance se torna terapêutica e política, especialmente contra a LGBTQIA+fobia. A partir da exposição “CU É LINDO”, esta pesquisa-criação investiga as artes cênicas e seus processos de criação enquanto práticas de cura. Em primeira pessoa, o pesquisador-performer rompe com a neutralidade tradicional, inserindo vivências e memórias corporais na investigação. A metodologia híbrida adotada, uma encruzilhada que a partir da autoetnografia une escrevivência, emoção de lidar e escrita de si, permite que experiências pessoais sejam analisadas como ferramentas de produção acadêmica, de cura e sirvam de base para reflexões mais amplas sobre o enfrentamento à LGBTFOBIA por meio das artes cênicas.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation explores art as a means of healing, integration, and cultural resistance, focusing on the autobiographical creative process where performance becomes both therapeutic and political, particularly in combating LGBTQIA+phobia. Through the exhibition “CU É LINDO”, this research-creation investigates the performing arts and their creative processes as practices of healing. Written in the first person, the researcher-performer breaks with traditional neutrality, embedding lived experiences and bodily memories into the investigation. The adopted hybrid methodology—a crossroads that, from autoethnography, integrates escrevivência, the "emotion of dealing," and self-writing—enables personal experiences to be analyzed as tools for academic production, healing, and as a foundation for broader reflections on confronting LGBTQIA+phobia through the performing arts.
|
|
9
|
-
EDUARDO RIBEIRO
-
PÓ DA TERRA – PROCISSÃO MASCARADA: ENTRE O SAGRADO E O PROFANO NA HISTÓRIA DE OLIVEIRA-MG
-
Orientador : BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MATEUS ESTEVES DE OLIVEIRA
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA
-
Data: 14/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A história do teatro em Oliveira, cidade de rica tradição cultural, é um tema fascinante e essencial para compreender a evolução artística e social local. Esta pesquisa visa lançar luz sobre os marcos e nuances que moldaram a trajetória teatral oliveirense. Assim, o objetivo principal é compreender o teatro e sua relação no contexto histórico da cidade de Oliveira, situada em Minas Gerais – MG. A pesquisa utilizou uma abordagem histórica, com revisão bibliográfica de obras relacionadas à história do teatro em Oliveira. A metodologia qualitativa proporcionou uma compreensão aprofundada das dinâmicas culturais e sociais que influenciaram o desenvolvimento do teatro em Oliveira. Os resultados incluem a identificação de marcos importantes na história teatral da cidade, compreensão das influências culturais, sociais e religiosas que moldaram as práticas teatrais locais e uma análise aprofundada do papel de grupos como a "Tal Cia de Teatro" na construção da memória e identidade oliveirense. Ao final desta pesquisa, foi possível oferecer uma visão abrangente e informada sobre a história do teatro em Oliveira. Espera-se que os resultados contribuam não apenas para o enriquecimento do conhecimento histórico, mas também para o reconhecimento da importância do teatro na construção e preservação da identidade cultural da cidade. Este estudo pode servir como base para futuras pesquisas e iniciativas que promovam e preservem a rica herança teatral de Oliveira.
-
Mostrar Abstract
-
The history of theater in Oliveira, a city with a rich cultural tradition, is a fascinating and essential topic for understanding local artistic and social evolution. This research aims to shed light on the milestones and nuances that shaped Oliveira’s theatrical trajectory. Thus, the main objective is to understand theater and its relationship in the historical context of the city of Oliveira, located in Minas Gerais – MG. The research used a historical approach, with a bibliographic review of works related to the history of theater in Oliveira. The qualitative methodology provided an in-depth understanding of the cultural and social dynamics that influenced the development of theater in Oliveira. The results include the identification of important milestones in the city's theatrical history, understanding of the cultural, social and religious influences that shaped local theatrical practices and an in-depth analysis of the role of groups such as "Tal Cia de Teatro" in the construction of memory and identity oliveirense. At the end of this research, it was possible to offer a comprehensive and informed view of the history of theater in Oliveira. It is expected that the results will contribute not only to the enrichment of historical knowledge, but also to the recognition of the importance of theater in the construction and preservation of the city's cultural identity. This study can serve as a basis for future research and initiatives that promote and preserve Oliveira's rich theatrical heritage.
|
|
10
|
-
ANA PAULA MILAGRES TOSTES
-
O TAMBOR EM CENA: UMA ANÁLISE DA MÚSICA E DA CENA EM UM EXPERIMENTO CÊNICO DO COLETIVO FUZUÊ
-
Orientador : CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
MARCELO GIANINI
-
Data: 25/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta pesquisa é analisar o papel da música em cena no experimento cênico Confere, realizado pelo Coletivo Fuzuê. No primeiro capítulo, a autora apresenta um panorama do teatro musical e político brasileiro, com foco no Show Opinião e em Arena Conta Zumbi, discutindo como esses espetáculos influenciaram diretamente a concepção estética e política do Confere. Já no segundo e terceiro capítulos, a análise se volta para as cenas do experimento, destacando o uso de ritmos e cantos afro-brasileiros — especialmente os toques de conga e atabaques — como estruturas narrativas, ritualísticas e performativas. A pesquisa propõe que a música em Confere não apenas ambienta, mas conduz a dramaturgia, atua como memória e mobiliza forças ancestrais na construção da cena.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyze the role of music on stage in the theatrical experiment Confere, created by the Coletivo Fuzuê. In the first chapter, the author presents an overview of Brazilian musical and political theater, focusing on Show Opinião and Arena Conta Zumbi, and discusses how these performances directly influenced the aesthetic and political conception of Confere. The second and third chapters delve into the scenes of the experiment, highlighting the use of Afro-Brazilian rhythms and chants — especially conga and atabaque drumming — as narrative, ritualistic, and performative structures. The study proposes that music in Confere not only sets the atmosphere but also drives the dramaturgy, serves as a vehicle of memory, and activates ancestral forces in the construction of the scene.
|
|
11
|
-
MARIA CLARA NARDY MATTOS CARNEIRO CABRAL
-
1 + 1 = 1, o resultado de palavra e silêncio a partir de Incêndios, de Wajdi Mouawad
-
Orientador : JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DEBORAH WALTER DE MOURA CASTRO
-
JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
Data: 28/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho investiga as relações entre palavra, silêncio e escuta no fazer teatral, tomando como ponto de partida a dramaturgia Incêndios (2003), de Wajdi Mouawad. A partir da metáfora 1 + 1 = 1, propõe-se uma reflexão sobre o silêncio como presença e linguagem, e não como ausência. E assim, compreender que a relação resultante entre palavra e silêncio se dá na escuta, escuta essa que permeia o trabalho corporal e de sensibilização, a fim de criar um estado de presença e jogo cênico. A pesquisa articula teoria, prática e criação, culminando na disciplina-laboratório “Estudos de Dramaturgia: a palavra e o silêncio em cena”, ministrada na graduação em Teatro da UFSJ, em 2023. Ao propor o silêncio como gesto ético, dramatúrgico e atuante, o trabalho aponta para uma escuta como possibilidade de sentido, encontro e acontecimento teatral.
-
Mostrar Abstract
-
This research explores the relationships between word, silence, and listening in theatrical practice, taking as a starting point the play Incendies (2003), by Wajdi Mouawad. Based on the metaphor 1 + 1 = 1, it proposes a reflection on silence as presence and language, rather than absence. The encounter between word and silence is understood through listening — a listening that guides the body work and sensorial awareness, in search of a state of presence and scenic play. The study weaves theory, practice, and creation, culminating in the laboratory-course “Studies in Dramaturgy: Word and Silence on Stage,” taught in the undergraduate Theater program at UFSJ in 2023. By proposing silence as an ethical, dramaturgical, and performative gesture, this work points to listening as a site of meaning, encounter, and theatrical event
|
|
12
|
-
SEBASTIÃO GONÇALVES JÚNIOR
-
Canto Ancestral: A Contribuição da Oralidade Como Pedagogia Inclusiva no Ensino do Canto em Cena
-
Orientador : JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA MARTINS DIAS
-
BARBARA BISCARO
-
CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA
-
JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
Data: 28/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa dissertativa propõe uma reflexão crítica sobre a preparação vocal de atores no teatro musical, argumentando que a pedagogia tradicional, historicamente ancorada em métodos eurocêntricos, tem marginalizado práticas culturais e vozes não hegemônicas. O trabalho, que emerge de uma trajetória pessoal do pesquisador em confronto com o ensino formal, identifica a colonialidade do saber e do sentir como um sistema ativo que hierarquiza culturas e impõe padrões estéticos e técnicos excludentes, culminando no que se denomina epistemicídio vocal. Em contraposição, o estudo aprofunda a oralidade como uma prática ancestral e uma matriz epistemológica de resistência, em diálogo com as noções de oralitura como tecnologia de resistência e de escrevivência como ato político de sobrevivência e inscrição da experiência vivida no corpo-voz. A metodologia adotada é a pesquisa-ação participativa, centrada na escuta como prática ética, política e epistemológica, e no corpo como território de memória e saber. O campo empírico principal foi o projeto de extensão "Cabaré Presente! Tra(d)ição e Futuro",onde uma metodologia de treinamento vocal foi elaborada com base na oralidade, performance e cultura popular. As práticas incluíram exercícios que valorizam a expressividade individual, a conexão entre voz, corpo e emoção. Os resultados revelam uma transformação subjetiva nos participantes, que superaram o medo de "não saber" ou "desafinar", reconciliando-se com suas vozes como territórios de identidade, afetos e histórias. A pesquisa propõe, assim, diretrizes para uma pedagogia vocal decolonial, inclusiva e contra-hegemônica, que rompa com padrões normativos, legitime a diversidade de vozes, corpos e saberes, e reconfigure o ensino do canto como um ato de justiça, presença e luta pela pluralidade no teatro e na educação.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertative research proposes a critical reflection on the vocal preparation of actors in musical theater, arguing that traditional pedagogy, historically anchored in Eurocentric methods, has marginalized non-hegemonic cultural practices and voices. The work, which emerges from the researcher's personal journey in confrontation with formal education, identifies the coloniality of knowledge and feeling as an active system that hierarchizes cultures and imposes exclusionary aesthetic and technical standards, culminating in what is called vocal epistemicide. In contrast, the study delves deeper into orality as an ancestral practice and an epistemological matrix of resistance, in dialogue with the notions of oralitura as a technology of resistance and of writing as a political act of survival and inscription of lived experience in the body voice. The methodology adopted is participatory action research, centered on listening as an ethical, political, and epistemological practice, and on the body as a territory of memory and knowledge. The main empirical field was the extension project "Cabaré Presente! Tra(d)ição e Futuro", where a vocal training methodology was developed based on orality, performance and popular culture. The practices included exercises that value individual expressiveness, the connection between voice, body and emotion. The results reveal a subjective transformation in the participants, who overcame the fear of "not knowing" or "being out of tune", reconciling themselves with their voices as territories of identity, affections and stories. The research thus proposes guidelines for a decolonial, inclusive and counter-hegemonic vocal pedagogy, which breaks with normative standards, legitimizes the diversity of voices, bodies and knowledge, and reconfigures the teaching of singing as an act of justice, presence and struggle for plurality in theater and education.
|
|
13
|
-
THAIENE SALEMI MACHADO
-
A Arte Efêmera da Interpretação: Os Atores em Les Éphémères do Théâtre du Soleil
-
Orientador : JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO ROGERIO TOSCANO
-
CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA
-
JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
Data: 30/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho investiga a trajetória e a estética do Théâtre du Soleil, com foco no espetáculo Les Éphémères, dirigido por Ariane Mnouchkine. A pesquisa analisa o processo colaborativo e a abordagem performativa da companhia, explorando como esses elementos potencializam a experiência teatral. O estudo também examina a atuação no Théâtre du Soleil, marcada por uma intensa fisicalidade e pela conexão emocional profunda dos atores com as narrativas e o público. Com base no conceito de performatividade, discutido por Josette Féral, o trabalho reflete sobre a natureza efêmera da arte teatral e a maneira como o Théâtre du Soleil transforma a cena em um espaço de memória e emoção compartilhada. A análise de Les Éphémères evidencia como a teatralidade amplifica a fragilidade da vida e das relações humanas.
-
Mostrar Abstract
-
This work investigates the trajectory and aesthetics of the Théâtre du Soleil, focusing on the show Les Éphémères, directed by Ariane Mnouchkine. The research analyzes the company's collaborative process and performative approach, exploring how these elements enhance the theatrical experience. The study also examines the performance at the Théâtre du Soleil, marked by intense physicality and the actors' deep emotional connection with the narratives and the audience. Based on the concept of performativity, discussed by Josette Féral, the work reflects on the ephemeral nature of theatrical art and how the Théâtre du Soleil transforms the stage into a space of memory and shared emotion. The analysis of Les Éphémères highlights how theatricality amplifies the fragility of life and human relationships.
|
|
14
|
-
THIAGO DAVID RAMOS DE NOVAES
-
ADAPTAR É CRIAR DIALOGANDO: Análise do processo de transmutação da peça Calmaria para roteiro de cinema
-
Orientador : MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
RAFAEL LEAL
-
STEPHAN ARNULF BAUMGARTEL
-
Data: 31/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação é uma pesquisa-criação focada na peça Calmaria, obra na qual desempenhei o papel de coautor. Neste trabalho, a peça é usada como base para a realização de uma adaptação com a finalidade de desenvolver um estudo de caso, visando estabelecer uma compreensão sistemática sobre a relação entre a obra original, sua adaptação e seu adaptador. Para alcançar tal finalidade, foi realizada uma análise sobre a incorporação de conceitos da escrita dramática teatral na teoria do roteiro, assim como foram contextualizados os atuais paradigmas que envolvem o debate contemporâneo sobre a teoria da adaptação através do dialogismo intertextual. Com base nesses dois pilares – fundamentos e paradigmas – foi realizada a adaptação da peça Calmaria para roteiro de cinema, em paralelo com uma análise técnica e poética da própria adaptação, na qual as principais questões relacionadas ao processo foram pontuadas e analisadas. Com base nos teóricos da adaptação Marcel Vieira, Robert Stam, Ismail Xavier e André Bazin, é defendida a hipótese de que o processo de adaptação é, sim, um processo criativo paralelo e dialógico com a obra original, no qual o resultado da adaptação constitui necessariamente uma nova obra, seja ela evidentemente similar ou não.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation is a research-creation focused on the play Calmaria, of which I was a co-author. In this study, the play serves as a basis for an adaptation in order to conduct a case study aimed at establishing a systematic understanding of the relationship between the original work, its adaptation, and its adapter. To achieve this purpose, an analysis was carried out on the incorporation of theatrical dramatic writing concepts into screenplay theory, as well as the contextualization of current paradigms that involve the contemporary debate on adaptation theory through intertextual dialogism. Based on these two pillars—foundations and paradigms—the adaptation of the play Calmaria into a screenplay was carried out, simultaneously with a technical and poetic analysis of the adaptation itself, in which the main issues related to the process were identified and analyzed. Based on adaptation theorists Marcel Vieira, Robert Stam, Ismail Xavier, and André Bazin, this dissertation defends the hypothesis that the adaptation process is indeed a parallel and dialogical creative process with the original work, in which the result of the adaptation necessarily constitutes a new work, whether evidently similar or not.
|
|
15
|
-
PEDRO GABAN PETINDÁ MOREIRA
-
O CADERNO EXPRESSIVO
como dispositivo de avaliação imanente
-
Orientador : ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI
-
TIAGO MOREIRA FORTES
-
Data: 13/08/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo apresenta o desenvolvimento do Caderno Expressivo como um dispositivo estético de produção pedagógica em educação teatral para alunas e alunos do Ensino Fundamental. Concomitantemente, articula uma avaliação imanente por meio de Marcadores Expressivos, realizados a cada sessão de trabalho. Entremeado aos jogos e exercícios teatrais, o Caderno Expressivo costura todo o processo pedagógico, o que motiva sua investigação como um operador de funções dramatúrgicas em sala de aula. Para sustentar nosso debate, traremos experiências anteriores de avaliação na educação teatral, analisadas sob o prisma das vivências anteriores do autor como educador e estudante de teatro. De modo complementar, analisam-se as oficinas nas quais o Caderno Expressivo foi empregado como ferramenta central de avaliação e provocação estética, identificando possibilidades e desafios para sua melhoria enquanto dispositivo pedagógico que opere a aprendizagem inventiva de teatro.
-
Mostrar Abstract
-
This study presents the development of the Caderno Expressivo (Expressive Notebook) as an aesthetic device for pedagogical production in theater education for elementary school students. Concurrently, it articulates an immanent evaluation method using Expressive Markers, applied after each work session. Integrated with theatrical games and exercises, the Caderno Expressivo structures the entire pedagogical process, prompting its investigation as an operator of dramaturgical functions within the classroom. To support this discussion, the study draws upon previous evaluation experiences in theater education, analyzed through the lens of the author's prior experiences as both an educator and a theater student. Additionally, it examines workshops where the Caderno Expressivo served as the central tool for evaluation and aesthetic provocation. The objective is to identify the potential and challenges of this device, aiming for its enhancement as a pedagogical tool capable of fostering inventive learning in theater.
|
|
16
|
-
DIULIA PARAIZO SENHORELO
-
EMBAÇAMENTOS DE SI: cruzamentos entre (auto)biografia e a noção de paisagem nas artes cênicas
-
Orientador : JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
KLESLEY BUENO BRANDAO
-
LETÍCIA CARVALHO GASPAR DE MOURA
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
Data: 16/09/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Afetada por um processo de criação cênica que tem como principal fonte de material experiências de ordem pessoal, a autora encontra na escrita de relatos um modo de explicitar e sustentar sua investigação. Ao aproximar a (Auto)biografia da Cena-paisagem, propõe a noção de embaçamento de si como uma estratégia capaz de expandir as possibilidades da cena (auto)biográfica. Partindo da escrita lacunar e fragmentada inerente ao fazer (auto)biográfico, sugere esse ofuscamento como um recurso que visa potencializar a cena, sobretudo pela busca de suscitar efeitos de ver e perder, onde algo pode ser revelado, ao mesmo tempo que escapa. Para fundamentar essa proposição, traça-se um percurso que passa por componentes da trajetória acadêmica da pesquisadora, incluindo disciplinas cursadas, o Trabalho de Conclusão de Curso em Teatro - Licenciatura, e culmina nos desdobramentos de uma série de oficinas. A partir dessas vivências, analisa-se um conjunto de estratégias cênicas, na tentativa de identificar pistas de um modo de operação que apontem para o que se denomina aqui de Paisagem de si.
-
Mostrar Abstract
-
Affected by a creative process in the performing arts that takes personal experiences as its primary source of material, the author finds in the practice of writing accounts a way to make her investigation explicit and sustained. By bringing (Auto)biography closer to the concept of the Landscape-Scene, she proposes the notion of self-blurring as a strategy capable of expanding the possibilities of the (auto)biographical scene. Drawing on the fragmentary and lacunary writing inherent to (auto)biographical creation, this blurring is suggested as a resource that aims to enhance the scene, particularly through the attempt to evoke effects of seeing and losing, where something may be revealed even as it escapes. To ground this proposition, the work traces a path through components of the researcher’s academic journey, including coursework, her undergraduate thesis in Theater Education, and the unfolding of a series of workshops. From these experiences, a set of scenic strategies is analyzed in an attempt to identify clues of an operating mode that points toward what is here referred to as Landscape of the Self.
|
|