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Dissertações |
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TALITA SIMONE DE PAULA DA SILVA
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Os movimentos urbanos independentes: Símbolos de resistência e formação humana
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Orientador : RENATA DE SOUZA REIS
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MEMBROS DA BANCA :
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MARLENE DE PAULA PEREIRA
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MATEUS DE CARVALHO MARTINS
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RENATA DE SOUZA REIS
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Data: 08/01/2021
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Os movimentos socias, vêm de décadas de lutas por direito e equidade. Utilizando o estudo de caso de caráter exploratório descritivo e a análise de conteúdo, analisou-se aqui as ações de quatro grupos: Agricultura de Pé no Chão, Coletivo Pirilampo, Cor&Ação e Filhos das Estrelas, todos eles da cidade de Barbacena-MG. Diante do cenário de paralisação das atividades presenciais, a pesquisa foi baseada em ações anteriores à 2020 e em suas redes sociais. No primeiro capítulo relacionamos os movimentos urbanos a conceitos como arte, urbanidade e sustentabilidade. No segundo capítulo, foi trabalhado o estudo de caso, destacando e discutindo sobre as atividades de cada grupo, associando com os temas de destaque. Enquanto o terceiro capítulo, se baseia na análise de conteúdo articulada a partir das redes sociais desses movimentos, gerando dados qualitativos, que permitiram entender melhor os discursos dos mesmos e suas aplicabilidades práticas. O capítulo quatro e último, trabalhou-se a discussão dos movimentos sociais, que mesmo sem se considerarem núcleos de educação não-formal, podem ser entendidos como tal; como agentes de formação transdisciplinar, humana e ecológica. Por fim, articulou-se a visão da pesquisadora, seu percurso até esse tema de pesquisa e seus projetos artísticos oriundos desse trabalho. Com base nos dados e estudos realizados, foi possível reafirmar a extrema necessidade dos movimentos sociais, em suas mais diversas possibilidades, nos processos de formação social, ambiental e política, tanto em seus ideais, como em suas ações.
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Social movements come from decades of struggles for rights and equity. Using a descriptive exploratory case study and content analysis, the actions of four groups were analyzed: Agricultura de Pé no Chão, Coletivo Pirilampo, Cor&Ação and Filhos das Estrelas, all of them from the city of Barbacena, Minas Gerais. Given the scenario of suspention of presential activities, the research was based on actions prior to 2020 and on its social networks. In the first chapter we relate urban movements to concepts such as art, urbanity and sustainability. In the second chapter, the case study was worked on, highlighting and discussing the activities of each group, associating with the highlighted themes. While the third chapter, is based on the analysis of content articulated from the social networks movements, generating qualitative data, which allows a better understanding of their speeches and their practical applicability. Chapter four and the last, can be understood as such, can be understood as such; as agents of transdisciplinary, human and ecological training. Finally, the researcher's vision, her journey to this research theme and her artistic projects arising from this work were articulated. Based on the data and studies conducted, it was possible to reaffirm the extreme need of social movements, in their most diverse possibilities, in the processes of social, environmental and political formation, both in their ideals and actions.
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GRASIELE MOREIRA SILVA
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“Hortar e Colher: Aprendizagem ambiental e ressignificação na escola”
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Orientador : RENATA DE SOUZA REIS
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MEMBROS DA BANCA :
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VINÍCIUS ALBANO ARAÚJO
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RENATA DE SOUZA REIS
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SERGIO GUALBERTO MARTINS
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Data: 02/02/2021
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A inclusão de hortas escolares no meio urbano pode trazer inúmeros benefícios como o contato com o meio natural, estimular bons hábitos alimentares e promover a educação ambiental. Essa pesquisa foi realizada na Escola Estadual Idalina Horta Galvão, em São João del-Rei – MG, com alunos do 4º e 5º anos do Fundamental I, tendo como objetivo avaliar como a transformação do espaço escolar em uma horta agroecológica pode influenciar no aprendizado ambiental, na segurança alimentar e na ressignificação do recinto escolar. Este estudo orientou-se pelo processo construtivo da Agroecologia, por meio do pensamento sistêmico e da transdisciplinaridade para levar preceitos de agricultura sustentável ao âmbito educacional. A pesquisa teve abordagem qualitativa, elegeu-se uma metodologia participativa, por meio de oficinas pedagógicas, do trabalho coletivo e como inspiração a Metodología Tierra de niñas, niños y jóvenes para el buen vivir (TiNi), que atua no sentido de ajudar crianças a entenderem seu papel no desenvolvimento sustentável nas cidades. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas por meio de questionário, diário de campo e fotografias, sendo estas informações coletadas através da observação participante. Dentre os resultados alcançados destacam-se a apropriação e sentimento de pertencimento das crianças pela horta, a incrementação da merenda escolar com alimentos frescos e saudáveis, a melhoria das relações interpessoais durante as atividades, a revitalização paisagística de diversos ambientes da escola e o uso de práticas agrícolas sustentáveis. Dessa forma, entende-se que as vivências na horta agroecológica escolar podem propiciar inúmeros benefícios como o contato com espaços naturais, a melhoria da alimentação escolar e a reflexão acerca da nossa problemática ambiental.
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The inclusion of school gardens in the urban environment can bring numerous benefits such as contact with the nature, encourage good eating habits and promote environmental education. This research was held at the State School Idalina Horta Galvão, in São João del-Rei - MG, with students from 4th and 5th year of basic schooling. The study aims evaluate how the school space’s transformation into an agroecological garden may lead to environmental learning, food safety and the resignificance of the school grounds. This study was guided by the constructive process of Agroecology, through systemical thinking and transdisciplinarity to bring precepts of sustainable agriculture to the educational scope. The research had a qualitative approach, a participatory methodology of collective work was chosen, through pedagogical workshops. The Methodology Tierra de niñas, niños y jóvenes para el buen vivir (TiNi) was important inspiration, once it acts helping children to understand their role in sustainable development in cities. The techniques applied for data collection were: interviews and questionnaires, field diary and photographs collected through participant observation. Among the achieved results, stand out the followings: the children’s appropriation and sense of belonging of the garden, the increase of the school’s meals with fresh and healthy food, the interpersonal relationships’ improvement during activities, the revitalization of the landscape of different environments in the school and the increase of sustainable agricultural practices. Thus, it is comprehended that the experiences in the agroecological school garden can provide innumerable benefits such as contact with natural spaces, an improvement in school meals and a reflection on our environmental problem.
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NAIARA VIRGÍNIA DA SILVA
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O ensino do teatro no ambiente prisional: o jogo teatral como metodologia de ensino para se pensar em arte, urbanidade, sustentabilidade e decolonidade
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Orientador : ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
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EDUARDO BENTO PEREIRA
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MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI
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Data: 04/02/2021
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Esta dissertação discorre sobre as possibilidades que o jogo teatral proporciona ao trabalho transdisciplinar, tendo como arcabouço a sustentabilidade, a urbanidade e a decolonidade e utilizando as perspectivas de reflexão e de se colocar no lugar do outro que, muitas vezes, a arte da cena proporciona. Acredita-se que o jogo possibilita o fortalecimento da identidade das pessoas envolvidas no que tange ao espaço urbano, ao senso comunitário, à exaltação da sua cultura individual e local e à reflexão sobre seu lugar na sociedade, elementos que, frequentemente, são silenciados pelo processo de sobrevivência seja na comunidade, seja no interior do sistema prisional. O local onde a pesquisa foi desenvolvida, a Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza, é espaço formal de educação voltado para jovens e adultos privados de liberdade. A finalidade deste estudo foi realizar e discutir com eles como o jogo teatral pode articular a realização de debates sobre artes, urbanidades, sustentabilidade e decolonidade por indivíduos privados de liberdade, por meio de uma proposta de oficina/vivência, querespeita a cultura do estudante e o faça refletir sobre a sociedade, como ela é formada e os motivos coloniais nela existentes, os quais o levaram a ter sua liberdade cerceada. Tendo em vista os problemas advindos da pesquisa, que a levaram a passar por diversas alterações, e, considerando que a metodologia utilizada foi a cartográfica, apresentamos, cartograficamente, os afetos e perceptos dos percalços que nos levaram a apresentar a proposição a que chegamos.
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This dissertation argues about the possibilities that the theatrical game provides to transdisciplinary work, having as framework the sustainability, urbanity and decolonity using the perspectives of reflection and putting oneself in the other's place that, often, the art of scene provides. It is believed that the game enables the strengthening of the involved people identities in regard to urban space, to communitary sense, to exaltation of their individual and local culture and to the reflection about their place in society, elements that are often silenced by the survival process whether in the community or inside prisional system. The place where the research was carried out, the State School Detective Marco Antônio de Souza, is a formal educational space turned to young people and adults deprived of their liberty and the purpose of this study was to carry out and discuss with them how theatrical game can articulate debates about arts, urbanities, sustainability and decolonity by individuals deprived of their liberty, through a workshop/experience proposal that respects the student's culture and makes them to reflect about society, how it is formed and the colonial motives in it that led them to have their freedom curtailed. In view of the problems arising from the research, which led it to undergo several changes and, considering that the methodology used was cartographic, we present here cartographically, the affections and perceptions of the mishaps that led us to present the proposal to which we arrived.
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IGINO DE OLIVEIRA SILVA JÚNIOR
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Projeto Renda-se: A Apropriação Criativa de Espaços Urbanos Promovida por Interfaces Lúdicas
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Orientador : MARCELA ALVES DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELA ALVES DE ALMEIDA
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ZANDRA COELHO DE MIRANDA
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BRUNO MASSARA ROCHA
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Data: 12/02/2021
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Esta dissertação tem como objeto de estudo o projeto de um Ambiente Interativo intitulado “Renda-se ao Alto das Mercês” realizado no Fortim dos Emboabas, São João del-Rei/MG, com o objetivo de investigar como a ativação de espaços urbanos — realizada por meio da arte interativa — pode contribuir para a sustentabilidade social. Busca-se analisar como estes ambientes podem ser utilizados como ferramenta de promoção de diálogo social e avaliar as implicações sócioespaciais que emergem da apropriação criativa desses ambientes. Esta pesquisa se insere no paradigma da complexidade, tendo em vista que aborda vários campos do conhecimento e considera necessário o estabelecimento de uma visão transdisciplinar que os atravesse. Neste trabalho, desenvolvem-se articulações entre arte, urbanismo e tecnologia, perpassando por temas relacionados à computação, teoria dos jogos, cibernética, processos artísticos, entre outros. Neste contexto, observa-se que o jogo é base fundamental para estabelecer processos de interação e de articulação de conhecimentos e viabilizar a participação ativa do usuário permitindo apropriação do espaço e novos modos de se relacionar com o espaço público. Dentro das ferramentas do Research by Design, procedimento metodológico adotado para a dissertação, admite-se a prática artística como ferramenta de pesquisa visando a transformação social por meio do diálogo e considerando os Ambientes Interativos em espaços urbanos um potente canal de comunicação para a sua criação coletiva.
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This work seeks to study a project of an Interactive Environment entitled “Renda-se ao Alto das Mercês” held in Fortim dos Emboabas, São João del-Rei / MG. It aims to investigate how the activation of urban spaces — performed through interactive art — can contribute to social sustainability. It seeks to analyze how these environments can be used as a tool for promoting social dialogue and to evaluate the socio-spatial implications that emerge from the creative appropriation of these environments. This research fits into the paradigm of complexity, as it addresses various fields of knowledge and considers that is necessary to establish a transdisciplinary vision that crosses them. Therefore, articulations between art, urbanism and technology are developed, covering themes related to computing, game theory, cybernetics, artistic processes, among others. In this context, it is observed that the game is a fundamental basis for establishing processes of interaction and knowledge articulation, enabling the active participation of the user and allowing the appropriation of public spaces in new ways. Within the tools of Research by Design, the methodological procedure adopted for this work, an artistic practice is accepted as a research tool aiming at social transformation through dialogue and considering Interactive Environments in urban spaces as a powerful communication channel since its collective creation.
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VERA GUIMARÃES CAMPOS
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O EMPODERAMENTO FEMININO E A AGROECOLOGIA TRANSFORMANDO O MEIO E OS SUJEITOS – UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO NOSSA HORTA
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Orientador : SERGIO GUALBERTO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIS DE ARAÚJO MIRANDA
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RENATA DE SOUZA REIS
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SERGIO GUALBERTO MARTINS
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Data: 12/02/2021
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Este estudo trata de uma horta comunitária agroecológica, feita por mulheres, no município de Santa Cruz de Minas – MG, denominada Nossa Horta. O objetivo geral do trabalho foi perceber as transformações que esse projeto produz no meio em que se insere e nas mulheres que integram a horta. Foi realizada uma pesquisa teórica, bibliográfica e documental, sobre os componentes teóricos presentes na horta, que explora os conceitos: desigualdade de gênero, empoderamento feminino, feminismo, ecofeminismo, Agroecologia e agricultura urbana, como arcabouços teóricos e práticos capazes de promover a regeneração ambiental e social. A partir de entrevistas, da pesquisa documental e da observação participante, foi feita uma análise da Nossa Horta sob diferentes aspectos relacionados à pesquisa teórica. Foram aqui descritas quatro vivências oferecidas pela autora junto às integrantes do projeto no decorrer da pesquisa, relacionadas às temáticas do empoderamento feminino e da consciência ambiental. Esta pesquisa identificou que a Nossa Horta colabora para o bem-estar social da comunidade em que está inserida e impacta positivamente o meio ambiente urbano, constituindo um canal de promoção do empoderamento feminino e da consciência ambiental das pessoas envolvidas. Este trabalho demonstra que a Nossa Horta é uma ação com força política, que merece ser reproduzida em outros locais e contextos. Trata-se este projeto socioambiental, de uma iniciativa local que apresenta soluções para problemas globais e, para que tenha continuidade, deve ser pensado como uma política pública.
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This research concerns an agroecological community garden, made by women, in the city of Santa Cruz de Minas - MG, named Nossa Horta. The general goal of this research was to observe the transformations that this project produces in the environment in which it is inserted and in the women who participate in it. A theoretical, bibliographic and documentary research was carried out on the theoretical components present in the garden, which explores the concepts: gender inequality, female empowerment, feminism, ecofeminism, Agroecology and urban agriculture, as theoretical and practical frameworks capable of promoting environmental and social regeneration. From interviews, documentary research and participant observation, was conducted an analysis of Nossa Horta under different aspects related to theoretical research. Four practical experiences offered by the author to the project members during the research, related to the themes of female empowerment and environmental awareness, were included and described here. This research identified that Nossa Horta collaborates for the social well-being of the community in which it operates and positively impacts the urban environment, constituting a channel to promote female empowerment and environmental awareness of the people involved. This work demonstrates that Nossa Horta is an action with political force, which deserves to be reproduced in other places and contexts. This socio-environmental project is a local initiative that presents solutions to global problems and, in order to have continuity, it must be thought of as a public policy.
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MARIANA VICENTINI PEREIRA
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COMUNIDADES TRADICIONAIS E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS ENVOLVIDOS NO SNUC
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Orientador : SERGIO GUALBERTO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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SERGIO GUALBERTO MARTINS
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MATEUS DE CARVALHO MARTINS
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IARA FREITAS LOPES
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MARIA DAS GRAÇAS ALVES COSTA
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Data: 22/02/2021
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É frequente a discussão envolvendo a conservação de Áreas Naturais e os conflitos ambientais surgidos desse processo. A preocupação em preservar e conservar recursos naturais se intensificou em decorrência do modo como a sociedade tem atuado inconsequentemente nessas áreas, sobretudo pela pressão urbana, a produção desordenada de resíduos, atividades agropecuárias, mineração e desmatamento. Diante do exposto, o foco da pesquisa foi avaliar como o SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza) tem garantido os direitos e justiça social de povos tradicionais, assegurando a manutenção da identidade sociocultural dos mesmos, além de exercer seu propósito elementar: proteger essas áreas naturais, que são consideradas estratégicas para a conservação da natureza. Para realizar a pesquisa foi necessário utilizar a base de dados dos conflitos ambientais disponibilizados pelo GESTA (Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG), que contribuiu diretamente para a construção de tabelas que facilitaram a análise com o objetivo de compreender se o SNUC corrobora ou não para minimizar os conflitos socioambientais encadeados pela criação de Unidades de Conservação. O que ficou constatado após a pesquisa é que os conflitos listados pelo GESTA poderiam ter sidos evitados se a legislação fosse aplicada de forma correta, ou seja: o SNUC está em conformidade com a demanda atual, e ainda é a melhor ferramenta para a preservação/conservação da natureza. Além disso, a presente pesquisa listou os marcos históricos importantes que contribuíram para a criação da legislação atual (SNUC) e analisou seus pressupostos e a quantidade existente de áreas destinadas à preservação/conservação de áreas ambientais no estado de Minas Gerais em comparação com o país, destacando assim como está a conservação dos biomas existentes na região. Após realizar a pesquisa e levantar discussões a respeito dos conflitos observados, foi possível relatar uma experiência vivenciada pela autora na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns no estado do Pará, na qual foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa através de questionário com os povos locais, que auxiliaram na compreensão de como é o modo de vida de povos tradicionais que subsistem nessas áreas preservadas.
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There is frequent discussion involving the conservation of Natural Areas and the environmental conflicts arising from this process. The concern with preserving and conserving natural resources has intensified as a result of the way society has acted inconsequentially in these areas, mainly due to urban pressure, the disordered production of waste, agricultural activities, mining and deforestation. Given the above, the focus of the research was to assess how the SNUC (National System for the Conservation of Nature) has guaranteed the rights and social justice of traditional peoples, ensuring the maintenance of their sociocultural identity, in addition to exercising its elementary purpose: protect these natural areas, which are considered strategic for nature conservation. In order to carry out the research, it was necessary to use the database of environmental conflicts provided by GESTA (UFMG Study Group on Environmental Issues), which directly contributed to the construction of tables that facilitated the analysis in order to understand whether the SNUC corroborates or not to minimize socio-environmental conflicts linked to the creation of Conservation Units. What was found after the research is that the conflicts listed by GESTA could have been avoided had the legislation been applied correctly, that is: SNUC is in compliance with current demand, and is still the best tool for preservation / nature conservation. In addition, the present research listed the important historical milestones that contributed to the creation of the current legislation (SNUC) and analyzed its assumptions and the existing amount of areas destined to the preservation / conservation of environmental areas in the state of Minas Gerais in comparison with the country , thus highlighting the conservation of existing biomes in the region. After conducting the research and raising discussions about the observed conflicts, it was possible to report an experience lived by the author in the Tapajós-Arapiuns Extractive Reserve in the state of Pará, in which a quantitative research was carried out through a questionnaire with the local people, who helped in the understanding of the way of life of traditional peoples who remain in these preserved areas.
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RODRIGO PINHEIRO DA SILVA
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(Como revelar uma) gravura imaterial (?)
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Orientador : EDUARDO BENTO PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE SÁ BARRETTO DA PAIXÃO
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EDUARDO BENTO PEREIRA
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MARCIA SAEKO HIRATA
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Data: 05/04/2021
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O presente trabalho procura compartilhar sob a cunhagem de um novo conceito (Gravura Imaterial / gravura imaterial) as gravações internas encontradas na relação
entre memórias e sentimentos. Trata-se, então, de uma percepção artística do artista- pesquisador que a utilizou para entender o processo de desenvolvimento urbano
contemporâneo no município que passou a acolhê-lo ao final de 2015 (Tiradentes, Minas Gerais). Para isso, o artista recorre não só sua leitura poética de mundo contida no conceito proposto, mas também a metodologia da cartografia e a intelectuais como Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Buyng Chul-Han, Andre Gorz, Gilles Lipovetsky, Jean Serroy, Ailton Krenak entre outros. Traçando um paralelo assim com a sua poética, as vivências na cidade que o acolhe e um pensamento filosófico.
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The present work seeks to share under the minting of a new concept (Immaterial Engraving / Immaterial Engraving) the internal engravings found in the list between memories and feelings. It is, then, an artistic perception of the artist-researcher who used it to understand the urban development process contemporary in the municipality that started to host it at the end of 2015 (Tiradentes, Minas Gerais). For this, the artist resorts not only to his poetic reading of the world contained in proposed concept, but also the methodology of cartography and intellectuals as Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Buyng Chul-Han, Andre Gorz, Gilles Lipovetsky, Jean Serroy, Ailton Krenak among others. Drawing a parallel like that with his poetics, the experiences in the city that welcomes him and a philosophical thought.
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FÁBIO DOS PASSOS CARVALHO
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PAISAGENS SONORAS: O TOQUE DOS SINOS NA ERA DIGITAL
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Orientador : FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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MEMBROS DA BANCA :
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ALUIZIO BARBOSA DE OLIVEIRA NETO
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ANDRE GUILHERME DORNELLES DANGELO
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FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
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MARCOS EDSON CARDOSO FILHO
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PAULO HENRIQUE CAETANO
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Data: 15/04/2021
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Os toques dos sinos e o ofício de sineiro em Minas Gerais são manifestações culturais tradicionais registradas no Livro de Registro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2009. Estas práticas, ligadas à atividade comunicacional e festiva-religiosa, perduram vigorosamente em São João del-Rei e caracterizam sua paisagem sonora, tornando-a conhecida como “Cidade dos Sinos”. Entretanto, diante do atual cenário de advento tecnológico, interferências nesta expressão tradicional podem catalisar mutações ou até resultar em interferências significativas em seus formatos originais. Desta forma, neste trabalho, procura-se por meio da compreensão dos contornos assumidos pelo som do sino na atualidade, utilizá-lo como ponto de partida para duas ações que utilizam das tecnologias ubíquas para produzir, reproduzir e difundir significâncias sobre estes bens culturais. São elas: uma instalação artística e um site acervístico. Metodologicamente, a pesquisa divide-se em: pesquisa bibliográfica, gravações em campo e produção de atividades práticas. Espera-se que todo o trabalho seja capaz de promover valores da cultura sineira ao utilizar-se de ferramentas tecnológicas que, paradoxalmente e potencialmente, contribuem para a sua obsolescência. Como considerações finais apresentam-se uma descrição do percurso realizado durante o mestrado e interpretação de uma utilização dos meios tecnológicos como vetores de valorização e proteção cultural.
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The ringing of the bells and the bells craft in Minas Gerais are traditional cultural manifestations registered in the Book of Registration of Forms of Expression of the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN), since 2009. These practices, linked to the communicational, religious and festive activity, persist vigorously in São João del-Rei and characterize its soundscape, making it known as “City of Bells”. However, due the current scenario of technological advances, interferences in this traditional expression can catalyze mutations or even result in significant losses. In this way, it is sought, through the understanding of the contours assumed by the sound of the bell today, to use it as a starting point for two actions that use ubiquitous technologies to produce, reproduce and diffuse meanings about these cultural goods. They are: an artistic installation and an colletion website. Methodologically, a research is divided into: bibliographic research, field recordings and production of practical activities. It is expected that the work will be able to promote values of the bell culture by using technological tools that contribute to its obsolescence, paradoxically and potentially.
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TÁSSIA MURAD ABREU
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I. A consciência do vestir-se de consciência – poéticas sustentáveis
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Orientador : ZANDRA COELHO DE MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ZANDRA COELHO DE MIRANDA
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ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
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LUCIANA MOURÃO ARSLAM
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Data: 16/04/2021
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A consciência do vestir-se de consciência – poéticas sustentáveis Resumo:
Pensando o vestir como atividade artística, a arquitetura e o urbanismo como corpos estendidos vestíveis nos espaços urbanos, e a comunicação dialógica como sustentabilidade vestível aplicada na contemporaneidade, o projeto toma corpo como intervenção
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socioeducativo e como poéticas artísticas visuais e socioculturais, exploradas de maneira artivista ao desenvolver o vestir nas especificidades – espaço, memória, comunicação e tecnologias sustentáveis. O projeto transdisciplinar busca revelar uma pesquisa consistente e nova relacionando as áreas; atuar com práticas artísticas que acontecerão em São João del- Rei (MG) – especificamente no Fortim dos Emboabas e na Galeria Adro – feitas com comunidade do Alto das Mercês e pesquisadores de diversas áreas da UFSJ; e promover vivências educomunicativas com o público nestes centros, valendo-se de momentos da arte e sua sustentabilidade ao promover justiça social, registro histórico e iconográfico dos processos e conteúdos. Como produto pretende-se uma exposição artística, um catálogo/ vídeo de registro dos processos conduzidos e a publicação da pesquisa.
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Thinking about dressing as an artistic activity, architecture and urbanism as extended wearable bodies in urban spaces, and dialogical communication as wearable sustainability applied in contemporary times, the project takes shape as an intervention socio-educational and as visual and socio-cultural artistic poetics, explored in an artivist manner when developing dress in specificities - space, memory, communication and sustainable technologies. The transdisciplinary project seeks to reveal consistent and new research relating the areas; working with artistic practices that will take place in São João del-Rei (MG) - specifically at Fortim dos Emboabas and Galeria Adro - made with the community of Alto das Mercês and researchers from different areas of UFSJ; and to promote educommunicative experiences with the public in these centers, using moments of art and its sustainability to promote social justice, historical and iconographic record of processes and contents. The product is intended for an artistic exhibition, a catalog / video recording the processes conducted and the publication of the research.
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THAMIRES CRISTINA DA SILVEIRA
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PERCURSOS NA ARTE E NA SAÚDE MENTAL:
Narrativas Expressivas de um caminho do Pântano à Lagoa
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Orientador : PAULO HENRIQUE CAETANO
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO HENRIQUE CAETANO
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ZANDRA COELHO DE MIRANDA
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ELIZABETH FREIRE DE A. LIMA
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Data: 12/05/2021
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Esta pesquisa propôs uma reflexão teórica, prática e artística acerca das relações entre Arte e Saúde Mental. Para tanto buscou-se, através de um exercício cartográfico afetivo, apresentar o trabalho com atividades expressivas realizado pelo CAPS-I Bernardo Teixeira Amorim. No trabalho de campo nessa instituição, foram coletados, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, uma gama de dados importantes para se pensar como as Artes vêm sendo inseridas no contexto da Saúde Mental. Como parâmetro de observação, tomou-se o trabalho desenvolvido por Nise da Silveira, que traz elementos de um processo de construção de uma prática pautada na expressão, liberdade e afeto. Seu conceito de ‘afeto catalisador’ foi de grande importância para a compreensão dos dados obtidos em campo e para a condução do processo artístico. Além desse elemento afetivo importante para a criação, foram utilizadas como referências estéticas a obra Nau dos Loucos de Bosch, encontrada em A História da Loucura, de Foucault; a obra A Barca do Sol, de Carlos Pertuis, apresentada em Imagens do Inconsciente, de Nise da Silveira; e um dos barcos de Arthur Bispo do Rosário, encontrado em uma fotografia de registro da exposição A alguns Centímetros do Chão. O processo de criação artística se relaciona intimamente com o referencial teórico trabalhado no texto e vice-versa, a partir de uma experimentação inspirada na cartografia guiada pelos afetos (DELEUZE e GUATTARI). O trabalho confirma a necessidade de se buscar a criação como elemento de construção de uma política de Saúde Mental humanizada, sendo o cuidado concebido de forma ampliada, com destaque para a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na construção de diálogos no âmbito educacional e na formação de novos profissionais, psicólogos, artistas e outros, mais sensíveis, humanos e criadores.
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This thesis proposed a theoretical, practical and artistic reflection about the relationship between Art and Mental Health. It sought, through an affective cartographic exercise, to present the work with expressive activities carried out by CAPS-I Bernardo Teixeira Amorim. During the fieldwork in this institution, a range of important data was collected, through semi-structured interviews and participant observation, in order to think how the Arts have been inserted in the context of Mental Health. As an observation parameter, we took the work developed by Nise da Silveira, who brings elements of a construction process of a practice based on expression, freedom and affection. Her concept of "catalyzing affection" was of great importance for the understanding of the data obtained in the field and for conducting the artistic process. Besides this important affective element for the creation, we used as aesthetic references the Bosch’s Nau dos Loucos, found in Foucault’s History of Madness; the painting A Barca do Sol, by Carlos Pertuis, presented in Imagens do Inconsciente, by Nise da Silveira; and one of the boats by Arthur Bispo do Rosário, found in a photograph at the exhibition A alguns Centímetros do Chão. The process of artistic creation is closely related to the theoretical work reviewed in the text and vice-versa, as an experiment inspired by a cartography guided by affections (DELEUZE and GUATTARI). The work confirms the need to seek creativity as an element for construction of a humanized Mental Health policy, with care conceived in a broadened form, with emphasis on interdisciplinarity and transdisciplinarity in the construction of dialogues in the educational field and in the formation of new professionals, psychologists, artists and others, more sensitive, human and creative.
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GRAZIELA DE FÁTIMA SOUZA CARMO
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CARTOGRAFIA AFETIVA EM PRAÇA: UM OLHAR PARA PLANEJADORES-EDUCADORES (IN)VISÍVEIS
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Orientador : FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
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MEMBROS DA BANCA :
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KELLY CRISTINA MAGALHÃES
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FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
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INES KARIN LINKE FERREIRA
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JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
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LEANDRO GARCEZ TARGA
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Data: 17/05/2021
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A pesquisa tem como finalidade cartografar os afetos evocados em encontros promovidos em um estágio docente, compreendendo os fatores que norteiam as ações dos planejadores-educadores. Ao mapear os afetos da pesquisadora que conectam o território, o qual é contemplado pelos componentes vivos, físicos e a memória histórica em praças públicas da cidade mineira de São João del-Rei, houve a participação de vários atores sociais, todos conceituados como planejadores-educadores: os discentes matriculados na disciplina e a população transeunte, tal como moradores das proximidades e população em situação de rua. Ao cartografar os afetos pretendeu-se também vislumbrar a experiência cotidiana nos micro-contextos urbanos, ao perceber os movimentos que compõem estes múltiplos corpos nos territórios, compreendendo, portanto, os olhares e sentidos dos territórios com a população envolvida. A metodologia parte da cartografia esquizoanalítica de Gilles Deleuze e Félix Guattari, onde rizomaticamente utilizou-se de registros fotográficos, diário de campo, diálogos não estruturados, composição conjunta de mapas e confecção de produtos materialmente artísticos. Estimou-se registrar a forma de viver anterior à pandemia do novo coronavírus em 2020, expondo afetos como uma forma de também expor desigualdades e a arte construída da população em situação de rua, explicitando-os como atores sociais ativos
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The research aims to map the affections evoked in meetings promoted in a teaching internship, understanding the factors that guide the actions of planners-educators. When mapping the affections of the researcher that connect the territory, which is contemplated by living, physical components and historical memory in public squares in the city of São João del-Rei, there was the participation of several social actors, all of whom are regarded as planners- educators: students enrolled in the discipline and the passerby population, as well as residents of the neighborhood and the homeless. When mapping affections, it was also intended to glimpse the daily experience in urban micro-contexts, by perceiving the movements that make up these multiple bodies in the territories, thus understanding the views and meanings of the territories with the population involved. The methodology starts from the schizoanalytic cartography of Gilles Deleuze and Félix Guattari, where rhizomatically it was used photographic records, field diary, unstructured dialogues, joint composition of maps and making of materially artistic products. It was estimated to record the way of living prior to the pandemic of the new coronavirus in 2020, exposing affections as a way to also expose inequalities and the built art of the homeless population, making them explicit as active social actors.
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LARA MAIA MENDONÇA
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A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ENTRE RIOS DE MINAS NA PERSPECTIVA DO FENÔMENO URBANO: O MUTIRÃO CULTURAL COMO PRÁXIS URBANA
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Orientador : MARCIA SAEKO HIRATA
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MEMBROS DA BANCA :
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EVERALDO BATISTA DA COSTA
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FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
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GLORIA MARIA FERREIRA RIBEIRO
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MARCIA SAEKO HIRATA
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Data: 25/05/2021
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RODRIGO DE LIMA MUNIZ E BORGES
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ESTAÇÃO INTERGALÁCTICA: A POTÊNCIA DO CARNAVAL NO RESGATE DE UMA ESTAÇÃO DE TREM DESATIVADA
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Orientador : FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
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MEMBROS DA BANCA :
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GREGORY SCOTT BEYER
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ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
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FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
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FLAVIO LUIZ SCHIAVONI
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Data: 14/06/2021
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A relação entre festas populares e cidade é determinante para o desenvolvimento e constituição
das relações sociais, subjetivas e urbanísticas. No Brasil, o carnaval representa um rito nacional.
Partindo de uma provocação aos moldes deluzianos: “o que pode um bloco de carnaval?”; e
compreendendo esse bloco enquanto dispositivo da cultura popular na ocupação de um espaço
da cidade, deu-se uso da plataforma da Estação Chagas Dória, uma estação de trem desativada
na cidade de São João del-Rei, MG. Este espaço foi plataforma para as atividades do bloco.
Entre 2017 e 2020 foram realizadas diversas oficinas, ensaios e performances carnavalescas.
Neste processo se criou e transmitiu uma identidade do bloco, através, principalmente, de ritmos
musicais tradicionais brasileiros, pela escolha dos repertórios, instrumentações, identidades
visuais, artes e estratégias de divulgação pelas redes sociais. Esse processo será aqui narrado e
compreendido através da cartografia afetiva. Compreendendo o cunho político de resistência
cultural através da ocupação do espaço e do ensino dos ritmos tradicionais. Buscou-se olhar
para conexões não lineares, multiplicidades e rupturas desse processo, através de um viés
rizomático.
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The relationship between popular festivals and the city is crucial for the development and
constitution of social, subjective and urban relations. In Brazil, carnival represents a national
rite. Starting from a provocation in the Deluzian way: “what can a carnival block?”; and
understanding this carnival block as a device of popular culture accupying a specific space in
the city; the Chagas Dória Train Station, a disabled train station in the city of São João del-Rei,
MG, was used in that sense. This empty space was a platform for the activities of the block.
Between 2017 and 2020, several workshops, rehearsals and carnival performances were held.
In this process, a block identity was created and transmitted, mainly through traditional
Brazilian musical rhythms, also through the choice of repertoires, instruments, visual identities,
arts and strategies for dissemination through social networks. This process will be narrated and
understood here using the affective cartography´s features, understanding the political nature
of cultural resistance through the occupation of space and the teaching of traditional rhythms.
It was sought to look at non-linear connections, multiplicities and ruptures in this process,
through a rhizomatic bias.
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CARLOS HENRIQUE CHAVES DA SILVA
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O TEATRO COMO PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
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Orientador : FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA ELENA INFANTE-MALACHIAS
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FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
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ZANDRA COELHO DE MIRANDA
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Data: 30/06/2021
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A proposta desta pesquisa é investigar a eficácia do Teatro como prática educomunicativa e ferramenta integrada ao Método de Alfabetização de Adultos, do educador Paulo Freire, com o intuito de aproximar o aprendizado da realidade do aluno, tornar as aulas mais dinâmicas e, consequentemente, reduzir a evasão escolar. Como metodologia, o estudo prevê a aplicação do método que propõe o aprendizado por meio dos círculos de cultura, com base na experiência de vida do estudante. Nessa proposta, é feito o levantamento vocabular, são identificadas as chamadas palavras geradoras e, a partir delas, os alunos formam outras palavras. Para tanto, os estudantes são instigados a criarem cenas curtas sobre seu cotidiano e suas histórias de vida, para que, a partir delas, o educador selecione as palavras geradoras, tendo como base as experiências de cada aluno. Em consonância com os preceitos da Educomunicação e do dialogismo de Paulo Freire, esta pesquisa fundamenta-se na necessidade de viabilizar o diálogo, a relação e o entendimento entre educador e educandos, sobretudo porque considera que não é produtivo limitar a riqueza da vida humana a uma fórmula pronta e universal. Por isso, a metodologia aqui utilizada pauta-se no jogo teatral, aproveitando e valorizando a bagagem de vida de cada aluno no processo de alfabetização.
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The purpose of this research is to investigate the effectiveness of the Theater as an educational practice and tool integrated with the Adult Literacy Method, by the educator Paulo Freire, in order to bring learning closer to the student's reality, make classes more dynamic and, consequently, reduce school dropout. As a methodology, the study predicts the application of the method that proposes learning through culture circles, based on the student's life experience. In this proposal, the vocabulary survey is made, the so-called generating words are identified and, from them, the students form other words. To this end, students are encouraged to create short scenes about their daily life and their life histories, so that, from them, the educator selects the generating words, based on the experiences of each student. In line with the precepts of The Educommunication and dialogism of Paulo Freire, this research is based on the need to enable dialogue, relationship and understanding between educators and students, especially because it considers that it is not productive to limit the richness of human life to a ready and universal formula. Therefore, the methodology used here is based on the theatrical game, taking advantage and valuing the life baggage of each student in the literacy process.
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TAINARA PIMENTA SILVÉRIO AUGUSTO
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MINERAÇÃO (IN)SUSTENTÁVEL: Políticas públicas para municípios mineradores
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Orientador : MARCELA ALVES DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLÁVIA RIBEIRO BOTECHIA
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FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
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MARCELA ALVES DE ALMEIDA
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MARCIA SAEKO HIRATA
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Data: 02/07/2021
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A mineração no Brasil segue um modelo primário-exportador, capital-intensivo, que, apesar de possibilitar o desenvolvimento socioeconômico, concentra lucros e gera grandes impactos, entre eles a vulnerabilidade e o enclave econômico, principalmente em municípios mineradores. É necessário ter consciência de que as reservas minerais são exauriveis e consideravelmente impactadas por externalidades, temporalidades e oscilações de mercado. Diante disso, é importante compreender e pensar estratégias para minimizar a dependência da atividade. O Estado, seus espaços e instrumentos são a maneira mais eficiente e viável de proteger as comunidades, os territórios e a sociedade da exploração predatória dos recursos naturais. É por meio dele que se consegue promover o desenvolvimento sustentável local, assegurar a legalidade do processo, solucionar conflitos, distribuir os benefícios e resguardar os direitos para que a sociedade possa exercer a autonomia nos territórios. Este trabalho foca a indústria extrativa do minério de ferro, principalmente no estado de Minas Gerais, na região do Quadrilátero Ferrífero (QF). É realizada uma análise sobre as políticas públicas aplicadas à mineração nos três níveis de poder. No âmbito municipal, o objeto de estudo é a cidade de Itabirito-MG, município de grande importância da região do QF, e se discute a importância e possibilidade da participação popular por meio de práticas educomunicativas, de modo a contribuir para a gestão de políticas públicas, possibilitando às populações maior protagonismo. O estudo de caso deste trabalho analisa socioeconomicamente Itabirito e aprofunda a situação do seu distrito São Gonçalo do Bação, que tem passado por conflitos relacionados à mineração em seu território. As fontes de dados para essa análise foram entrevistas semiestruturadas em profundidade e a experiência do grupo on-line Bação Sustentável. O projeto prático utiliza os princípios da educomunicação para construir e conduzir práticas em ambiente digital, que têm como objetivo despertar na comunidade uma consciência crítica sobre os impactos da mineração na região e sobre a possibilidade de um desenvolvimento sustentável desvinculado da atividade, sendo uma alternativa para tornar o local menos dependente e a fim de promover transformação social. A partir da fundamentação teórica apresentada e da análise dos dados, conclui-se que as práticas educomunicativas por meios digitais podem auxiliar na gestão de políticas públicas e, principalmente, podem fomentar movimentos sociais em prol de práticas e vivências sustentáveis que auxiliem as populações das áreas mineradoras em situações de dependência da atividade.
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Mining in Brazil is based on a primary-exporting, capital-intensive model that, despite enabling socioeconomic development, concentrates profits and generates great impacts, including vulnerability and economic enclave, especially in mining municipalities. It is necessary to be aware that mineral reserves are exhaustible and considerably impacted by externalities, temporalities and market fluctuations. Therefore, it is important to understand and think of strategies to minimize activity dependence. The State, its spaces and instruments are the most efficient and viable way to protect communities, territories and society from the unsustainable exploitation of natural resources. It is through it that it is possible to promote local sustainable development, ensure the legality of the process, resolve conflicts, distribute benefits and safeguard rights, so that society can exercise autonomy in their territories. This study focuses on the iron ore extractive industry, mainly in the state of Minas Gerais, in the Iron Quadrangle (IQ) region. An analysis is carried out on the public policies applied to mining at the three levels of power, municipal, state and federal. At the municipal level, the object of study is the city of Itabirito-MG, a municipality of great importance in the IQ region. The objective is to discuss the importance and possibility of popular participation through edu-communicative practices, in order to contribute to the management of public policies, enabling populations to play a greater role in the communities. The case study of this work analyzes Itabirito socioeconomically and deepens the situation of its district, São Gonçalo do Bação, which has been going through conflicts related to mining in its territory. The data sources for this analysis were in-depth semi-structured interviews and the experience of the Bação Sustentável group. The practical project uses the principles of edu-communication to build and conduct practices in a digital environment, which aims to raise a critical awareness in the community about the impacts of mining in the region and about the possibility of sustainable development disconnected from the mining activity, as an alternative to make the place less dependent on it, and in order to promote social transformation. From the theoretical foundation presented and the data analysis, it is concluded that edu-communicative practices by digital means can help in the management of public policies, and mainly, can foster social movements in favor of sustainable practices and experiences, which help the populations of mining areas in situations of activity dependence.
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ÉRIKA RODRIGUES COELHO
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“Grafite: arte urbana enquanto voz periférica”
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Orientador : LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
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IVANA SOARES PAIM
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LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
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NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
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PAULO HENRIQUE CAETANO
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ZANDRA COELHO DE MIRANDA
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Data: 15/07/2021
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O tema da proposta surge das consequências do processo de ocidentalização mundial e instauração do capitalismo global como: as manifestações culturais negras cerceadas pela sociedade branca dominadora desde a colonização até a atualidade, responsável por instituir um ciclo perpetuado de privilégios para poucos e desfavorecimentos para a maioria segregada. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a arte, em específico a arte urbana periférica (grafite) como instrumento interpelador do humano. Justifica-se pela demanda de inciativa de trabalho artístico que resgate saberes, valores e estabeleça através do discurso antirracista, questionamentos e uma dialética que permita incitar a conscientização da sociedade e desenvolvimento da alteridade. Para além da temática urgente a ser abordada o trabalho justifica-se primordialmente pelo uso da arte como instrumento de conscientização haja vista a cultura ser apontada pelos autores estudados, um dos mais profícuos e eficazes canais à serviço do desenvolvimento social sobretudo e tal como base em Fanon: um fator primordial para a cura da psiqué estando diretamente ligada à subjetividade.
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O tema da proposta surge das consequências do processo de ocidentalização mundial e instauração do capitalismo global como: as manifestações culturais negras cerceadas pela sociedade branca dominadora desde a colonização até a atualidade, responsável por instituir um ciclo perpetuado de privilégios para poucos e desfavorecimentos para a maioria segregada. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a arte, em específico a arte urbana periférica (grafite) como instrumento interpelador do humano. Justifica-se pela demanda de inciativa de trabalho artístico que resgate saberes, valores e estabeleça através do discurso antirracista, questionamentos e uma dialética que permita incitar a conscientização da sociedade e desenvolvimento da alteridade. Para além da temática urgente a ser abordada o trabalho justifica-se primordialmente pelo uso da arte como instrumento de conscientização haja vista a cultura ser apontada pelos autores estudados, um dos mais profícuos e eficazes canais à serviço do desenvolvimento social sobretudo e tal como base em Fanon: um fator primordial para a cura da psiqué estando diretamente ligada à subjetividade.
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TATIANA DINIZ LIMA
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OCUPAÇÕES URBANAS: análise comparativa entre o direito à moradia e as políticas urbanas.
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Orientador : SERGIO GUALBERTO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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FÁBRÍCIO VEIGA COSTA
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IVAN IGNACIO PIMENTEL
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SERGIO GUALBERTO MARTINS
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Data: 27/10/2021
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O fenômeno das ocupações urbanas tem íntima relação com o território. As lutas sociais em torno de um território não são um fenômeno novo, tendo seu cerne na desigualdade advinda da má gestão da distribuição territorial desde o Brasil Colônia. As lutas sociais que envolvem a temática por vezes são desvalorizadas, criminalizadas e minoradas, mesmo diante das desigualdades visíveis nas cidades. Consequentemente, esta pesquisa objetiva analisar brevemente a ocupação territorial brasileira apontando possíveis afirmações legislativas de uma política patriarcal branca. Essa análise foi realizada, primordialmente, por meio da conjugação de diplomas legais que propulsionaram a ocupação territorial no Brasil Colônia e por meio da análise de diplomas constitucionais desde 1824 até a atual Constituição, interligando-os aos fatos históricos que propulsionaram a ocupação territorial e repercutiram no planejamento urbano. Foi verificado que apesar da previsão constitucional e infraconstitucional de preceitos a serem estabelecidos nas políticas de habitações urbanas, estas são violadas frequentemente em função do mercado imobiliário. E os movimentos de moradia partem de três preceitos fundamentais: a luta contra os despejos e remoções, a regularização fundiária, a melhoria habitacional, a produção de habitação de interesse social. Todas essas questões são tangenciadas por outros direitos como saúde, meio ambiente, saneamento básico dentre outros.
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The phenomenon of urban occupations is closely related to the territory. Social struggles over a territory are not a new phenomenon, having their core in the inequality arising from the mismanagement of territorial distribution since Brazil Colony. Social struggles involving the theme are sometimes devalued, criminalized and reduced, even in the face of visible inequalities in cities. Consequently, this research aims to briefly analyze the Brazilian territorial occupation, pointing out possible legislative affirmations of a white patriarchal policy. This analysis was carried out, primarily, through the combination of legal diplomas that propelled the territorial occupation in Brazil Colony and through the analysis of constitutional diplomas from 1824 to the current Constitution, linking them to the historical facts that propelled the territorial occupation and had repercussions in urban planning. It was found that despite the constitutional and infra-constitutional provisions of precepts to be established in urban housing policies, these are frequently violated due to the real estate market. And housing movements are based on three fundamental precepts: the fight against evictions and removals, land regularization, housing improvement, and the production of social interest housing. All these issues are affected by other rights such as health, environment, basic sanitation, among others.
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DALVA REJANI DOS REIS PEREIRA
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Entre costuras e memórias - apontamentos sobre a história do Centro de Referência Cultural Max Guedes - CMAX
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Orientador : JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELA DE LIMA GOMES
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JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
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LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
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ZANDRA COELHO DE MIRANDA
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Data: 15/12/2021
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A pesquisa “apontamentos sobre a história do Centro de Referência de Cultura Popular Max Guedes – CMAX” apresenta estudos sobre a criação do CMAX e seus núcleos de memória: os museus do Barro e de Vivências e sua trajetória como uma instituição Universitária ligada à Pró-reitoria de Extensão da UFSJ. O trabalho tem o intuito de verificar como a comunidade é representada nestes espaços culturais, através dos diversos projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFSJ; relatar sua história de implantação; estudar os dois espaços museológicos e sua relação com a museologia social. O trabalho faz um registro de ações que permitem uma maior compreensão de como se dá o processo de conhecimento que a partir da teoria e prática que se transforma em ferramentas que contribuam para revelar “modos operacionais de compreender e agir no mundo”, sob uma ótica transdisciplinar. Concomitantemente ao trabalho de escrita da dissertação, foram realizadas costuras utilizando a técnica de patchwork que são usadas como representação imagética dos temas tratados e, especialmente, da construção metodológica da pesquisa.
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The research investigates the creation of the Max Guedes Cultural Center (CMAX) and its museum centers. We also intend to verify how the residents of your neighborhood are represented in these cultural spaces. The study of museological spaces allows a relationship to be drawn with social museology and activist museums through the preservation of the lived space, the recording of the experiences shared by the members of a certain community and the place delimited by well-defined borders that also demarcate identities. For the development of the work, we make use of different methodological strategies and use patchwork and cartography as prisms for analysis and interpretation of the data produced.
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JÉSSICA FELIPE TAVARES
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CORPO ECOLOGIA: POR POÉTICAS PÚBLICAS PARA AS TERRAS MADURAS
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Orientador : ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADILSON ROBERTO SIQUEIRA
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JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
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RUTH SILVA TORRALBA RIBEIRO
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Data: 16/12/2021
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O presente estudo intitulado “Corpo Ecologia: Por Poéticas Públicas Para As Terras Maduras” tem como objetivos: provocar, refletir, promover e pensar os estudos, teórico e prático, para a criação de poéticas artísticas e socioculturais que modifiquem nossa relação com as idosas. A metodologia abordada é de caráter qualitativo e o caminho da pesquisa foi desenvolvido por pistas cartográficas, a partir de Kastrup e das cartografias do desejo de Rolnik, denominadas, neste estudo, cartografias-do-corpo-de-Terras-Maduras. Os recursos metodológicos disponíveis dialogam com o conceito de corporeidade e cartografias do corpo, desenvolvidos por Calfa, juntamente com as reflexões e estudos de Larrosa, sobre a experiência e se materializam em produções de dança que foram realizadas no modo online com idosas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, convidadas a serem investigadoras dos seus próprios corpos. Os registros estão em vídeos, fotos e cartas, disponíveis pelos QR Codes e links. Os encontros em dança aconteceram através da internet, integrando as novas tecnologias de informação, trocas, compartilhamento e criação artística e se dividiram em quatro módulos: 1) práticas corporais; 2) roda de conversa; 3) composição das cenas; e 4) apresentação artística.
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The research “For public poetics: weaving a dance between cities with women over 55 years old, looks at the need for a study marked by artistic work for this public of women, categorized by the UN as pre-elderly, and elderly women. We propose to contribute with a theoretical and practical study of artistic and socio-cultural poetics. Dance, culture and the city in its organicity are important in looking at the movement of the city as a permanent flow of poetic actions in the body.
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FRANCISCO DE ASSIS SILVA
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Urbanidades Insurgentes no Porto: Skate e arte urbana na transformação socioespacial de não-lugares
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Orientador : PAULO HENRIQUE CAETANO
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MEMBROS DA BANCA :
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DEBORAH WALTER DE MOURA CASTRO
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GIANCARLO MARQUES CARRARO MACHADO
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LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
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PAULO HENRIQUE CAETANO
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Data: 22/12/2021
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Na margem da margem estão locais como Santa Cruz de Minas, e Dogtown, em Santa Mônica, Califórnia. Mas o que estes locais têm em comum? Piscinas abandonadas e uma série de intervenções que modificam e ressignificam os espaços ociosos da cidade com base na cultura urbana, mobilizadas especialmente pelo grupo social dos skatistas. E essa transformação socioespacial tem características que poderão ser analisadas e melhor compreendidas com a contribuição de Deleuze e Guattari (2011), sobretudo com a complexidade e os rizomas, que nos guiarão por uma cartografia de skate por locais esquecidos. Dentro dessa perspectiva da rua, daremos ainda atenção à ação dos artistas urbanos, como grafiteiros, pixadores, malabaristas e diversas modalidades que vão ocupando os espaços fora das galerias e das casas de espetáculo. Isso porque revelam uma apropriação simbólica que remonta, por meio de imagens e performances corporais, fatos esquecidos na sobreposição de camadas históricas existentes nestes locais. Porém, antes de uma imersão nas intervenções descritas, é importante contextualizar questões históricas que se deram na formação da identidade dos santacruzenses e dos skatistas enquanto grupo social, o que será feito no Capítulo 1 a seguir.
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At the margin of the margin are places like Santa Cruz de Minas, and Dogtown in Santa Monica, California. But what do these places have in common? Abandoned pools and a series of interventions that modify and resignify the city's idle spaces based on urban culture, mobilized especially by the social group of skateboarders. And this socio-spatial transformation has characteristics that can be analyzed and better understood with the contribution of Deleuze and Guattari (2011), especially with complexity and rhizomes, which will guide us through a cartography of skateboarding through forgotten places. Within this street perspective, we will also pay attention to the action of urban artists, such as graffiti artists, pixadores, jugglers, and several other modalities that occupy the spaces outside the galleries and show houses. This is because they reveal a symbolic appropriation that reassembles, through images and bodily performances, facts forgotten in the overlapping of historical layers existing in these places. However, before an immersion in the interventions described, it is important to contextualize historical issues that occurred in the formation of the identity of santacruzenses and skaters as a social group, which will be done in Chapter 1 below.
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