A dinâmica da produção de alegorias das Escolas de Samba do Carnaval de Ouro Preto-MG
Carnaval; Alegorias Carnavalescas, Terceirização do Trabalho; Hierarquia, Resistência.
A origem do carnaval no Brasil data do século XIX, a partir do Entrudo, transformação que foi uma forma de dominação sobre os corpos colonizados, através da inserção de hábitos festivos europeus- não portugueses- baseados principalmente no carnaval veneziano. É pretendido analisar como este processo “civilizador” é apagado e é transformado numa das maiores referências culturais brasileira. Objetiva-se compreender como esta festividade começa a engendrar a população negra e periférica, analisando para isso o surgimento do samba e das Escolas de Samba. Constata-se assim, que através desta ação há uma resistência destes sujeitos pelo rito do carnaval, que é refletido na ocupação do urbano. E é a partir desta perspectiva que é analisada a dinâmica da produção de alegorias carnavalescas pelas escolas de samba de Ouro Preto-MG e a diminuição desta ação, que ao longo dos anos, está sendo substituida pela terceirização do trabalho de produção por outras localidades.