Banca de QUALIFICAÇÃO: MONALISA BASTOS TOLEDO SCARDUA

DISCENTE : MONALISA BASTOS TOLEDO SCARDUA
DATA : 16/05/2024
LOCAL: web conferencia - meet.google.com/jxk-mzmq-aaw

UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE A EVASÃO DOS ESTUDANTES NO PROJETO SOCIAL VALE MÚSICA/ES

Palavras-chave: Evasão, Projeto Social, Ensino de música, Educação Musical, Ensino coletivo.

PÁGINAS: null

Resumo: O ensino de música nas escolas regulares do Brasil não usufrui do mesmo prestígio que as demais disciplinas do sistema curricular, nem tão pouco alcançou a mesma importância que se observa em outros países (Paes e Santos, 2015). Desse modo, a ausência do ensino de música, especialmente instrumental na escola regular e a predominância desse tipo de ensino a cargo das poucas escolas especializadas tem dificultado o acesso a aprendizagem de música ou de um instrumento musical a um número alargado de jovens que querem aprender um instrumento. Assistimos nas duas últimas décadas do século XX um crescimento exponencial do número de organizações da sociedade civil (ONGs) e de projetos socioculturais que oferecem atividades artísticas, especialmente no âmbito do ensino da música. Essas ações por parte das ONGs e dos projetos sociais, acabam chamando para si a responsabilidade social e educacional com o propósito de combater a exclusão sociocultural. Este é o caso do Projeto Vale Música, desenvolvido na cidade de Serra no Espírito Santo. Apesar do sucesso desse projeto em atender um número grande de crianças e adolescentes, observa-se, também um elevado nível de evasão. Assim, ao questionar - qual a razão que leva os alunos desse projeto a desistirem da formação musical? Considerou-se importante estudar e investigar as causas que conduzem ao abandono do estudo musical. Na busca de resposta ao nosso questionamento desenvolvemos este estudo com base em uma abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos conduziram à realização de um estudo de caso (STAKE, 2006), com o objetivo de investigar sobre os fatores que levam crianças e adolescentes do projeto Vale Música no Espírito Santo ao insucesso, culminando com o abandono das atividades de aprendizagem musical. Os dados da pesquisa foram recolhidos por meio de observação participativa nos ensaios de orquestra, nas aulas de instrumento e de entrevistas semiestruturadas feitas com a coordenadora do projeto, o maestro, os professores, os alunos desistentes e os seus pais. Os resultados mostraram que a falta do suporte familiar, entre outros fatores, pode contribuir para o abandono da aprendizagem de música em projetos sociais. Espera-se que os resultados deste estudo possibilitem identificar as causas da evasão e possa apontar caminhos para reverter essa situação, possibilitando que a música e o estudo de um instrumento passem a fazer parte das escolhas dos pais e dos estudantes como atividade de ocupação dos tempos livres, de enriquecimento cultural, intelectual e social e, eventualmente como futura profissionalização.

Presidente - 043.658.438-77 - ANA ROSELI PAES DOS SANTOS - UFT
Interno - 203.565.606-00 - EDÉSIO DE LARA MELO - UFOP
Interna - 1540304 - CARLA SILVA REIS
Externo à Instituição - WILSON ROGÉRIO DOS SANTOS - UFT