Banca de DEFESA: GUSTAVO NOGUEIRA RABELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO NOGUEIRA RABELO
DATA : 27/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UFSJ
TÍTULO:

ANÁBASE LUSITANA: A RELAÇÃO ENTRE A ÉPICA E A HISTORIOGRAFIA QUINHENTISTA PORTUGUESA SOBRE O PRIMEIRO CERCO DE DIU (1538)


PALAVRAS-CHAVES:

Império Português; Historiografia; Poesia Épica; Primeiro cerco de Diu; Contrarreforma; União Ibérica; Império Otomano.


PÁGINAS: 239
RESUMO:

O principal objetivo desta dissertação é analisar a natureza do discurso e das representações presentes no poema épico português O primeiro cerco que os turcos puseram à fortaleza de Diu (1589), composto pelo fidalgo Francisco de Andrade. Publicado em honra de Felipe II de Espanha, a referida epopeia narra, principalmente, como o título sugere, o primeiro cerco à fortaleza lusa de Diu, ocorrido em 1538. Inspirado pela crônica Livro primeiro do cerco que os turcos poseram a fortaleza de Diu (1556) de Lopo de Sousa Coutinho e pelo Os Lusíadas (1572) de Luís de Camões, o poema de Andrade destaca-se pela sua especial preocupação em pregar valores morais e uma notável fidelidade em relação a crônica a qual se inspira, algo relativamente incomum ao padrão das épicas do período. Dessa maneira, este breve estudo busca pensar também a relação próxima que existia entre a poesia épica lusitana e a historiografia do reino no século XVI, tomando como fontes principais a crônica de Coutinho e a epopeia de Francisco de Andrade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673656 - LUIZ FRANCISCO ALBUQUERQUE DE MIRANDA
Interno - 2486230 - Danilo José Zioni Ferretti
Externa à Instituição - ANA PAULA SENA GOMIDE - UEMG
Notícia cadastrada em: 25/03/2025 16:02
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02