Banca de DEFESA: LAÍSA MACÊDO BRANDÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍSA MACÊDO BRANDÃO
DATA : 27/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Virtual
TÍTULO:

Aprendizagem Criativa com Materiais Alternativos no Centro Juvenil de Ciência e Cultura


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Criativa. Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Sustentabilidade. Materiais. Estudantes.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

Esta dissertação descreve como atividades com os princípios da Aprendizagem Criativa - AC podem contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental, utilizando materiais alternativos, de natureza orgânica, reutilizáveis e de baixo impacto ambiental. A pesquisa foi realizada no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, escola pública de educação complementar, da rede estadual da Bahia. As atividades realizadas dialogam com a Aprendizagem Criativa, abordagem educacional que propõe práticas pedagógicas mais mão na massa, interativas, conectadas com os interesses e paixões dos estudantes e com desenvolvimento de projetos e processos de criação. A pesquisa foi realizada através da observação das práticas e dos produtos gerados com as atividades. Dentre as atividades realizadas e observadas, houve uma trilha urbana, com o intuito de observar a cidade, com sua arquitetura, fenômenos sociais, artísticos religiosos, seus problemas, a flora urbana, bem como de coletar material orgânico; uma trilha ecológica na Mata Atlântica, para que fosse realizado o reconhecimento do bioma, com suas características geográficas, fauna, flora, além também da coleta de material orgânico; o jogo ODS - Salve o Planeta, confeccionado especificamente para o desenvolvimento dessas atividades, com o objetivo de despertar o olhar para o mundo, observando problemas e buscando soluções; a Invasão Extraterrestre, atividade com criação de micromundo, que utiliza história fictícia para a imersão dos estudantes durante o desenvolvimento da atividade; e Meu Primeiro Aplicativo, projeção e criação de aplicativos com o objetivo de resolver problemas cotidianos dos jovens. Esta dissertação, além da descrição das atividades citadas anteriormente, apresenta os princípios da Aprendizagem Criativa, bem como aborda teorias educacionais que respaldam o desenvolvimento de atividades com AC; a caracterização dos Centros Juvenis de Ciências e Cultura, da estrutura ao funcionamento; conceitos de sustentabilidade, a Teoria de Gaia, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como reflexões acerca da educação ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMAURY ANTÔNIO DE CASTRO JUNIOR
Presidente - 1802989 - EDUARDO BENTO PEREIRA
Interno - 1673527 - PAULO HENRIQUE CAETANO
Notícia cadastrada em: 26/09/2024 09:32
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05