UPCYCLING – O LIXO COMO POTÊNCIA CRIATIVA NA ARTE-EDUCAÇÃO E NA SUSTENTABILIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO 2018-2024
Educação ; Criatividade; Upcycling
RESUMO
A temática do upcycling e arte é uma lacuna nos estudos sobre upcycling tanto internacionais quanto nacionais. A literatura acadêmica é escassa e o que justifica este estudo é o ineditismo da aplicabilidade do upcycling à arte e à educação (Merhy-Silva, Pazeto e Miranda, 2024). O objetivo geral/objeto desta dissertação é: Explicitar como as experiências de ensino de artes com Upcycling em Americana-São Paulo no período de 2018-2023 contribuem para a sustentabilidade. A problemática desse trabalho é: Como as experiências do ensino em artes com Upcycling através do projeto ¨Humanos em Construção, Arte, Vida e Sustentabilidade” – no período de 2018-2024 contribuem para a educação em sustentabilidade e processos criativos? Os argumentos que podem sustentar a problemática são: Argumento 1: O upcycling é uma forma de arte aplicada. Argumento 2: O upcycling tem a sustentabilidade como princípio, meio e fim Argumento 3: O upcycling expressa e se caracteriza com alguns Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/ ODS-ONU. Metodologia: Relato de Experiência/RE baseado em pesquisa-intervenção retrospectiva. Resultados e discussão: Resultado 1: Os processos criativos desenvolvidos através da atividade de upcycling propiciam melhoria na atenção-concentração, foco, criatividade, organização, colaboração e interdisciplinaridade. Resultado 2: A transformação dos materiais que seriam descartados em novos produtos com valor agregado como as luminárias e esculturas realizadas no projeto de upcycling nas escolas de Americana demonstra na prática do upcycling três tipos de sustentabilidade – a ambiental, a social e a econômica. Resultado 3: O referido projeto de upcycling na arte-educação desenvolvido em Americana/SP contribui em nível local para a concretização dos ODS 03, 04, 08, 09, 11, 12, 16 e 17. Resultado 4: O projeto de upcycling na arte-educação contribui com articulações com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010). Resultado 5: Sistematização dos artistas que utilizam upcycling. Tal sistematização (realizada no item artistas utilizadores de upcycling) foi uma contribuição desta pesquisa. Resultado 6: O ensino do upcycling na educação em artes nas escolas públicas de Americana utiliza da estigmergia e fluxos e desenvolve processos criativos nos participantes. Considerações Finais: A principal contribuição desta dissertação foi fazer a revisão sobre upcycling no Brasil, destacando o uso deste em experiências práticas de educação em arte, área na qual não foi encontrado nenhum estudo acadêmico brasileiro. A relevância deste Relato de Experiência baseado na pesquisa-intervenção retrospectiva é minimizar esta lacuna no campo. As experiências do ensino em artes com Upcycling através do Projeto –¨Humanos em Construção, Arte, Vida e Sustentabilidade” – no período de 2018-2024 contribuem para a educação em sustentabilidade e processos criativos especificamente para demonstrar como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Ministério do Meio Ambiente, 2010; Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) respalda o ensino do upcycling na arte-educação e como este se alinha com alguns dos ODS da ONU a nível local. Ao considerar a prática de upcycling como processo, contribui na arte-educação praticando os três pilares da sustentabilidade econômica, ambiental e social (SUNG, 2015). Este Relato de Experiência contribui para sistematizar as pioneiras práticas de upcycling na arte-educação brasileira, caracterizando-se como o primeiro registro científico sobre upcycling na arte-educação no Brasil.