UM NOVO OLHAR PARA O ESPAÇO ARQUITETÔNICO ESCOLAR COMO FACILITADOR NO APRENDIZADO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DISTINTAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
arquitetura escolar, metodologias não tradicionais, métodos, abordagens, aprendizado.
Neste trabalho analisou-se os espaços arquitetônicos escolares em conjunto com os métodos, metodologias e abordagens não tradicionais de ensino para a aplicação em uma cartilha educacional listando alguns requisitos que abrangem e possibilitam a implementação no espaço. Entende-se metodologia não tradicional, como educação rígida, onde os alunos estão dispostos em fileiras, sem interação entre si e como professor como figura de autoridade, possuindo uma hierarquia entre eles. Já o ensino não tradicional, atua com o professor como tutor, auxiliando no desenvolvimento e aprendizado, de acordo com as necessidades da criança e onde o ensino é aplicado de forma horizontalizada, incentivando a interação dos alunos entre, com o espaço e materiais. A pesquisa permite o entendimento da linha do tempo escolar, nos âmbitos pedagógicos e espaciais até a atualidade e os recursos que podem ser utilizados para que os ambientes internos e externos se comportem como uma arquitetura viva, atuando como terceiro professor, por meio de recursos que possibilitem a interação, aprendizado e permanência tanto dos alunos como dos professores, pais e a comunidade.