OS EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE DIMINUIÇÃO DA OBESIDADE E SOBREPESO EM UMA ESCOLA EM MINAS GERAIS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Exergames. Criança. Obesidade.
O presente estudo é um ensaio clínico randomizado com 31 escolares entre 10 e 11 anos,
divididas em Grupo Experimental e Grupo Controle. O objetivo foi investigar a eficácia dos
exergames, jogos eletrônicos que combinam atividade física com interatividade digital, na
redução da obesidade e sobrepeso entre escolares do quinto ano de uma escola de uma
cidade Minas Gerais, Brasil. Os dados antropométricos e níveis de atividade física foram
medidos antes e após a intervenção de oito semanas. Os resultados mostraram que o
Grupo Experimental apresentou uma redução significativa no índice de massa corporal
(IMC) e nas medidas de dobras cutâneas comparado ao grupo controle. Especificamente,
o Grupo Experimental teve uma redução média de 1,75 kg/m² no IMC, enquanto o Grupo
Controle apresentou um aumento de 0,5 kg/m². Medidas como coxa, tríceps e abdominal
também mostraram reduções significativas no Grupo Experimental. A conclusão do
estudo sugere que os exergames são uma ferramenta eficaz para combater a obesidade
infantil e promover a atividade física de forma divertida e envolvente. A integração desses
jogos em programas escolares e de saúde pública pode ser uma estratégia viável para
reduzir o sedentarismo e melhorar a saúde física e mental das crianças. O estudo se
justifica pela crescente preocupação com o sedentarismo e obesidade infantil,
exacerbados pelo uso prolongado de tecnologias digitais. Mais pesquisas são necessárias
para avaliar a sustentabilidade desses efeitos a longo prazo.