|
Dissertações |
|
1
|
-
ADRIANO ROCHA FIUZA MORAES
-
Metodologias Construtivas Sustentáveis para Habitação de Interesse Social
-
Orientador : MARCIA SAEKO HIRATA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIANA NUNES MERHY SILVA
-
FRANCISCO BARROS TOLEDO DIERICHSEN
-
MARCIA SAEKO HIRATA
-
Data: 31/01/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação traz um olhar do autor sobre as relações dentro da construção civil. Pretende-se entender os desdobramentos históricos decorridos por conta dos métodos construtivos abordados na pesquisa, sua relevância para os moradores de baixa renda e suas relações com a construção do espaço. A autogestão norteia o debate como forma de sustentabilidade para a construção. O Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) estabelece a existência de um produto artístico condizente com a dissertação. Dentre as várias possibilidades, foi escolhida a obra literária de ficção, que tem como objetivo retratar vários personagens que se relacionam, gerando uma temporalidade não linear, dentro do contexto da construção civil.
-
Mostrar Abstract
-
This research focuses on understanding self-management as a method of constructive organization so that it is still possible to carry out housing of social interest. It seeks to understand the various systems so that they can be built. In the search for sustainable possibilities of housing production, in broad terms, we understand how to improve life condition of the low-income population, which, despite the difficulties, accumulate and exchange experiences in the search and demand for creative and innovative proposals that make possible the dream of a more dignified life.
|
|
2
|
-
André Luiz Gomes e Silva
-
Os Atravessamentos entre Arte, Vida, Rebeldia e Política no Cotidiano da Ocupação Kasa Invisível, em Belo Horizonte
-
Orientador : FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
HENRIQUE PICCINATO XAVIER
-
Data: 24/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesse trabalho, visamos compreender as influências da arte, suas discussões e seus movimentos históricos em uma ocupação urbana, localizada no centro de Belo Horizonte - a Kasa Invisível. Para isso, fizemos um resgate da aproximação entre movimentos históricos da arte, como o Realismo, o Dadaísmo e o Surrealismo e sua influência nos Situacionistas, ao pensamento e a movimentos rebeldes históricos, como a Comuna de Paris e a publicação do Manifesto Comunista. Investigamos também o caráter artísticos de movimentos rebeldes contemporâneos, que exerceram influência em projetos que antecederam a Kasa, na cidade de Belo Horizonte. A Kasa Invisível é um projeto que nasce durante as jornadas de junho em 2013 no Brasil, dentro da cena de movimentos e grupos rebeldes da cidade, e funciona como centro social, realizando atividades como festivais, mostras de cinema, oficinas e etc; abriga cooperativas de produção e também é moradia para pessoas de baixa renda. Ela nasce na esteira de uma serie de projetos e grupos autonomistas, anticapitalistas e com influência do pensamento anarquista, ativos na cidade desde a década de 1990. Também para compreender como a arte ocupa a Kasa, descrevemos e analisamos diversos projetos artísticos, criativos e com teor estético que ocorreram na Kasa durante a realização dessa pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
In this work, we aim to understand the influences of art, its discussions and its historical movements in an urban occupation, located in the center of Belo Horizonte - the Kasa Invisível. For this, we rescued the approximation between historical movements of art, such as Realism, Dadaism and Surrealism and their influence on the Situationists, to thought and historical rebel movements, such as the Paris Commune and the publication of the Communist Manifesto. We also investigated the artistic character of contemporary rebel movements, which influenced projects that preceded Kasa, in the city of Belo Horizonte. Kasa Invisível is a project that was born during the June 2013 revolts in Brazil, within the scene of rebel movements and groups in the city, and works as a social center, carrying out activities such as festivals, film screenings, workshops, etc.; it houses production cooperatives and is also housing for low-income people. It was born in the wake of a series of autonomist, anti-capitalist projects and groups, influenced by anarchist thought, active in the city since the 1990s. Also to understand how art occupies Kasa, we describe and analyze several artistic, creative and aesthetic content that occurred at Kasa during this research.
|
|
3
|
-
Ana Paula Garcia
-
GAMIFICAÇÃO E TURISMO: experiências turísticas mediadas pela tecnologia digital junto ao patrimônio cultural edificado
-
Orientador : MARCELA ALVES DE ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIEGO ROBERTO COLOMBO DIAS
-
LUCIANA CONRADO MARTINS
-
MARCELA ALVES DE ALMEIDA
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
Data: 28/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Atualmente, a forma de consumir cultura no mundo mudou. Museus, centros culturais ou monumentos históricos vêm passando por transformações que se adequam a essas tendências contemporâneas. A tecnologia digital tem sido uma das aliadas na ampliação da experiência do usuário na esfera cultural, seja na modalidade virtual ou nos locais de visitação. Os meios de interação com o usuário têm alcançado abordagens lúdicas e participativas como forma de aumentar a atratividade e facilitar o engajamento, com destaque para as estratégias de gamificação. O objetivo dessa pesquisa é compreender como a experiência lúdica (gamificada), por meio de uma interface digital, pode colaborar para a experiência do turismo de lazer ao mesmo tempo que valoriza o patrimônio histórico-cultural. Para isso, recorreu-se à revisão da literatura existente para compreender as características e o uso da gamificação no turismo e o desenvolvimento de um experimento prático (produto mínimo viável), um aplicativo gamificado para a visitação turística em uma igreja barroca do século XVII, na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. A aplicação segue o Modelo Tétrade Elementar de Jesse Schell (2015) adequando os componentes do jogo, como: a mecânica, a dinâmica, a tecnologia e a narrativa, para cumprir com aspectos sistêmicos de jogabilidade, execução e interação emocional do usuário para gerar uma experiência lúdica. No primeiro momento da pesquisa, buscou-se a compreensão sobre o funcionamento de um jogo, a implementação de estratégias de gamificação, as formas de interação e a inserção do conteúdo para o alcance dos objetivos estabelecidos. Após essa fase, identificou-se de que forma os elementos de design de jogos e o pensamento de jogos podem ser aplicados em um contexto turístico para mediação da experiência de um bem cultural construído, de modo que a visitação ao local seja enriquecida. Como resultado da criação do experimento prático, espera-se que a qualidade da interação do usuário com o acervo visitado, possa auxiliar na valorização do bem patrimonial e contribuir para ampliar a oferta turística local.
-
Mostrar Abstract
-
-
|
|
4
|
-
GABRIELA DOLORES DA SILVA MOREIRA
-
UM ESTUDO SÓCIO AMBIENTAL DOS ATINGIDOS PELA BARRAGEM DE CHAPÉU D’UVAS
-
Orientador : SERGIO GUALBERTO MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVAN IGNACIO PIMENTEL
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
SERGIO GUALBERTO MARTINS
-
Data: 31/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa busca tratar do distrito de Dores do Paraibuna, pertencente ao município de Santos Dumont (MG), inundado no início dos anos de 1990 para ceder lugar à ampliação da represa de Chapéu D’Uvas, a partir da hipótese de que existiria uma lacuna na memória coletiva deste grupo, visto que há um movimento de retorno constante dos moradores ao lugar. O objetivo principal é abordar a relação estabelecida entre a população e a memória que ela possui do local que foi deixado para trás compulsoriamente. Para isto, e como uma possível forma de preencher esse hiato, propõe-se recolher e valorizar narrativas orais dos moradores remanescentes do antigo povoamento, buscando compreender suas possíveis perdas no campo simbólico. Buscou-se entrevistar aqueles indivíduos que foram participantes do processo de transposição e posteriormente seus descendentes, buscando assim uma visão ampliada sobre a mudança e seus impactos. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas, nas quais as pessoas foram estimuladas a compartilhar suas memórias acerca da Antiga Dores, suas percepções do evento de transferência e as vivências na Nova Dores do Paraibuna. As análises foram feitas individualmente a partir de relatos em comum, buscando compor um quadro memorialístico da Antiga Dores. Ao longo desse processo de recolha de depoimentos, houve temas em que os entrevistados apresentaram pontos de vista distintos entre si, estes também foram analisados a partir da perspectiva de suas vivências diversas. O principal resultado desta pesquisa é a construção de um registro documental e histórico, e, posteriormente, de um livro, que aborda a comunidade de Dores do Paraibuna, que até o momento não possuía algo desta natureza.
-
Mostrar Abstract
-
This research seeks to deal with the district of Dores do Paraibuna, belonging to the municipality of Santos Dumont (MG), flooded in the early 1990s to give way to the expansion of the Chapéu D'Uvas dam, based on the hypothesis that there would be a gap in the collective memory of this group, since there is a constant movement of residents to return to the place. The main objective is to address the relationship established between the population and the memory it has of the place that was compulsorily left behind. For this, and as a possible way to fill this gap, it is proposed to collect and value oral narratives of the remaining residents of the old settlement, seeking to understand their possible losses in the symbolic field. We sought to interview those individuals who were participants in the transposition process and later their descendants, thus seeking a broader view of the change and its impacts. Semi-structured interviews were carried out, in which people were encouraged to share their memories about Antiga Dores, their perceptions of the transfer event and experiences in Nova Dores do Paraibuna. The analyzes were carried out individually based on common reports, seeking to compose a memorialistic picture of Ancient Sorrows. Throughout this process of collecting testimonies, there were themes in which the interviewees presented different points of view, these were also analyzed from the perspective of their different experiences. The main result of this research is the construction of a documentary and historical record, and later a book, which addresses the community of Dores do Paraibuna, which until now did not have anything of this nature.
|
|
5
|
-
Sarah Cavanelas Xavier
-
PEDAGOGIA DOS PÉS DESCALÇOS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO COLONIALIDADE E POLÍTICA PÚBLICA
-
Orientador : LEANDRO GARCEZ TARGA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEANDRO GARCEZ TARGA
-
FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
WALLACE FAUSTINO DA ROCHA
-
Data: 05/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho propõe a análise da relação das escolas públicas da cidade de São João del-Rei/MG com a problemática do lixo urbano, dando atenção especial a ausência de um programa de coleta seletiva na cidade. Trata-se de uma pesquisa-ação que explora as relações entre o vivido no interior das instituições de ensino e seus desdobramentos na cidade que a envolve. Se por um lado, as instituições escolares, historicamente, reproduziram uma cultura de distanciamento do ser humano com a natureza e estimulam a lógica de produção e descarte cada vez mais acelerada, o que agrava a problemática dos resíduos sólidos; por outro, a escola também é um espaço privilegiado de reelaboração cultural, com um papel importante na formação para a cidadania e responsabilidade ambiental, através da aplicação da Lei 9795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Constatou-se, através da aplicação de questionários, realização de entrevistas e da observação participante em audiências públicas relacionadas a gestão dos resíduos urbanos sanjoanenses a sobrecarga de responsabilidades atribuídas ao sistema educacional contrastadas com o silêncio de ações propositivas do poder público local para com fazer valer a e a Lei 12.305/10. Que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil. A dissertação inspira, alinhada ao grupo “Modernidade Colonialidade”, a pensar “pedagogias outras” que considere o corpo e os espaços nos processos de ensino-aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation analyzes the relationship of public schools in the city of São João del-Rei, MG with the problem of urban waste. It is an action-research that explores the relationships between what is lived inside educational institutions and its developments in the city that surrounds it. If, on the one hand, school institutions have historically reproduced a culture of distancing the human being from nature and stimulate an increasingly accelerated production and disposal logic, which exacerbates the problem of solid waste, on the other hand, the school is also a privileged space for cultural re-elaboration, with an important role in training for citizenship and environmental responsibility. The purpose of this work is to analyze how the school culture of Public Schools of the state education network in the city of São João del-Reiis related to the absence of an effective program of selective collection in the city. It uses Paulo Freire's legacy and studies on educommunication, to think about the interfaces between public policies and educational institutions.
|
|
6
|
-
MAURINEIA DE LOURDES FERREIRA NASCIMENTO
-
PERCEPÇÕES SOBRE A PAISAGEM URBANA E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE CONSELHEIRO LAFAIETE
-
Orientador : JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA REIS FARIA
-
IVAN IGNACIO PIMENTEL
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
Data: 14/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo pretende interrogar a paisagem urbana de Conselheiro Lafaiete a partir das percepções colhidas ao longo do processo investigativo, realizado, principalmente, nas ruas. O recorte escolhido, para esta pesquisa-intervenção, foi a área central da cidade com enfoque nas ruas Afonso Pena e Dr. Melo Viana, duas vias comerciais centenárias. Elas possuem dinâmicas diferentes de uso e um patrimônio edificado heterogêneo, contudo, têm um pleito único, e recorrente, de investimento em infraestrutura. O município está em franco crescimento demográfico, com alterações no aspecto físico e social, e em fase de revisão do Plano Diretor, um momento tenso de disputa de interesses econômicos em que os mecanismos de proteção aos bens imóveis de valor histórico-cultural se encontram fragilizados. Esta pesquisa foi instaurada a partir da teoria de Donald Meinig a respeito da observação, e se desenvolveu sob os conceitos de Milton Santos, Kevin Lynch e José Magnani sobre paisagem urbana e patrimônio histórico, culminando no conhecimento de experiência e narrativa de Paola Jacques, Jorge Larrosa, Walter Benjamin e João do Rio. A produção acadêmica se divide em análise dos dados socioeconômicos, historiográficos, espaciais e patrimoniais, e em textos ensaísticos, como as “Cartas para Regina” e as “Narrativas urbanas”. A produção visual dispõe de um Catálogo de imagens e de desenhos urbanos, como registros factuais do cenário lafaietense.
-
Mostrar Abstract
-
This study intends to question the urban landscape of Conselheiro Lafaiete from from the collections throughout the investigative process, carried out, mostly on the streets. The cut chosen, for this research-intervention, was the central area of the city with an approach on the streets Afonso Pena and Dr. Melo Viana, two centuries-old commercial thoroughfares. They have different dynamics of use and a heterogeneous built heritage, however, have a unique and recurrent claim, of investment in infrastructure. The town is booming demographic, with alterations in the physical and social aspects, and in the process of revision of the Master Plan, a tense moment of dispute of medical interests in which the change of protection to immovable property of historical-cultural value if are weakened. This research was established from the theory of Donald Meinig about observation, and developed under the concepts of Milton Santos, Kevin Lynch and José Magnani on urban landscape and heritage history, culminating in Paola's knowledge of experience and narrative Jacques, Jorge Larrosa, Walter Benjamin and João do Rio. academic production is divided into analysis of socioeconomic, historiographical, spatial and assets, and in essay texts, such as “Letters to Regina” and the “Urban Narratives”. The visual production has a Catalog of images and urban designs, as factual records of the Lafaieten scene.
|
|
7
|
-
Maria Cristina Alves Pereira
-
Produção de imagens na mesorregião do Campo das Vertentes: a fotografia sobre transformações socioespaciais
-
Orientador : ADRIANA GOMES DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA GOMES DO NASCIMENTO
-
FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
JUNIA CAMBRAIA MORTIMER
-
ROGÉRIO PEREIRA DE ARRUDA
-
Data: 18/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem buscado reconhecer as transformações socioespaciais ocorridas a partir do advento da chegada e da expansão da fotografia pelos fotógrafos e ou retratistas que circularam nas Minas Gerais do século XIX e início do século XX, prioritariamente, aqueles que registraram a paisagem e a sociedade de Barbacena, São João del-Rei e Lavras – pólos microrregionais da mesorregião do Campos das Vertentes - nos quase 50 anos a partir da chegada da fotografia nesta região. Busca-se entender como a produção imagética nesse território impactou a construção social e a estruturação da memória coletiva e a organização social. Para subsidiar este estudo teórico-metodológico foram levantados referenciais teóricos sobre questões urbanas, memória, Antropologia e/ou Sociologia da imagem, fotografia e sua história. Concomitantemente, está ocorrendo o cruzamento de informações sobre os fotógrafos itinerantes, como também a coleta das imagens fotográficas deste período em acervos disponíveis, que corroboram para entendimento do ofício da fotografia e da produção fotográfica no Brasil, nas Minas Gerais, e especificamente nessa mesorregião, na época estudada. Os pioneiros da fotografia vindos de vários lugares, ao expandirem suas atividades nessa região, trouxeram mais que a produção e a comercialização de retratos, propiciaram a fotografia ser assimilada como documento da realidade e ser consumida como elemento de uma modernidade em implantação. Entende-se que a fotografia seja um instrumento que comunica, dialoga, permite desvelar camadas ao “colocar luz e foco” e contextualizar os olhares e as percepções sobre essa região, contribuindo para a formação da memória e dos lugares de memória. A pesquisa permite ainda a reflexão sobre as dimensões estéticas, sociais, culturais, históricas, políticas, econômicas e psicológicas, inclusive interferindo subjetiva e concretamente para a transformação da paisagem e da percepção do espaço urbano.
-
Mostrar Abstract
-
The present research has sought to recognize the socio-spatial transformations that occurred from the advent of the arrival and expansion of photography by photographers and/or portraitists who circulated in Minas Gerais in the 19th and early 20th centuries, primarily those who recorded Barbacena's, Lavras' and São João del-Rei's landscape and society, which are micro-regional poles of the Campos das Vertentes mesoregion, in almost 50 years since the arrival of photography in this region. It seeks to understand how the imagetic production in this territory impacted the social construction and structuring of collective memory and social organization. To support this theoretical-methodological study, theoretical references are being researched on urban issues, memory, Anthropology and/or Sociology of the image, photography and its history. At the same time, information on itinerant photographers is being crossed, as well as the collection of photographic images from this period in available collections, which corroborate the understanding of photography and photographic production in Brazil, Minas Gerais, and specifically in the mesoregion of Campo das Vertentes of that time. These pioneers of photography coming from different places, when expanding their activities in this region, brought more than the production and commercialization of portraits, they allowed photography to be assimilated as a document of reality and to be consumed as an element of a modernity in process. However, photography is an instrument that communicates and dialogues; it can unveil, “put light and focus” and contextualize the gazes and the perceptions of this region, contributing to the formation of memory and places of memory, allowing reflection on the aesthetic, social, cultural, historical, political, economic and psychological dimensions, and even being able to interfere in the transformation of both the landscape and the urban space.
|
|
8
|
-
Rayane Lima Cezário
-
O PAPEL DA ARQUITETURA HOSPITALAR SUSTENTÁVEL EM TEMPOS DE PANDEMIA : ESTUDO DE CASO EM HOSPITAIS
-
Orientador : FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA REIS FARIA
-
FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
KELLY CRISTINA MAGALHÃES
-
Data: 28/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o potencial dos princípios e visão ampliada da arquitetura e urbanismo aplicado à saúde, incluindo o da arquitetura sustentável em tempos de enfrentamento de pandemia. Em função da profundidade e da complexidade da crise gerada pela pandemia de COVID-19, este estudo indica que, cada vez mais será necessária uma arquitetura da saúde voltada para a sustentabilidade, sendo imprescindível para a compreensão da crise atual e para a busca de soluções que darão base para novas diretrizes, políticas públicas e para tomadas de decisão. Tanto a arquitetura da saúde quanto a sustentabilidade são conceitos relativamente recentes que, não obstante terem sido propostos inicialmente pelas ciências biológicas e da saúde, rapidamente foram incorporados pelas demais áreas do conhecimento em função das possibilidades inter e transdisciplinares de seus princípios e fundamentos. Apesar da abordagem histórica mostrar que, ao longo de diversas epidemias, a arquitetura e urbanismo desenvolveram medidas de controle, como foi o caso dos conceitos higienistas da arquitetura moderna, com o advento de novas tecnologias médicas e medicamentos a partir do século XII, a medicina foi se emancipando da arquitetura. Atualmente, o retorno às práticas de arquitetura e urbanismo como forma de prevenção e controle de epidemias tem sido uma ferramenta essencial através da observação e aplicação nas mais diversas escalas do ambiente construído, na busca de espaços mais resilientes e sustentáveis. Este trabalho foi dividido em 7 capítulos nos quais serão abordados os conceitos principais: Arquitetura Hospitalar, Sustentabilidade e Pandemia além de estudo de teorias e metodologias de apoio para o desenvolvimento de estudos de caso em hospitais de pequeno e médio porte que contribuiram para os resultados e diretrizes finais da pesquisa, onde se buscou o estudo sobre as relações do comportamento humano e o ambiente construído na busca por direcionamentos que influenciem positivamente na saúde e no bem-estar das pessoas. Diante disso houve o entendimento que a construção do lugar de cura ocorre na transformação do espaço não só pelas ações de arquitetura e urbanismo, mas em pareceria com a equipe de pessoas envolvidas e seus saberes transdiciplinares em torno daquele que precisa de cuidados, sendo as habilidades interpessoais essenciais pois não existe serviço assistencial de saúde sem as pessoas.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to reflect on the potential of the principles and expanded vision of architecture and urbanism applied to health and sustainable architecture in times of fighting with a pandemic. Due to the depth and complexity of the crisis generated by the COVID-19 pandemic, this study indicates that a health architecture focused on sustainability will be increasingly necessary, being essential for understanding the current crisis and for the search for solutions that will form the basis for new guidelines and public policies and for decision-making. Both health architecture and sustainability are relatively recent concepts that, despite having been initially proposed by the biological and health sciences, were quickly incorporated by other areas of knowledge due to the inter and transdisciplinary possibilities of their principles and foundations. Despite the historical approach showing that, over the course of several epidemics, architecture and urbanism developed control measures, as was the case with the hygienist concepts of modern architecture, with the advent of new medical technologies and medicines, medicine was emancipated from architecture. Currently, the return to architecture and urbanism practices as a means of preventing and controlling epidemics has been an essential tool through observation and application in the most diverse scales of the built environment, in the search for more resilient and sustainable spaces. This work was divided into 7 chapters in which the main concepts will be addressed: Hospital Architecture, Sustainability and Pandemic, in addition to the study of theories and support methodologies for the development of case studies in small and medium-sized hospitals that contributed to the results and final guidelines of the research, which sought to study the relationships between human behavior and the built environment in the search for directions that positively influence people's health and well-being. In view of this, there was an understanding that the construction of the place of healing occurs in the transformation of the space, not only through architecture and urbanism actions, but in partnership with the team of people involved and their transdisciplinary knowledge around the one who needs care, being the interpersonal skills essential for there is no health care service without people.
|
|
9
|
-
José Augusto de Paula Pinto
-
Muquifoca: construção afetiva, rizomática e criativa
-
Orientador : JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
ZANDRA COELHO DE MIRANDA
-
GABRIELA DE LIMA GOMES
-
Data: 05/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Narrar e analisar um carrinho de pipoca, que vira museu em 2015, nomeado Muquifoca, foi o principal caminho dessa dissertação. Através da cartografia e da participação ativa nos acontecimentos, estuda-se esse inusitado meio de expor acervos e memórias, que leva o museu para além de seus muros, alcançando a comunidade e instituições e locais externos à mesma. Analisamos as conexões que a Museologia Social incentiva, sempre se utilizando da interdisciplinaridade como base, o que permite aos museus uma nova formatação, com liberdade de fazer e desfazer, colocar e tirar, sempre dando voz a seus interlocutores, com diálogo, preocupando-se com os problemas do território e seus moradores, fazendo arte, pensando em urbanidade e sustentabilidade ambiental e social. A possibilidade de ter-se uma educação museal, não formal, que incentiva a criatividade e a aquisição de consciência social, quando se consegue ser critico, indagando a realidade vivida. A dissertação questiona o formato hegemônico e eurocêntrico dos museus tradicionais, ao pesquisar sobre as possibilidades e certezas dos novos museus do século XXI, que se preocupam com os seres humanos, suas relações e memórias. O museu no carrinho de pipoca é inovador, provocador, libertador e transforma-se em importante dispositivo educacional e de comunicação, como o auxílio dos seus mediadores.
-
Mostrar Abstract
-
Narrating and analyzing a popcorn cart, which became a museum in 2015, named Muquifoca, was the main path of this dissertation. Through cartography and active participation in the events, this unusual way of exposing collections and memories is studied, which leads the museum beyond its walls, reaching the community and institutions and places outside the same. We analyze the connections that Social Museology encourages, always using the interdisciplinarity as a basis, which allows museums a new format, with freedom of doing and undoing, placing and removing, always giving voice to its interlocutors, with dialogue, worrying about the problems of the territory and its residents, making art, thinking about urbanity and environmental and social sustainability. The possibility of having a museum education, non-formal, which encourages creativity and the acquisition of social awareness, when you can to be critical, questioning the lived reality. The dissertation questions the hegemonic and eurocentric of traditional museums, when researching the possibilities and certainties of the new 21st century museums that are concerned with human beings, their relationships and memories. O popcorn cart museum is innovative, provocative, liberating and becomes important educational and communication device, such as the help of its mediators.
|
|
10
|
-
Thaís Maria Santos
-
Resgate e Identidade: A Gabiroba como Memória Afetiva de Ritápolis
-
Orientador : MARCIA SAEKO HIRATA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA SAEKO HIRATA
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
PRISCILA CORREIA FERNANDES
-
Data: 15/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Gabiroba é uma fruta típica de Ritápolis e muito valorizada pelos moradores, que se autodenominam "Gabirobas". A fruta é uma parte importante da história e da memória afetiva dos ritapolitanos. No entanto, a urbanização, que se expande sobre o rural, que impermeabiliza o solo e dissemina o descarte de lixo nas matas ao redor, pode levar à perda dessa identidade cultural. Para preservar a espécie na região e manter a cultura viva na cidade, é necessário agir em prol da sustentabilidade ambiental e cultural. Assim, podemos construir uma ponte entre o resgate da memória afetiva e a preservação da Campomanesia xanthocarpa e da Campomanesia pubescens O. Berg, conhecidas popularmentes como Gabiroba.
-
Mostrar Abstract
-
Gabiroba is a typical fruit in the territories of Ritápolis and a lot of known by the residents, who throughout popular history are called “gabirobas”. In that point of view, the fruit is part of the life trajectory and affective memory of Ritapolitans. To rescue and maintain the cultural identity, which may be lost due to the consequences of the urbanization process such as: paving, subdivisions, garbage around woods, among others, the act of preservation of the species is also necessary. Therefore, issues such as environmental and cultural sustainability create a connection between the rescue of affective memory and the species of Campomanesia Xanthocarpa, popularly known as Gabiroba.
|
|
11
|
-
Dayana Vieira de Rezende Silva
-
O estudo da arte contemporânea no ensino básico como motivador para a consciência ambiental
-
Orientador : FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
-
MARIA ELENA INFANTE-MALACHIAS
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
Data: 20/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A proposta desta pesquisa é trazer a conscientização ambiental através do fazer artístico na eco-educação. Desenvolver o pensamento crítico, buscando ampliar a consciência sobre as mudanças climáticas, mostrando como a arte-educação pode colaborar no desenvolvimento da percepção ambiental da comunidade em relação ao seu patrimônio natural e cultural.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this research is to bring environmental awareness through the artistic making in eco-education. Develop critical thinking, seeking to increase awareness of climate change, showing how art education can collaborate in the development of the community's environmental perception in relation to its natural and cultural heritage.
|
|
12
|
-
Wesley Henrique Ferreira Furquim
-
TEATRO, PERFORMANCE E CATÁSTROFE AMBIENTAL: VESTÍGIOS ARTÍSTICOS EM MEIO ÀS INUNDAÇÕES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
-
Orientador : ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
MARCOS MARCELO SOLER
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
Data: 30/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Está dissertação tem por intuito investigar a catástrofe ambiental como um possível território para a criação artística cênica. A abordagem da pesquisa parte do meu contato com episódiosde inundações, contextualização sociopolítica do evento catástrofe e de duas visões artísticas. A primeira visão é a possibilidade de ver a catástrofe ambiental “enquanto” performance baseado no trabalho de Richard Schechner sobre “O que é performance”. A segunda, é a possibilidade de encontrar dentro desse evento Comuns Performativos Climáticos (CPCs). Também apresento os vestígios do espetáculo performativo “Corpo a ruir” na tentativa de exemplificar o caminho citado. O presente trabalho busca contribuir de maneira significativa à discussão que tange os corpos envolvidos na catástrofe através da arte.
-
Mostrar Abstract
-
This master’s thesis aims to investigate the environmental catastrophe as a possible territory for scenic artistic creation. The research approach starts from my contact with flooding episodes, sociopolitical contextualization of the catastrophic event and two artistic ways. The first way is the possibility of seeing the environmental catastrophe “as” performance based on Richard Schechner's work on “What is performance?”. The second one is the possibility of finding Climate Performative Commons (CPCs) within this event. I also present the traces of the performative show “Corpo a Ruir” in an attempt to exemplify the aforementioned path. The present work seeks to make a significant contribution to the discussion concerning the bodies involved in the catastrophe through art.
|
|
13
|
-
Tereza Raquel Rezende Frazão
-
ARTE ALIADA AO PENSAMENTO SAGRADO E PROFANO: A musicalidade do Largo do Carmo, em São João del-Rei
-
Orientador : LEANDRO GARCEZ TARGA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEANDRO GARCEZ TARGA
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
-
MAURO ROCHA BAPTISTA
-
Data: 05/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa analisa os aspectos culturais e históricos da musicalidade presente na paisagem sonora do “Largo do Carmo” em São João del-Rei, a partir do fenômeno do Sagrado e Profano na sociedade tradicional são-joanense. Inicia-se com uma breve abordagem sobre a ciências da religião no âmbito da interdisciplinaridade, a partir da definição de sacralidade e profanidade num determinado tempo e espaço e como se manifesta culturalmente na população. Com um recorte espacial que abrange a Praça Carlos Gomes, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o Cemitério do Carmo, a Sociedade de Concertos Sinfônicos e a Rua da Cachaça. Locais que servem de cenário para “crendices e rituais”, onde diversos grupos de música populares e eruditas compartilham do mesmo espaço formando uma sociedade cheia de anacronismos que nos remetem ao período barroco colonial e ainda permanece atuante nas tradições da cidade. Através da produção plástica com a materialização do processo criativo em uma série de pinturas intituladas como: “Tons e Sons sagrados e profanos de Del-Rey”, torna-se possível criar uma narrativa que transita pelas experiências sonoras encontrados tanto nas cerimônias litúrgicas da musicalidade sacra religiosa cristã quanto na música profana da zona boêmia da cidade. Com a esperança de alcançar bons resultados cujo viés é trabalhar a interdisciplinaridade em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, a pesquisa foi um modo importante de estabelecer a relação da sociedade com a cidade, que de certa forma, é produtora de conhecimento. Para entender como se dá às práticas do cotidiano e da organização do espaço nesse meio social é preciso delimitar um campo do saber e se dedicar a observação, pois, ao produzir arte-ciência estamos abrindo caminhos para novas aprendizagens e visões de mundo.
-
Mostrar Abstract
-
The present research analyzes the cultural and historical aspects of the musicians of “Largo do Carmo” in São João del-Rei, from the Sacred and Profane phenomenon in the traditional society of São João. It begins with a brief approach to the science of religion in the context of anthropology and history and how sacredness manifests itself in the population through the musicality present in the surroundings of Largo do Carmo, with a spatial cut that includes Praça Carlos Gomes, the Church Nossa Senhora do Carmo, the Carmo cemetery, the Sociedade de Concertos Sinfônicos and Rua da Cachaça. A place that serves as a setting for “beliefs and rituals”, where popular and erudite music groups share the same space, forming a society full of anachronisms that refer to the Baroque period and still remain active in the city’s traditions. The research ends through the plastic production, with the materialization of the creative process in the production of a series of paintings entitled as: “Sacred and profane tones and sounds of Del-Rey inspired by the musical events found both in the liturgical ceremonies of religious sacred musicality and in the pagan music from the bohemian zone. With the hope of achieving good results whose bias works interdisciplinarity in Arts, Urbanities and Sustainability, it is important to establish the relationship between society and the city, which, in a way, is a producer of knowledge. In order to understand how everyday practices and the organization of space in the cultural milieu take place, it is necessary to delimit a field of knowledge and dedicate oneself to observation, because, by producing art and science, we are opening paths for new learning.
|
|
14
|
-
João Marcos de Oliveira Lara
-
PROCESSOS CRIATIVOS: PSICOLOGIA DA INVENÇÃO EM CARTOGRAFIAS CANCIONISTAS
-
Orientador : ZANDRA COELHO DE MIRANDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ZANDRA COELHO DE MIRANDA
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
GIULIANO LAMBERTI OBICI
-
Data: 06/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho propõe acompanhar processos criativos de um cancionista. Seus contextos de criação e parcerias posteriores e novos lugares que tais canções vão reverberando em contato com trabalhos de outros. Para esse percurso, utilizo a cartografia, proposta metodologica de acompanhar processos entre estudos acerca da criatividade, canção e pequenas obras de texto e melodia feitas pelo autor ou colocado em contexto de construção coletiva.
-
Mostrar Abstract
-
This work proposes to accompany the creative processes of a songwriter. Their contexts of creation and subsequent partnerships and new places that such songs reverberate in contact with the work of others. For this route, I use cartography, a methodological proposal to follow processes between studies about creativity, song and small works of text and melody made by the author or placed in a context of collective construction.
|
|
15
|
-
Aline Neli dos Santos
-
AAEC – ABORDAGEM ARTÍSTICA ECOLÓGICA CIRCULAR: CONECTANDO NATUREZA E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTO-JUVENIL
-
Orientador : ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
JÉSSICA MAMI MAKINO
-
Data: 07/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Pesquisa autobiográfica que apresenta a criação e sistematização de uma abordagem eco-artística, a AAEC – Abordagem Artística Ecológica Circular, que tem por objetivo de estimular, criar e desenvolver processos criativos artísticos que almejam integrar crianças e adolescentes com a natureza através da arte, em áreas com vegetação preferencialmente natural. A proposta pretende olhar para o espaço arquitetônico da cidade e do campo, propondo atividades artísticas e processos de criação nas áreas verdes dos territórios brasileiros.
-
Mostrar Abstract
-
Autobiographical research that presents the creation and systematization of an eco-artistic approach, the AAEC – Circular Ecological Artistic Approach, which aims to stimulate, create and develop creative artistic processes that aim to integrate children and adolescents with nature through art, in areas with preferably natural vegetation. The proposal intends to look at the architectural space of the city and the countryside, proposing artistic activities and creation processes in the green areas of Brazilian territories.
|
|
16
|
-
Taísa Maria Laviani da Silva
-
OFIZINES ENTRE MUROS: UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NA APAC FEMININA DE SÃO JOÃO DEL-REI
-
Orientador : FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
ROSANGELA MALACHIAS
-
Data: 10/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo visa contribuir na expansão da pesquisa sobre a consolidação da educomunicação como metodologia de pesquisa, por meio de oficinas de produção de fanzines realizadas na Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em São João del-Rei, Minas Gerais. Para isso, propõe analisar, em primeira instância, as técnicas de realização das oficinas de produção de fanzines apresentadas no livro Zines no Cárcere (SNO et al, 2020), a fim de avaliar o seu potencial como processo metodológico educomunicativo. Também busca aferir a possibilidade de utilização de vivências educomunicativas para estimular o exercício da autonomia através da transmissão e criação de narrativas com mulheres em situação de privação de liberdade. Desse modo, pretende-se abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, construindo um discurso não institucionalizado, a partir das oficinas de zines desenvolvidas de forma transdisciplinar nos campos das Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Assim, reúne conceitos e autores que se dedicaram a investigar e propor o fazer educativo e comunicativo enquanto processo emancipatório, com metodologias que carregam em sua essência a dialogicidade, o fazer participativo e colaborativo em prol da compreensão e transformação da realidade que se está inserido, bem como aqueles que apresentam contribuição para a formação de uma pesquisa que é também uma estratégia contra-hegemônica. Autores como bell hooks, Freire, Ismar S. Oliveira, Rosane Rosa, Hakim Bey, Seyla Benhabib, Acosta, dentre outros, compõem a plataforma teórico-conceitual desta pesquisa, no sentido de ampliar o campo de discussão acerca da práxis libertadora, cuja pedagogia respeita e protege a integridade dos sujeitos, considerando seus corpos e contextos. Para tanto, esta proposta será viabilizada seguindo as pistas do método da cartografia (PASSOS et al, 2015), em colaboração com a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998) e a observação Participante (DEMO, 1995; INGOLD, 2019).
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to contribute to the expansion of research on the consolidation of educommunication as a research methodology, through fanzine production workshops held in Women's Unit of the Association for the Protection and Assistance to Convicts (APAC), in São João del-Rei, Minas Gerais. For this, it proposes to analyze, in the first instance, the techniques of holding of fanzine production workshops presented in the book Zines no Cárcere (SNO et al, 2020), in order to assess its potential as an educommunicative methodological process. It also seeks to assess the possibility of using educommunicative experiences to stimulate the exercise of autonomy through the transmission and creation of narratives with women in deprivation of liberty. In this way, it is intended to make room for the dialogue, reflection, manual work, creativity and authorship, building a discourse non-institutionalized, from zine workshops developed in a transdisciplinary way in the fields of Arts, Urbanities and Sustainability. Thus, it brings together concepts and authors that dedicated themselves to investigating and proposing the educational and communicative practice as a process emancipatory, with methodologies that carry in their essence the dialogicity, the doing participatory and collaborative in favor of understanding and transforming the reality that is inserted, as well as those that contribute to the formation of a research which is also a counter-hegemonic strategy. Authors such as bell hooks, Freire, Ismar S. Oliveira, Rosane Rosa, Hakim Bey, Seyla Benhabib, Acosta, among others, make up the theoretical-conceptual platform of this research, in the sense of expanding the field of discussion about the liberating praxis, whose pedagogy respects and protects the integrity of the subjects, considering their bodies and contexts. Therefore, this proposal will be made possible following the clues from the cartography method (PASSOS et al, 2015), in collaboration with action research (THIOLLENT, 1998) and participant observation (DEMO, 1995; INGOLD, 2019).
|
|
17
|
-
Juliana dos Santos Carvalho
-
GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E URBANOS DE SÃO JOÃO DEL-REI -MG
-
Orientador : SERGIO GUALBERTO MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDA MARIA DO NASCIMENTO AIHARA
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
SANDRO PEREIRA DA SILVA
-
SERGIO GUALBERTO MARTINS
-
Data: 13/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo avaliar os indicadores e alguns cenários sobre os resíduos de saúde e sólidos urbanos da microrregião de São João del-Rei, que faz parte de uma mesorregião do Campo das Vertentes, e dar um parecer sobre os itens analisados. Para isso, iremos citar informações inerentes a legislação ambiental vigente no Brasil, e fazer um comparativo com outras regiões do mundo sobre a geração de resíduos; o correto uso e manuseio, transporte, destinação e tratamento destes, bem como seus impactos ambientais. Como estudo de caso iremos analisar os resíduos das unidades de saúde de São João del-Rei: Santa Casa da Misericórdia, Hospital das Mercês e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), verificando os tipos de resíduos gerados por estas, e comparando-os com outros resíduos de saúde e urbanos da microrregião de São João del-Rei. Na metodologia serão realizadas visitas técnicas em campo, com levantamento de dados qualitativos e quantitativos e pesquisas com pessoas envolvidas nesses processos. Será aplicado o Método de Análise do Modo e Efeito da Falha (FMEA), como avaliador dos problemas encontrados em algumas situações das empresas. Por fim, será avaliado qual o papel da gestão pública dos municípios, das secretarias públicas envolvidas, do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas Vertentes) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver), do papel da Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascas) e ONGs direcionadas ao tema resíduos na região, além de avaliar a importância das empresas com contratos diretos com a Prefeitura de São João del-Rei e as unidades de saúde da cidade, para destinação e tratamento dos resíduos, tais como Serquip e Pró-Ambiental, que são algumas das principais empresas que passam por licitações. Será avaliado qual o melhor tipo de disposição final para os tipos resíduos encontrados, comparando a realidade dos lixões, aterros controlados e aterro sanitário, verificando como tudo isso pode ajudar o meio ambiente como um todo para esses municípios, e organizando as ideias ao tema proposto para o Programa Interdepartamental em Interdisciplinaridade em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus).
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to evaluate indicators and urban problems on health problems and urban problems in the micro-region of São João del-Rei, which is part of Campo das Vertentes, and to give an opinion about the items of a problem. For this, we will cite information inherent to the environmental legislation in force in Brazil, and make a comparison with other regions of the world on the generation of particles; the correct use and treatment, transport, destination and treatment, as well as environmental impacts. How to study the waste from the health units of São João del-Rei: Santa Casa da Misericórdia, Hospital das Mercês and Unidade de Pronto Atendimento (UPA), analyze the types of waste generated by these, and comparing them with other health and urban waste of the micro-region of São João del-Rei. In the methodology, technical visits will be carried out in the field, with qualitative data collection and research with people involved in the processes. The Failure Management and Effect Method (FMEA) will be applied as evaluator of problems found in some situations in the companies. Finally, will be examinaded what is the role of the public management of the municipalities: the Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Cigedas Vertentes), Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver), also the role of Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascas) and NGOs focused on waste in the region, in addition to evaluating the importance of companies with direct contracts with the Municipality of São João del Rei and the health units of city, for the disposal and treatment of waste, such as Serquip and Pró-Ambiental, which are some of the main companies that go through tenders in the region. Will be avaliated which is the best type of final provision for the types received, comparing the reality of dumps, landfills and sanitary landfill, checking the environment how all this can help the environment as a whole for these municipalities, and organizing as ideas to the proposed theme for the Programa Interdepartamental em Interdisciplinaridade em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus).
|
|
18
|
-
Samuel Rodrigues Rabay
-
Educomunicação e luta antimanicomial: práticas transdisciplinares de arte e cultura
-
Orientador : FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
MARCIEL APARECIDO CONSANI
-
Data: 14/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa proposta pretende pensar a Educomunicação como estratégia de suporte à Luta Antimanicomial, através da investigação sobre a aplicabilidade de práticas educomunicativas em instituições da saúde mental e como elas podem promover o aumento da qualidade de vida de seus frequentadores, além de contribuir para a desestigmatização desse público.
A pesquisa é inspirada em práticas educomunicativas realizadas anteriormente, em caráter profissional, durante dois anos em um Hospital Psiquiátrico do SUS, no oeste do estado de São Paulo. Desse modo, a intenção dessa iniciativa é utilizar a experiência desenvolvida como referência para a construção de uma pesquisa que envolva a criação, experimentação e aprofundamento nas práticas que concernem à educomunicação, porém, que parta de um olhar crítico à lógica hospitalocêntrica e amparada pelos ideais da luta antimanicomial. Assim sendo, iremos desenvolver a pesquisa no Centro de Atenção Psicossocial, elemento fundamental para o estabelecimento da rede substitutiva ao modelo de internações em hospitais psiquiátricos.
-
Mostrar Abstract
-
This proposal intends to think of Educommunication as a support strategy for the Anti-asylum, through research on the applicability of practices educommunication tools in mental health institutions and how they can promote the increase the quality of life of its regulars, in addition to contributing to the destigmatization of that audience. The research is inspired by educommunication practices carried out previously, in a professional, during two years in a Psychiatric Hospital of the SUS, in the west of the state of Sao Paulo. Thus, the intention of this initiative is to use the experience developed as a reference for the construction of a research that involves the creation, experimentation and deepening in the practices that concern educommunication, however, that starts from a critical look at the hospital-centric logic and supported by the ideals of the anti-asylum struggle. Therefore, we will develop the research at the Psychosocial Care Center, an element fundamental for the establishment of the substitutive network to the model of hospitalizations in psychiatric hospitals.
|
|
19
|
-
Aline Mara Figueiredo
-
ARTISTA, ARTERAPEUTA E PROFESSORA: PERSONAS QUE ME HABITAM NO CAMINHO DA INDIVIDUAÇÃO.
-
Orientador : JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CAROLINA MAFRA DE SA
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARAES
-
Data: 11/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste texto, apresento uma narrativa qualitativa em primeira pessoa, a partir do meu ponto de vista enquanto professora de arte da educação básica, artista e arteterapeuta, que busca um olhar sensível no trabalho em sala de aula, na contramão de uma educação bancária e reificadora. Nesse sentido, o texto tem um caráter contra-hegemônico e questionador das opressões e dos condicionamentos tradicionais no campo educacional e apresenta a minha busca por romper com estereótipos e encontrar caminhos para driblar a rudeza neste campo. Sendo assim, trago memórias da sala de aula na tentativa de encontrar caminhos sensíveis que nos libertem desses condicionamentos. Além disso, apresento a influência da arteterapia como possibilidade de pensar atividades em sala de aula durante o período de ensino remoto em decorrência do COVID-19, a partir da observação da situação de saúde psíquica dos estudantes. Paralelamente, questiono os desafios de construir uma trajetória como artista, diante da rotina de professora de arte da educação básica. Trago, também, para o processo de construção deste texto, a busca dessa trajetória a partir de uma série de pinturas realizadas durante a pesquisa, de forma arteterapêutica, com as quais articulo os conceitos trabalhados no decorrer da dissertação. Todos os processos narrados levam em consideração o meu próprio processo de autoconhecimento e individuação, no exercício dos papéis sociais que represento e na tentativa de ressignificar a própria trajetória, assim como as expressões e experiências subjetivas dos estudantes. Intenciono mostrar nesta pesquisa, principalmente, a importância do olhar para o nosso mundo interno, no diálogo com o mundo externo, e como a arte e a arteterapia - vivenciadas por mim e propostas aos estudantes - podem contribuir para esse olhar e processo de autoconhecimento. Trago como aporte teórico principal os conceitos de Inconsciente e Individuação da psicologia analítica junguiana; a prática da Arteterapia de Liomar Quinto de Andrade e de Angela Phillipini; o conceito de transdisciplinaridade, de Maria Cândida Moraes, Nicolescu, D’ambrosio; e a concepção de Educação Libertadora de bell hooks e Paulo Freire.
-
Mostrar Abstract
-
Neste texto, apresento uma narrativa qualitativa em primeira pessoa, a partir do meu ponto de vista enquanto professora de arte da educação básica, artista e arteterapeuta, que busca um olhar sensível no trabalho em sala de aula, na contramão de uma educação bancária e reificadora. Nesse sentido, o texto tem um caráter contra-hegemônico e questionador das opressões e dos condicionamentos tradicionais no campo educacional e apresenta a minha busca por romper com estereótipos e encontrar caminhos para driblar a rudeza neste campo. Sendo assim, trago memórias da sala de aula na tentativa de encontrar caminhos sensíveis que nos libertem desses condicionamentos. Além disso, apresento a influência da arteterapia como possibilidade de pensar atividades em sala de aula durante o período de ensino remoto em decorrência do COVID-19, a partir da observação da situação de saúde psíquica dos estudantes. Paralelamente, questiono os desafios de construir uma trajetória como artista, diante da rotina de professora de arte da educação básica. Trago, também, para o processo de construção deste texto, a busca dessa trajetória a partir de uma série de pinturas realizadas durante a pesquisa, de forma arteterapêutica, com as quais articulo os conceitos trabalhados no decorrer da dissertação. Todos os processos narrados levam em consideração o meu próprio processo de autoconhecimento e individuação, no exercício dos papéis sociais que represento e na tentativa de ressignificar a própria trajetória, assim como as expressões e experiências subjetivas dos estudantes. Intenciono mostrar nesta pesquisa, principalmente, a importância do olhar para o nosso mundo interno, no diálogo com o mundo externo, e como a arte e a arteterapia - vivenciadas por mim e propostas aos estudantes - podem contribuir para esse olhar e processo de autoconhecimento. Trago como aporte teórico principal os conceitos de Inconsciente e Individuação da psicologia analítica junguiana; a prática da Arteterapia de Liomar Quinto de Andrade e de Angela Phillipini; o conceito de transdisciplinaridade, de Maria Cândida Moraes, Nicolescu, D’ambrosio; e a concepção de Educação Libertadora de bell hooks e Paulo Freire.
|
|
20
|
-
LUCIANA CAMPOS DE PINHO MONTE MOR
-
-
Orientador : ZANDRA COELHO DE MIRANDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LORENA DARC MENEZES DE OLIVEIRA
-
MARCIA SAEKO HIRATA
-
ZANDRA COELHO DE MIRANDA
-
Data: 18/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Questionamentos quanto à presença da natureza dentro dos espaços urbanos, de sua ausência, de sua forma ordenada ou desnaturalizada são algumas das questões pesquisadas. Um novo olhar para cidade, um novo pensar para seus fluxos, símbolos e imagens, traz a necessidade de uma visão mais sensível e poética dos espaços, sendo a arte e a natureza importantes ferramentas. É necessário nos reconectar a uma percepção mais ampla onde o olhar percorre o espaço conectando imagens, objetos e conceitos de forma orgânica e livre. A poesia do olhar e a natureza podem nos reeducar. A importância de uma análise teórica e prática, para uma construção mais sensível, é necessária para iniciarmos uma realidade mais humana, com respeito ao diferente, solidária com o outro, e que desperte a consciência da cooperação para um bem comum, abrindo um caminho maior para transdisciplinaridade. Interligar estes pensamentos é uma necessidade atual, o coletivo não é mais só humano, se transformou em todas as redes que podemos criar de tudo com todos os seres vivos e não vivos.
-
Mostrar Abstract
-
Questions about the presence of nature within urban spaces, its absence, its ordered or denaturalized form are some of the researched arguments. A new look at the city, a new way of thinking about its flows, symbols and images, brings the need for a more sensitive and poetic view of spaces, with art and nature being important tools. It is necessary to reconnect to a broader perception where the gaze travels through space connecting images, objects and concepts in an organic and free way. The poetry of the look and nature can re-educate us. The importance of a theoretical and practical analysis, for a more sensitive construction, is necessary to start a more human reality, with respect to the different, in solidarity with the other, and that awakens the awareness of cooperation for a common good, opening a greater path. for transdisciplinary. Connecting these thoughts is a current need, the collective is no longer just human, it has become all the networks that we can create from everything with all living and non-living beings.
|
|
21
|
-
Lia Brito de Lima
-
PERFIL DA ALIMENTAÇÃO DAS FAMÍLIAS DE ESCOLARES COMO DIAGNÓSTICO PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, SÃO JOÃO DEL-REI (MG)
-
Orientador : RENATA DE SOUZA REIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIANE GARCIA REZENDE
-
MATEUS DE CARVALHO MARTINS
-
MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA
-
RENATA DE SOUZA REIS
-
Data: 20/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A mudança nos hábitos alimentares nas últimas décadas tem impactado a saúde das pessoas e com isso as Condições Crônicas não Transmissíveis têm aumentado a cada ano no Brasil e no mundo. A escolha alimentar não é um processo simples e decorre de vários fatores, recebendo influência das condições socioeconômicas, das mudanças na rotina diária das famílias, além de ter interferência do marketing das indústrias de alimentos. O aumento do acesso a informações disponíveis nas redes de comunicação tem causado impacto nas escolhas alimentares e consequentemente na saúde. A Educação Alimentar e Nutricional é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo uma importante estratégia para promoção da saúde. O cuidado com a alimentação da família requer uma consciência de que a alimentação envolve não somente os processos bioquímicos, mas todo um envolvimento social, político e econômico e de disponibilidade de alimentos, partindo do pressuposto que a alimentação saudável e adequada é um direito garantido por lei e que nem todos têm acesso a alimentos saudáveis e seguros do ponto de vista nutricional e ambientalmente sustentável. O presente trabalho teve como objetivo conhecer o perfil alimentar dos pais de escolares do 5º ano do ensino fundamental I da Escola Sesi Dom Bosco de São João del-Rei/MG, bem como avaliar seus conhecimentos sobre alimentação saudável, além de identificar quais determinantes das escolhas alimentares por parte dessas famílias. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado e participaram desta pesquisa 45 pais e ou responsáveis dos alunos, sendo um estudo transversal, quantitativo, de análise quantitativa descritiva. Foi verificado que a maioria das famílias ainda mantém uma alimentação tradicional brasileira, presente o arroz e feijão, leite, com um consumo de uma a duas frutas por dia, e revela a presença de legumes e verduras na alimentação em 84% dessas famílias. Todos os partícipes descrevem como saudáveis os alimentos in natura ou minimamente processados e como não saudáveis os ultraprocessados de acordo com a nova classificação do Guia Alimentar para a População Brasileira, mas sem mencionar questões como os modos de produção de alimentos, produtos agroecológicos, bem como valores afetivos e culturais que envolve o ato de se alimentar. Podemos concluir que a visão pluridimensional que envolve o ato de se alimentar não foi mencionada, pressupondo uma visão reducionista da alimentação. Os dados coletados e analisados servem de subsídios para propor uma Educação Alimentar e Nutricional que vá além do trabalho na escola, envolvendo também os pais que são responsáveis por formar os hábitos de seus filhos.
-
Mostrar Abstract
-
The change in eating habits in recent decades has impacted people's health and, as a result, Chronic Non-Communicable Conditions have increased every year in Brazil and around the world. Food choice is not a simple process and is the result of several factors, influenced by socioeconomic conditions, changes in families' daily routines, as well as interference from food industry marketing. Increased access to information available on communication networks has had an impact on food choices and consequently on health. Food and Nutritional Education is one of the guidelines of the National School Meals Program, being an important strategy for health promotion. Food and Nutritional Education is one of the guidelines of the National School Meals Program, being an important strategy for health promotion. Taking care of family nutrition requires an awareness that nutrition involves not only biochemical processes, but an entire social, political and economic involvement and food availability, based on the assumption that healthy and adequate nutrition is a right guaranteed by law and that not everyone has access to healthy and safe food from a nutritional and environmentally sustainable point of view. The present work aimed to understand the dietary profile of parents of students in the 5th year of elementary school I at School Sesi Dom Bosco in São João del-Rei/MG, as well as evaluate their knowledge about healthy eating, in addition to identifying which determinants of food choices made by these families. To collect data, a semi-structured questionnaire was applied and 45 parents and/or guardians of the students participated in this research, being a cross-sectional, quantitative study with descriptive quantitative analysis. It was found that the majority of families still maintain a traditional Brazilian diet, including rice and beans, milk, with consumption of one to two fruits per day, and reveals the presence of vegetables in the diet of 84% of these families. All participants describe natural or minimally processed foods as healthy and ultra-processed foods as unhealthy according to the new classification of the Food Guide for the Brazilian Population, but without mentioning issues such as food production methods, agroecological products, as well as affective and cultural values that involve the act of eating. We can conclude that the multidimensional view that involves the act of eating was not mentioned, presupposing a reductionist view of food. The data collected and analyzed serves as support to propose Food and Nutrition Education that goes beyond work at school, also involving parents who are responsible for forming their children's habits.
|
|
22
|
-
JOAO PEDRO ZUCCOLOTTO RODRIGUES DA SILVA
-
PROJETO CATIVA: Construção de Espacialidade Ecopoética em Prol da Ecologização Rizomática do Pensamento.
-
Orientador : MATEUS DE CARVALHO MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
LUIZ PINHEIRO DA GUIA
-
MATEUS DE CARVALHO MARTINS
-
RENATA DE SOUZA REIS
-
Data: 23/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Projeto CATIVA pretende desenvolver, em dois momentos - imaterial e material - uma espacialidade ecopoética a partir de técnicas bioconstrutivas com bambu em padrão geodésico, dando artisticamente o formato zoomorfo de um pássaro que será instalado no Campus Tancredo Neves (CTAN) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O primeiro momento do projeto endossa os motes do artista-pesquisador que, utilizando-se da autoetnografia cartográfica como método, busca ancorar-se no tema do enclausuramento como guarda-chuva para questionar criticamente o sistema patriarcal hegemônico, as formas de produção de bens e serviços insustentáveis, a verticalização dos espaços em contraponto às ideias inovadoras do Biodesign. Para isso, foi gerado um levantamento bibliográfico que aborda o entrelaçamento interdisciplinar dos conceitos acerca da Origem da Vida; da Geometria Sagrada; da Biomimética; do Design “fora da lei” criado por Richard Buckminster Fuller, bem como seus fundamentos, cosmovisão, filosofia e a contribuição de suas invenções para a humanidade. O segundo momento, diz respeito a práxis – bioconstrução e montagem da CATIVA. Durante esse processo, objetiva-se difundir conhecimentos e técnicas ancestrais a partir da matéria orgânica biodegradável: bambu. Pretende-se também estimular interações e intervenções site specfics, artísticas, colaborativas e ecologizadoras na tentativa de aproximar e reconectar os seres humanos aos meios naturais.
-
Mostrar Abstract
-
The CATIVA Project intends to develop, in two moments - immaterial and material - an ecopoetic spatiality based on bioconstructive techniques with bamboo in a geodesic pattern, artistically giving the zoomorphic shape of a bird that will be installed on the Tancredo Neves Campus (CTAN) of the Federal University of São João Del-Rei (UFMG) in Minas Gerais. The first moment of the project endorses the mottos of the artist-researcher who, using cartographic autoethnography as a method, seeks to anchor himself in the theme of enclosure as an umbrella to critically question the hegemonic patriarchal system, the forms of production of goods and unsustainable services, the verticalization of spaces in contrast to the innovative ideas of Biodesign. To this end, a bibliographical survey was generated that addresses the interdisciplinary interweaving of concepts about the Origin of Life; of Sacred Geometry; Biomimetics; of the “outlaw” Design created by Richard Buckminster Fuller, as well as its foundations, worldview, philosophy and the contribution of his inventions to humanity. The second moment concerns praxis – bioconstruction and assembly of CATIVA. During this process, the aim is to disseminate ancestral knowledge and techniques using biodegradable organic material: bamboo. It is also intended to stimulate site-specific, artistic, collaborative and environmentally friendly interactions and interventions in an attempt to bring human beings closer to and reconnect with natural environments.
|
|
23
|
-
PAULO JARBAS CARDOSO DA SILVA
-
Árvore Sujeito e as Escolas Rurais no Município de Serranos - MG
-
Orientador : ADRIANA GOMES DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA GOMES DO NASCIMENTO
-
HELOISA SOARES DE MOURA COSTA
-
RENATA DE SOUZA REIS
-
Data: 27/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste estudo, o conceito criado, Árvore Sujeito, se envolve com a análise crítica dos espaços das escolas rurais do sistema público de ensino e aprendizagem, no município de Serranos – MG, os quais, aqui denominamos de Territórios Cognitivos. Analisados em conjunto, Árvore Sujeito e Território Cognitivo, compõem os entendimentos da relação entre sujeitos, territórios e naturezas, a esta composição denominamos de Corponatureza. Atualmente esses espaços escolares rurais estão fechados e inoperantes, ou com outros usos, em decorrência do processo de nucleação escolar, desde o ano de 1996 até os dias atuais. Pergunta-se: 1. Estes espaços estão sendo ocupados? Se sim, com quais finalidades? 2. Há políticas públicas que prevêem investimento na manutenção, conservação e ampliação destes equipamentos públicos na zona rural, e para as atividades de ensino e aprendizagem nestas localidades? Como estão ocorrendo as relações entre as populações e os territórios, devido ao deslocamento imposto às comunidades rurais para a escola na sede urbana do município? Quem são os sujeitos dessas relações? Por meio da sistematização, ordenação e interpretação de dados; análise de resultado de ações experimentais e intervenções artísticas, deseja-se compreender como se dão as relações entre sistemas de governança, sujeitos, territórios e processos cognitivos. Busca-se refletir criticamente sobre as transformações socioambientais e suas consequências para as populações e para o território, em escala local, e suas implicações para a Natureza, em escala global. A experimentação metodológica transdisciplinar pautada no tripé: artes, urbanidades e sustentabilidade, estrutura o estudo da seguinte forma: 1. Pesquisa quali-quantitativa; 2. Revisão bibliográfica; 3. Intervenção individual/coletiva artística, agroecológica e cognitiva em espaço escolar público rural desativado do município de Serranos; 4. Envolvimento em parcerias para fins curatoriais em arte, cidade, natureza, agroecologia, filosofia e ativismo. A fundamentação teórica deste estudo parte das perspectivas da Cosmovisão Ameríndia, do Novo Constitucionalismo Latino Americano e do Bem Viver. Somam-se ainda as perspectivas históricas, arqueológicas, geopolíticas, ecológicas, econômicas, socioculturais, artísticas, tecnológicas e cognitivas, que contribuem para a reflexão sobre o que são: Territórios Cognitivos e quem é a Árvore Sujeito, dialogando ainda com a ancestralidade, o sagrado, a identidade e o pertencimento.
-
Mostrar Abstract
-
In this study, the concept created, Subject Tree, involves the critical analysis of the spaces of rural schools in the public teaching and learning system, in the municipality of Serranos – MG, which we here call Cognitive Territories. Analyzed together, Subject Tree and Cognitive Territory, make up the understanding of the relationship between subjects, territories and natures, this composition we call Corponature. Currently, these rural school spaces are closed and inoperative, or under other uses, as a result of the school nucleation process, from 1996 to the present day. Question: 1. Are these spaces being occupied? If yes, for what purposes? 2. Are there public policies that provide for investment in the maintenance, conservation and expansion of these public facilities in rural areas, and for teaching and learning activities in these locations? How are relations between populations and territories occurring, due to the displacement imposed on rural communities to school in the urban headquarters of the municipality? Who are the subjects of these relationships? Through systematization, ordering and interpretation of data; analyzing the results of experimental actions and artistic interventions, we want to understand how the relationships between governance systems, subjects, territories and cognitive processes occur. The aim is to critically reflect on socio-environmental transformations and their consequences for populations and the territory, on a local scale, and their implications for Nature, on a global scale. The transdisciplinary methodological experimentation based on the tripod: arts, urbanities and sustainability, structures the study as follows: 1. Quali-quantitative research; 2. Bibliographic review; 3. Individual/collective artistic, agroecological and cognitive intervention in a deactivated rural public school space in the municipality of Serranos; 4. Involvement in partnerships for curatorial purposes in art, city, nature, agroecology, philosophy and activism. The theoretical foundation of this study is based on the perspectives of the Amerindian Worldview, the New Latin American Constitutionalism and Good Living. In addition, there are historical, archaeological, geopolitical, ecological, economic, sociocultural, artistic, technological and cognitive perspectives, which contribute to the reflection on what they are: Cognitive Territories and who the Subject Tree is, also dialoguing with ancestry, the sacred, identity and belonging.
|
|
24
|
-
ÁLVARO PIERRE DE CARVALHO
-
Escritas sobre/na cidade: geo-grafias poéticas sobre o lugar
-
Orientador : FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO CARLOS QUEIROZ DO O FILHO
-
FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
-
ZANDRA COELHO DE MIRANDA
-
Data: 30/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A ideia central é trabalhar o conceito de lugar na perspectiva do local em minha cidade (Ipatinga/MG), e para isso me apoio no trabalho do geógrafo Yi-Fu Tuan, que alia o conceito de lugar às experiências. Com a pandemia e a quarentena, viajar não foi mais possível, a mobilidade foi reduzida e por isso o redescobrir a cidade foi uma realidade para muitos, para mim inclusive. Por isso, uma hipótese é de que o afeto das pessoas ao lugar acaba provocando mudança de comportamento sustentável, como proteção ao meio ambiente e ao patrimônio. Através de derivas pela cidade, tentei trazer minhas memórias, meus afetos (e desafetos), sentir como cada lugar me toca e provoca sensações. Tentei explorar a experiência, conforme Larrosa propõe.
-
Mostrar Abstract
-
The central idea is to work the concept of place through the perspective of the place in my city (Ipatinga/MG), and for that I rely on the work of geographer Yi-Fu Tuan, who combines the concept of place with experiences. With the pandemic and the quarantine, traveling was no longer possible, mobility was reduced and so rediscovering the city was a reality for many, including me. For some time now, I have gotten rid of the car and have been commuting by bicycle, and this has resulted in discoveries and new perspectives about the city and my living space. Therefore, one hypothesis is that people's affection for the place ends up causing a change in sustainable behavior, such as protecting the environment and heritage. Through drifts through the city, I tried to bring my memories, my affections, to feel how each place touches me and provokes sensations. I tried to explore the experience, as Larrosa proposes.
|
|
25
|
-
REBECA LIMA SOARES
-
A MEMÓRIA E A POÉTICA DA ROUPA EM NARRATIVAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS
-
Orientador : FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
-
ANA CAROLINA CRUZ ACOM
-
CHRISTINA GONTIJO FORNACIARI
-
FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
-
Data: 13/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa busca a poética e a subjetividade do vestir em práticas artísticas contemporâneas. A primeira parte desse fazer passa pela autobiografia, pela prática do Brechó de Trocas e pelo livro “O Casaco de Marx” de Peter Stallybrass. Essas três sessões entendem o vestir não apenas como uma necessidade social, mas também como um lugar histórico e afetivo. O objetivo dessa investigação é observar a poética e a vida social das coisas apresentadas nos trabalhos de Emily Spivack, Regina Galindo e Christian Boltanski desembocando no refletir do descarte e das implicações de entender o vestir como situação poética e histórica. O percurso dessa procura entende que pensar a roupa como um espaço afetivo pode levar a uma percepção mais sustentável do uso de roupas;
-
Mostrar Abstract
-
The present research seeks the poetics and subjectivity of dressing in contemporary artistic practices. The first part of this work involves autobiography, the practice of the Thrift Store and the book “Marx's Coat” by Peter Stallybrass. These three sessions understand dressing not only as a social necessity, but also as a historical and affective place. The objective of this investigation is to observe the poetics and the social life of the things presented in the works of Emily Spivack, Regina Galindo and Christian Boltanski, leading to the reflection of the discard and the implications of understanding dressing as a poetic and historical situation. The course of this search understands that thinking of clothes as an affective space can lead to a more sustainable perception of the use of clothes;
|
|
26
|
-
ISADORA FRANCO OLIVEIRA
-
CULTURA E PAISAGEM NA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE LOCAL
-
Orientador : FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
-
FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
-
THIAGO DE ANDRADE MORANDI
-
ALUIZIO BARBOSA DE OLIVEIRA NETO
-
Data: 14/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este projeto de pesquisa explora a paisagem cultural de São João del Rei, uma cidade no estado de Minas Gerais, Brasil, com ênfase na Serra do Lenheiro e sua biodiversidade. O estudo tem como objetivo compreender a relação entre cultura, identidade e o ambiente natural, bem como a formação da paisagem cultural por meio da interação entre uma paisagem natural e um grupo cultural. A pesquisa examina os conceitos de identidade cultural e cultura nacional, destacando sua conexão com particularidades sociais, culturais e geográficas. A memória desempenha um papel significativo na formação da identidade cultural, e diferentes grupos dentro de uma cultura nacional têm memórias diferentes associadas a objetos, imagens, gestos ou espaços. Para explorar ainda mais a paisagem cultural, o plano é criar novos padrões e estampas inspirados na morfologia de espécies coletadas localmente. Isso envolverá o estudo de catálogos de plantas, visitas \textit{in loco} a áreas de preservação ambiental e a utilização do design como ferramenta para valorizar a cultura e identidade local. O processo de design visa destacar a importância da preservação das identidades locais e das expressões culturais. Os esforços de conservação são cruciais para manter a diversidade cultural e biológica. Ao proteger paisagens culturais tradicionais, é possível salvaguardar tanto o patrimônio cultural quanto o ambiente para as gerações futuras. A pesquisa busca promover a valorização da cultura brasileira e dos elementos naturais, fomentando práticas coletivas e perpetuando a memória. Em conclusão, este estudo explora a paisagem cultural de São João del Rei e destaca a relação entre cultura, identidade e meio ambiente. O foco está na importância da conservação para preservar a diversidade biológica e a história cultural, ao mesmo tempo em que visa conservar o valor cultural por meio do estudo de espécies nativas e do desenvolvimento de novas estampas influenciadas pela flora local.
-
Mostrar Abstract
-
This research project explores the cultural landscape of São João del Rei, a city in the state of Minas Gerais, Brazil, with an emphasis on Serra do Lenheiro and its biodiversity. The study aims to understand the relationship between culture, identity and the natural environment, as well as the formation of the cultural landscape through the interaction between a natural landscape and a cultural group. The research examines the concepts of cultural identity and national culture, highlighting their connection with social, cultural and geographic particularities. Memory plays a significant role in the formation of cultural identity, and different groups within a national culture have different memories associated with objects, images, gestures or spaces. To further explore the cultural landscape, the plan is to create new patterns and prints inspired by the morphology of locally collected species. This will involve the study of plant catalogues, on-site visits to environmental preservation areas and the use of design as a tool to enhance local culture and identity. The design process aims to highlight the importance of preserving local identities and cultural expressions. Conservation efforts are crucial to maintaining cultural and biological diversity. By protecting traditional cultural landscapes, it is possible to safeguard both cultural heritage and the environment for future generations. The research seeks to promote the appreciation of Brazilian culture and natural elements, encouraging collective practices and perpetuating memory. In conclusion, this study explores the cultural landscape of São João del Rei and highlights the relationship between culture, identity and the environment. The focus is on the importance of conservation to preserve biological diversity and cultural history, while also aiming to conserve cultural value through the study of native species and the development of new prints influenced by local flora.
|
|
27
|
-
RICARDO MACEDO TEIXEIRA
-
O LUGAR INCOMUM E O FLUTUAR DAS BICICLETAS: Um estudo sobre arte movente, design, sustentabilidade e bem estar.
-
Orientador : PAULO HENRIQUE CAETANO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEONARDO FUKS
-
PAULO HENRIQUE CAETANO
-
RENATA DE SOUZA REIS
-
Data: 19/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção artística empregada na construção de novos modelos de bicicletas na cidade de Afuá, localizada ao norte da ilha de Marajó, PA. Fazer um levantamento dessa produção artística e avaliar a condição urbana sustentável usando como ferramenta de apoio o livro Design For a Real World de Victor Papanek. Um estudo de caso abrangendo arte, urbanidade e sustentabilidade. Pretende-se, também, fazer um estudo Interdisciplinar da criação dos novos modelos de bicicleta tendo como princípio a Lei Municipal n° 201/20022 que entrou em vigor em Afuá há quase 20 anos, proibindo o trânsito de veículos motorizados pela cidade. Analisar os possíveis avanços ambientais ocorridos na pequena cidade após essa lei entrar em vigor. É relevante a criação de uma cartografia sobre o tema.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this research is to analyze the artistic production used in the construction of new bicycle models in the city of Afuá, located north of the island of Marajó, PA. Conduct a survey of this artistic production and evaluate the sustainable urban condition using the book Design For a Real World by Victor Papanek as a support tool. A case study covering art, urbanity and sustainability. It is also intended to carry out an Interdisciplinary study on the creation of new bicycle models based on Municipal Law No. 201/20022, which came into force in Afuá almost 20 years ago, prohibiting the movement of motorized vehicles through the city. Analyze the possible environmental advances that occurred in the small city after this law came into force. It is important to create a cartography on the topic.
|
|