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Dissertações |
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CARLENE SILVA SANTOS
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FREQUÊNCIA DE DESCONFORTOS FÍSICOS POSTURAIS EM MÚSICOS TECLADISTAS EM SÃO LUÍS (MA)
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Orientador : MARCELO PARIZZI MARQUES FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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CARLA SILVA REIS
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JOÃO GABRIEL MARQUES FONSECA
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MARCELO PARIZZI MARQUES FONSECA
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Data: 24/05/2024
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Tocar um instrumento musical requer uma alta demanda física e, se realizada com desequilíbrio, pode levar a um afastamento do profissional das suas atividades. Sendo assim, pesquisadores reconhecem que esta demanda pode afetar a performance do músico instrumentista. Diante deste contexto, os objetivos deste trabalho foram (1) investigar a prevalência de desconfortos físicos posturais e (2) mapear os tipos de desconfortos físico-posturais e as regiões corporais posturais mais afetadas. O grupo de estudo foi formado por tecladistas residentes na cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. A partir da conceituação de postura, foram discutidos os aspectos fundamentais da biomecânica da postura corporal nas posições em pé e sentada; foi realizado um estudo sobre os desequilíbrios posturais mais frequentes, buscando suas causas e consequências. Após isto, foi feita a transposição destes aspectos fundamentais da biomecânica da postura corporal para a performance do teclado. Os métodos adotados para o delineamento da pesquisa são classificados em pesquisa bibliográfica com levantamento de campo. A presente pesquisa adotou a abordagem quantitativa (coleta de dados numéricos), e possui o caráter exploratório. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação do questionário estruturado (perguntas fechadas) não participante. O questionário foi enviado de forma virtual (WhatsApp e e-mail). De acordo com o estudo foi possível concluir que os músicos tecladistas têm um alto índice de desconfortos físicos posturais; o tipo de desconforto predominante foi o cansaço/fadiga muscular; a região mais afetada foi a dos membros superiores; não realizam trabalhos posturais e provavelmente realizam sua atividade profissional sentindo desconfortos físicos posturais; a busca por ajuda acontece após o adoecimento e/ou interrupção das atividades laborais; a predominância pela forma de ensino foi o informal e a prática de exercícios físicos, a pausa e descansos não aturaram como forma protetiva para o surgimento dos desconfortos físicos posturais.
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Playing a musical instrument requires a high physical demand, which, once unbalanced, can lead to the professional being removed from their work activities. Therefore, researchers recognize that this demand can affect the instrumental musician's career. Given this context, the objectives of this work are to evaluate the frequency of physical postural discomforts in keyboard players living in the city of São Luís, Maranhão, Brazil and to analyze the types and body regions of the most frequent physical postural discomforts in keyboard players living in the city of São Luís, Maranhão, Brazil. From the conceptualization of posture, the fundamental aspects of the biomechanics of body posture in standing and sitting positions were discussed; A study was carried out on the most frequent postural imbalances, looking for their causes and consequences. After this, these fundamental aspects of the biomechanics of body posture were transposed to the universe of keyboard performance. The methods adopted to design the research are classified as bibliographical research with field survey. This research adopted a quantitative approach (collection of numerical data), and is exploratory in nature. The data collection technique used was the application of a non-participant structured questionnaire (closed questions). The questionnaire was sent virtually (WhatsApp and email). According to the study, it was possible to analyze, through biomechanics, the possible physical postural discomforts that keyboard players are prone to.
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Carmem Célia Gomes
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O Canto das Heus da cidade de Congonhas - MG: um estudo para identificação e resgate em um rito da Sexta-feira da Paixão
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Orientador : JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
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MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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FABIO HENRIQUE VIANA
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Data: 31/05/2024
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Este trabalho tem por objetivo fazer o registro de possíveis formas e como era executado o canto das Heus no passado da cidade de Congonhas, Minas Gerais, possibilitando, assim, o resgate do mesmo. A cerimônia da Semana Santa marca a tradição católica de celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Durante essa semana, cada dia tem um significado marcado por passagens descritas na Bíblia Sagrada e expressos por ritos específicos, repletos de simbolismos. Dentre esses ritos, um que é bastante acompanhado pelos fiéis católicos acontece na Sexta-feira Santa, dia em que, especificamente, se celebra a Paixão de Cristo. Este rito, que se destaca tanto pela sua solenidade quanto pelo seu simbolismo, é a Procissão do Enterro. É um evento que ainda é amplamente realizado em muitas cidades do interior do estado de Minas Gerais, destacando-se Congonhas, localizada na região do Alto Paraopeba. Nessa cidade a Semana Santa é um importante elemento de identidade cultural e atrai milhares de fiéis e turistas às ruas para acompanhar o rito da procissão que representa o enterro de Jesus, após seu corpo ter sido tirado da cruz, e conduzido por seus familiares e amigos para ter o corpo depositado em um sepulcro. Durante esta procissão há uma personagem que, de ponto em ponto do trajeto, entoa um cântico de devoção monódico a capella e mostra um tecido branco com o rosto de Jesus estampado. Esta personagem é a Verônica. Logo após Verônica entoar seu canto, há outro canto de resposta, também sem acompanhamento, feito por três mulheres, as chamadas Heus. Em várias cidades do interior do estado estas três personagens ainda aparecem durante a Procissão do Enterro. Já na cidade de Congonhas o canto das Heus já não existe mais sendo executado durante o referido rito, nem existe em registro escrito ou gravado. Sendo assim, através de entrevistas com pessoas ligadas à Semana Santa da cidade supracitada espera-se identificar este canto, bem como fazer o registro escrito e gravado do mesmo. Com isso, estar-se-á contribuindo para a preservação e difusão da cultura identitária de um povo, manifestada na sua religiosidade e expressões artísticas, expressas nos ritos católicos praticados no Brasil.
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The aim of this research is to rescue/preserve possible ways in which the Heus’s Song was performed in the past of the city of Congonhas, Minas Gerais. The ceremonies of the so called Holy Week mark the celebration of Jesus Christ’s Passion, Death and Resurrection in the Catholic tradition. During that week, each day mark a specific passage of the Holy Bible which is celebrated with specific rites, full of symbolism. Among these rites, one that stands out, both for its solemnity and for its symbolism, is the Burial Procession. It takes place on Hole Friday, the day on which, specifically, the Passion of Christ is celebrated, and is quite followed by the Catholic faithful. It is an event that is still widely held in many cities in the interior of the state of Minas Gerais, especially Congonhas, located in the Alto Paraopeba region. In this city, Holy Week is an important element of cultural identity and attracts thousands of faithful and tourists to the streets to follow the Burial Procession, which represents Jesus’s funeral, after his body was taken from the cross and carried by his family and friends to be deposited in a tomb. During this procession, there is a character, Veronica, who sings a monodic song of devotion a capella, from point to point along the way, and shows a white cloth with the Jesus’s face stamped on it. Right after Veronica sings her song, there is an answering song, also a capella, sung by three women, called Heus. In several cities in the interior of the state these three characters still appear during the Burial Procession. In the city of Congonhas, however, the Heus Song does not exist anymore during the Burial Procession, nor in a written or a recorded way. Thus, in order to identify this song and to make a written and a recorded record of it, interviews with people linked to the Holy Week of the aforementioned city will be made. It is expected to contribute to the preservation and diffusion of the cultural identity of a people, which is expressed in the Catholic rites practiced in Brazil and manifested in their religiosity and artistic expressions.
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Wesley Souza Silva
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TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DO SOLO DE NELSON VERAS PARA O TEMA “BODY AND SOUL”
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Orientador : GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
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MEMBROS DA BANCA :
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Bernardo Vescovi Fabris
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GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
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ROGERIO TAVARES CONSTANTE
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Data: 04/07/2024
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Visando contribuir para uma compreensão técnica do fazer musical e da improvisação ao violão solo, o presente trabalho propõe transcrever e analisar o solo de Nelson Veras sobre o standard de Jazz “Body and Soul”, presente no álbum Prélude com a trompetista Airelle Besson, visto que o violonista consegue desenvolver um discurso criativo que supre a ausência de acompanhamento em seus solos. Abordaremos por meio de pesquisa bibliográfica os termos: Transcrição, Análise, Textura, Idiomatismo, Digitação e Impulso Instrumental, no interesse de compreender os recursos adotados por Nelson Veras em sua improvisação. A transcrição de caráter “descritivo” e “prescritivo” buscará esclarecer os caminhos harmônicos/melódicos conduzidos por ele. Com a análise apontaremos a relação com a harmonia original do tema, relação escala/acorde, padrões, fórmulas, combinações intervalares e os elementos técnicos presentes em seu impulso instrumental (Bailey, 1993). O presente trabalho se justifica, portanto, no interesse da ampliação de recursos práticos na improvisação solo ao violão, buscando contribuir com a pesquisa na área da performance musical.
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Aiming to contribute to a technical understanding of musical creation and improvisation in solo guitar performance, the present study proposes to transcribe and analyze Nelson Veras' solo on the Jazz standard "Body and Soul," featured on the album "Prélude" with trumpeter Airelle Besson. This is because the guitarist manages to develop a creative discourse that compensates for the absence of accompaniment in his solos. Through bibliographic research, we will address the following terms: Transcription, Analysis, Texture, Idiomatic Expression, Fingering, and Instrumental Impulse, with the intention of understanding the resources adopted by Nelson Veras in his improvisation. The transcription, both descriptive and prescriptive, will seek to clarify the harmonic/melodic paths he takes. Through analysis, we will identify the relationship with the original harmony of the theme, the scale/chord relationship, patterns, formulas, interval combinations, and the technical elements present in his instrumental impulse (Bailey, 1993). Therefore, this study is justified by the interest in expanding practical resources in solo guitar improvisation, aiming to contribute to research in the field of musical performance.
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Maristela Rocha de Almeida Magalhães
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O MAXIXE “EXCOMUNGADO”: Uma análise comparativa entre peças de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Julio Reis e Benjamim de Oliveira
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Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
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MARTA CARDOSO CASTELLO BRANCO GARZON
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Data: 12/07/2024
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Pretendemos abordar o maxixe, enquanto gênero na música brasileira que mais desencadeou repercussão na passagem do século XIX para o XX, por ser considerado escandaloso; embora não seja tão contemplado em publicações acadêmicas e editoriais. Para tal investigação, trataremos, especialmente, de quatro compositores: os cariocas Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, o paulista Júlio Reis e o mineiro Benjamim de Oliveira. Enfatizaremos a análise de quatro peças dos compositores elencados, respectivamente: Corta-Jaca, Dengoso, Passo Miúdo e Tutu. A análise será feita com base em referenciais sociológicos e históricos, utilizando, ainda, metodologia comparativa. No entanto, as peças serão tratadas, particularmente, do ponto de vista morfológico. Evidenciaremos como o maxixe contribuiu para a projeção artística desses artistas, bem como para o incremento do capital financeiro por meio da comercialização de partituras.
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This project intends to approach the maxixe, as a genre in Brazilian music, which triggered the most repercussions in the turn of the 19th to the 20th century because it was considered scandalous, although it is not so contemplated in academic and editorial publications. We will deal, especially, with four composers: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Júlio Reis and Benjamim de Oliveira. We will emphasize the analysis of four pieces by the listed composers, respectively: Corta-Jaca, Dengoso, Passo Miúdo and Tutu. In addition to biographical aspects, the analysis will be based on sociological and historical references, also using a comparative methodology. However, the pieces will be treated, especially, from the morphological point of view. We will show how the maxixe contributed to the artistic projection of these artists, as well as to the increase of financial capital through the commercialization of musical scores.
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JANICE VALLO DIAS DA SILVA
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A influência dos acompanhantes na aula de música em formato remoto para crianças do ensino maternal
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Orientador : EDILSON ASSUNCAO ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
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EDILSON ASSUNCAO ROCHA
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LILIANA PEREIRA BOTELHO
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MARCUS VINÍCIUS MEDEIROS PEREIRA
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Data: 16/08/2024
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A motivação para pesquisar o tema desta pesquisa surgiu a partir da atuação da pesquisadora como profissional na Educação Infantil do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora – MG, desde 2008, como professora de música de crianças da Educação Infantil (maternal, 1º períodos e 2º períodos, entre três e cinco anos) e dos 1º Anos do Ensino Fundamental I (entre seis e sete anos).
O ensino de música na Educação Infantil é caracterizado por uma abordagem educacional específica voltada para crianças, no convívio escolar, entre explorações e experimentações musicais, oportunizando a participação ativa das crianças, levando em consideração suas habilidades cognitivas, afetivas e motoras, adequadas ao estágio de desenvolvimento em que estão inseridas.
Com a pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, ocorreu a suspensão das aulas presenciais e a adoção do distanciamento social, levando as escolas a buscar meios para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Como as demais instituições de ensino, o Colégio Santa Catarina buscou ferramentas para a adaptação do ensino presencial para o ensino remoto.
Nesse novo contexto, o ensino musical que até então era praticado em um mesmo ambiente e espaço, passou a ser vivenciado em uma nova forma de “presencialidade” entre professor, alunos e família – distantes fisicamente, cada qual em seu ambiente doméstico, interagindo de forma síncrona e assíncrona, o chamado ERE, Ensino Remoto Emergencial. Dessa maneira, um novo ator surgiu no meio desse processo, com a missão de possibilitar a conexão entre professores e alunos, e cuja interferência pode não ter sido suficientemente estudada: o acompanhante.
O acompanhante foi o responsável por realizar ações não muito bem definidas, que não constam em nenhuma norma com finalidade pedagógica, mas que no fim seriam indispensáveis para o funcionamento do ensino remoto. Ações essas que foram muitas, indo desde a montagem e a gestão de equipamentos de informática, até a motivação das crianças e a manutenção de condições mínimas para as aulas no ambiente doméstico.
Desta forma, surgiu a reflexão a respeito da influência desse mediador no processo de ensino remoto, e percebeu-se a importância de se conhecer um pouco melhor acerca desse personagem, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem musical.
2. OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo geral identificar a influência da mediação dos acompanhantes de crianças do ensino maternal nas aulas de música no formato remoto e, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem musical.
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WESLEY SANTOS PROCÓPIO
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VARIAÇÃO PARA OPHICLEIDE: uma proposta de edição prática
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Orientador : PEDRO FRANCISCO MOTA JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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LEONARDO BARRETO LINHARES
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MARCOS FLAVIO DE AGUIAR FREITAS
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PEDRO FRANCISCO MOTA JUNIOR
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SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
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Data: 22/08/2024
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A presente dissertação pretende traçar um panorama histórico acerca do oficleide, seus princípios básicos de funcionamento e a edição de uma obra tradicional do repertorio do instrumento, a partir da visão de um instrumentista moderno seguindo os parâmetros estabelecidos, principalmente, por FIGUEIREDO (2014). Traz, ainda, informações sobre as técnicas construtivas que culminaram no aparecimento de outros instrumentos da família dos metais e que, de certa maneira contribuíram, também, para o ostracismo em que o oficleide chegou. Tratamos sobre a origem, dificuldades técnicas, repertório e função do oficleide nos grupos em que ele se fazia presente e, como base para a construção deste trabalho, utilizamos como principais referências as publicações de CORNETTE (1835) e CLODOMIR (1866) além de fontes iconográficas que ilustraram os caminhos e o desenvolvimento do oficleide.
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This dissertation aims to provide a historical overview of the oficleide, its basic operating principles and the edition of a traditional work from the instrument's repertoire, from the perspective of a modern instrumentalist following the parameters established, mainly, by FIGUEIREDO (2014). It also provides information about the construction techniques that culminated in the appearance of other instruments from the brass family and that, in a certain way, also contributed to the ostracism in which the ophicleide came to be. We deal with the origin, technical difficulties, repertoire and function of the oficleide in the groups in which it was present and, as a basis for the construction of this work, we use as main references the publications of CORNETTE (1835) and CLODOMIR (1866) in addition to sources iconographic images that illustrated the paths and development of the ophicleide.
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NARA FRANCA RODRIGUES
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O solo de flauta de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel: os significados do texto do libreto na construção interpretativa do flautista
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Orientador : ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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BRUNO SOARES SANTOS
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RODRIGO MANOEL FRADE
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SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
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Data: 22/08/2024
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O objetivo da pesquisa foi investigar se a compreensão dos significados do texto do libreto do ballet e Suíte Orquestral Nº2 de Daphnis et Chloé de Ravel podem influenciar os flautistas na construção interpretativa do solo de flauta. Escolhemos o trecho do solo de flauta de Daphnis et Chloé de Maurice Ravel (1875 – 1937) como objeto central deste estudo, por caracterizar o diálogo entre outras linguagens artísticas além da música, como o ballet e a prosa, em que, no decorrer da partitura, encontramos o libreto que descreve as Cenas. A pesquisa foi fundamentada sob os conceitos da tradução intersemiótica de Peirce (1977) e Jakobson (1987) e Haroldo de Campos (1929 - 2003). Recorremos também a referenciais da literatura da flauta transversal que relacionam o contexto da obra à didática da construção da expressividade musical. Em um estudo de múltiplos casos, realizamos um experimento com uma amostra de 4 flautistas para observarmos se a compreensão dos significados do texto do libreto pode influenciar na construção da interpretação do solo. O experimento envolveu gravações do excerto antes e depois de serem expostos ao libreto, questionário, entrevista semi-estruturada, e análise espectrográfica. Os dados coletados nas entrevistas revelaram que os flautistas selecionados se sentiram incentivados a criar novos subsídios interpretativos a partir do contato com o texto do libreto. Os flautistas revelaram que compreenderam os significados do texto e como os traduziram em linguagem sonora manipulando elementos sonoros como vibrato, dinâmicas, realização rítmica, dentre outros. Além disso, os entrevistados relataram se sentir mais livres para interpretar o excerto após o contato com o libreto.
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The objective of this research was to investigate whether understanding the meanings of the text of the libretto of the ballet and Orchestral Suite No. 2 of Daphnis et Chloé by Ravel can influence flutists in the interpretative construction of the flute solo. We chose the excerpt from the flute solo of Daphnis et Chloé by Maurice Ravel (1875 – 1937) as the central object of this study, because it characterizes the dialogue between other artistic languages besides music, such as ballet and prose, in which, in the course of the score, we find the libretto that describes the Scenes. The research was based on the concepts of intersemiotic translation by Peirce (1977) and Jakobson (1987) and Haroldo de Campos (1929 - 2003). We also used references from the literature on the transverse flute that relate the context of the work to the didactics of the construction of musical expressiveness. In a multiple case study, we conducted an experiment with a sample of four flutists to observe whether understanding the meanings of the libretto text can influence the construction of the solo interpretation. The experiment involved recordings of the excerpt before and after being exposed to the libretto, a questionnaire, a semi-structured interview, and spectrographic analysis. The data collected in the interviews revealed that the selected flutists felt encouraged to create new interpretative subsidies from contact with the libretto text. The flutists revealed that they understood the meanings of the text and how they translated them into sound language by manipulating sound elements such as vibrato, dynamics, rhythmic realization, among others. In addition, the interviewees reported feeling freer to interpret the excerpt after contact with the libretto.
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FRANCIS VILELA REZENDE SOUZA
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MEMÓRIA DA PERFORMANCE E DO ENSINO DE PIANO EM VARGINHA/MG
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Orientador : CARLA SILVA REIS
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO SOARES SANTOS
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CARLA SILVA REIS
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MYRIAN RIBEIRO AUBIN
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Data: 23/08/2024
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Esta dissertação investiga a história da prática e do ensino do piano em Varginha, MG, com foco no período de 1901 a 1987, visando trazer à tona documentos e relatos sobre as práticas pianísticas e traçar um panorama da evolução musical da cidade. A metodologia adotada inclui um levantamento de documentos como livros, jornais, programas de recitais, fotos etc, associado à entrevistas semi-estruturadas. O primeiro capítulo contextualiza a prática e o ensino do piano no Brasil, abordando algumas transformações e tendências que moldaram a tradição pianística nacional. O segundo capítulo concentra-se em Varginha, explorando a trajetória de figuras marcantes da cena pianística local, como os músicos e professores Marceliano Braga e Cecílio Fernández, a poeta e musicóloga Oneyda Alvarenga, e a pianista Adrienne Diniz Vallim, além de suas alunas e outros nomes encontrados. O terceiro capítulo analisa instituições, espaços e eventos que foram fundamentais na promoção do piano na cidade, incluindo a Academia de Música Lorenzo Fernândez e o Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga, bem como o Theatro Capitólio e outros. Tal pesquisa historiográfica, constata os papéis essenciais na formação e na transformação da tradição pianística em Varginha através dos personagens estudados, as instituições e espaços analisados.
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This dissertation examines the history of piano practice and teaching in Varginha, MG, with a particular focus on the period between 1901 and 1987. The objective is to identify and analyze relevant documents and reports on piano practice, and to present a comprehensive overview of the city's musical evolution. The methodology employed encompasses a review of pertinent documents, including books, newspapers, recital programs, photographs, and other materials, in conjunction with semi-structured interviews. The initial chapter provides a contextual framework for the practice and teaching of the piano in Brazil, elucidating the transformations and trends that have shaped the national pianistic tradition. The second chapter is devoted to an examination of the local piano scene in Varginha. It profiles a number of significant figures, including Marceliano Braga and Cecílio Fernández, who were prominent musicians and educators, as well as the poet and musicologist Oneyda Alvarenga and the pianist Adrienne Diniz Vallim. It also discusses their students and other notable individuals associated with the piano in Varginha. The third chapter presents an analysis of the institutions, spaces, and events that were instrumental in promoting piano culture in the city. These include the Lorenzo Fernândez Music Academy and the Maestro Marciliano Braga State Conservatory, as well as the Capitólio Theater and others. This historiographical research demonstrates the pivotal roles played by the individuals, institutions, and spaces examined in shaping the evolution of piano traditions in Varginha.
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CARLOS FERNANDO SECOMANDI
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Arnulpho Mattos, um compositor capixaba: construção do perfil biográfico a partir de fontes documentais da imprensa periódica
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Orientador : EDILSON ASSUNCAO ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUÍZ CLÁUDIO MOISÉS RIBEIRO
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EDILSON ASSUNCAO ROCHA
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GINA DENISE BARRETO SOARES
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MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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Data: 23/08/2024
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O compositor capixaba Arnulpho Mattos (1877-1972), natural de Cachoeiro do Itapemirim, ES, é um dos raros expoentes na produção musical de caráter erudito no estado, de cuja obra restou um acervo de manuscritos autógrafos, bastante fragmentado, datando das primeiras décadas de 1900. Apesar de sua proeminência no cenário cultural capixaba, corroborada por notícias da imprensa periódica da época, nota-se a ausência de trabalhos voltados à construção de seu perfil biográfico e da sua produção musical. Essa pesquisa tem por objetivo sanar essa lacuna a partir das premissas da História Nova, correlacionando as informações constantes nos documentos do acervo com aquelas presentes na imprensa periódica local e em outras fontes documentais. Pretende-se com esse trabalho resgatar a sua memória e o seu percurso musical, fornecendo subsídios para futuras ações de edição e divulgação de sua obra
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The capixaba composer Arnulpho Mattos (1877-1972), born in Cachoeiro do Itapemirim, ES, is one of the rare exponents of erudite musical production in the state, whose work remains a collection of autograph manuscripts, quite fragmented, dating back to the first decades of 1900. Despite his prominence in the Espírito Santo cultural scene, corroborated by news from the periodical press of the time, there is a lack of work focused on the construction of his biographical profile and his musical production. This research aims to remedy this gap based on the premises of the New History, correlating the information contained in the documents in the collection with that present in the local periodical press and other documentary sources. The aim of this work is to rescue his memory and his musical journey, providing subsidies for future editing and dissemination actions of his work.
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RAFAEL MENDES AVILA
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A CRIAÇÃO DA PERFORMANCE DOS ARRANJOS DE PEDRO CAMERON, PARA VIOLÃO SOLO, DAS OBRAS “DESPREZADO” E “NAQUELE TEMPO”, DE PIXINGUINHA
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Orientador : ROGERIO TAVARES CONSTANTE
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MEMBROS DA BANCA :
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GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
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JAMES CORREA SOARES
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ROGERIO TAVARES CONSTANTE
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Data: 29/08/2024
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Esta pesquisa propõe discutir o processo de criação da performance dos arranjos de Desprezado e Naquele Tempo, para violão solo, de Pixinguinha, elaborados por Pedro Cameron, a partir de suas características idiomáticas. O foco dessa pesquisa está na relação entre o estudo de características idiomáticas presentes nessas músicas e o processo de criação da performance das mesmas, onde foi feito um estudo comparativo entre as partituras dos arranjos e as partituras que serviram como referência para a elaboração dos mesmos, além de gravações dessas peças feitas por outros intérpretes e do próprio autor desta pesquisa. O estudo analítico segmentado em duas etapas nos trouxe elementos importantes para a fundamentação da performance desses arranjos. Como a performance não depende apenas desse tipo de estudo para se concretizar, pôde fornecer embasamento para o momento de enunciação dessas músicas.
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This research proposes to discuss the process of creating the performance of the arrangements of Desprezado and Naquele Tempo, for solo guitar, by Pixinguinha, modified by Pedro Cameron, based on their idiomatic characteristics. The focus of this research is on the relationship between the study of idiomatic characteristics present in these songs and the process of creating their performance, where a comparative study was made between the scores of the arrangements and the scores that served as a reference for their elaboration, in addition to recording these pieces made by other performers and the author of this research himself. The analytical study segmented into two stages brought us important elements to support the performance of these arrangements. As the performance did not depend solely on this type of study to come to fruition, it could provide a basis for the moment of enunciation of these songs.
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Monalisa Bastos Toledo Scardua
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UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE A EVASÃO DOS ESTUDANTES NO PROJETO SOCIAL VALE MÚSICA/ES
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Orientador : ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
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EDÉSIO DE LARA MELO
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WILSON ROGÉRIO DOS SANTOS
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Data: 10/10/2024
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Resumo: O ensino de música nas escolas regulares do Brasil não usufrui do mesmo prestígio que as demais disciplinas do sistema curricular, nem tão pouco alcançou a mesma importância que se observa em outros países (Paes e Santos, 2015). Desse modo, a ausência do ensino de música, especialmente instrumental na escola regular e a predominância desse tipo de ensino a cargo das poucas escolas especializadas tem dificultado o acesso a aprendizagem de música ou de um instrumento musical a um número alargado de jovens que querem aprender um instrumento. Assistimos nas duas últimas décadas do século XX um crescimento exponencial do número de organizações da sociedade civil (ONGs) e de projetos socioculturais que oferecem atividades artísticas, especialmente no âmbito do ensino da música. Essas ações por parte das ONGs e dos projetos sociais, acabam chamando para si a responsabilidade social e educacional com o propósito de combater a exclusão sociocultural. Este é o caso do Projeto Vale Música, desenvolvido na cidade de Serra no Espírito Santo. Apesar do sucesso desse projeto em atender um número grande de crianças e adolescentes, observa-se, também um elevado nível de evasão. Assim, ao questionar - qual a razão que leva os alunos desse projeto a desistirem da formação musical? Considerou-se importante estudar e investigar as causas que conduzem ao abandono do estudo musical. Na busca de resposta ao nosso questionamento desenvolvemos este estudo com base em uma abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos conduziram à realização de um estudo de caso (STAKE, 2006), com o objetivo de investigar sobre os fatores que levam crianças e adolescentes do projeto Vale Música no Espírito Santo ao insucesso, culminando com o abandono das atividades de aprendizagem musical. Os dados da pesquisa foram recolhidos por meio de observação participativa nos ensaios de orquestra, nas aulas de instrumento e de entrevistas semiestruturadas feitas com a coordenadora do projeto, o maestro, os professores, os alunos desistentes e os seus pais. Os resultados mostraram que a falta do suporte familiar, entre outros fatores, pode contribuir para o abandono da aprendizagem de música em projetos sociais. Espera-se que os resultados deste estudo possibilitem identificar as causas da evasão e possa apontar caminhos para reverter essa situação, possibilitando que a música e o estudo de um instrumento passem a fazer parte das escolhas dos pais e dos estudantes como atividade de ocupação dos tempos livres, de enriquecimento cultural, intelectual e social e, eventualmente como futura profissionalização.
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ABSTRACT
Music teaching in regular schools in Brazil does not have the same prestige as other disciplines in the curriculum., it also does not have achieved the same importance as in other countries (PAES and SANTOS, 2015). In this way, the absence of music teaching, especially instrumental music, in regular schools, and the predominance of this type of teaching in the few specialized schools has made it more difficult for a large number of young people who want to learn an instrument to have access to the study of music or a musical instrument. In the last two decades of the 20th century, we saw an exponential growth in the number of civil society organizations (NGOs) and socio-cultural projects offering artistic activities, especially in the field of music teaching. These NGOs and social projects actions end up taking on social and educational responsibility with the aim of combating socio-cultural exclusion. This is the case of the Vale Música Project, developed in the city of Serra, in Espírito Santo. Despite the success of this project attending a large number of children and adolescents, there is also a high level of evasion. So, when we asked - what is the reason why the students in this project quit musical training? We felt it was important to study and investigate the causes that lead to the abandonment of musical study. In order to answer to our question, we developed this study based on a qualitative approach, which technical procedures led to a case study (STAKE, 2006), with the aim of investigating the factors that lead children and adolescents from the Vale Música Project in Espírito Santo to fail, culminating in their abandonment of musical learning activities. The research data was collected through participant observation at orchestra rehearsals, instrument lessons and semi-structured interviews with the project coordinator, the conductor, teachers, evaded students, and their parents. The results showed that a lack of family support, among other factors, can contribute to students’ evasion on learning music in social projects. It is expected that the results of this study will make it possible to identify the causes of evasion and point to ways of reversing this situation, allowing music and the study of an instrument to become part of parents' and students' choices as a leisure activity, cultural, intellectual and social enrichment and, eventually, as future professionalization.
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João Vítor Santos
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O TREINAMENTO RESISTIDO E SEU EFEITO NOS PARÂMETROS FÍSICOS E PSÍQUICOS EM FLAUTISTAS
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Orientador : ALESSANDRO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALESSANDRO DE OLIVEIRA
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ANTONIO CARLOS GUIMARAES
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JOÃO GABRIEL MARQUES FONSECA
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Data: 25/10/2024
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A performance musical pode ser influenciada pela qualidade de vida do musicista. Os hábitos cotidianos assim como o estilo de vida são determinantes para a intercorrência de demasiados desconfortos físicos e possíveis distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão que podem comprometer a performance e/ou estudos do musicista e até levá-lo à paralização de suas atividades, por motivo de cuidado ou tratamento médico. A partir desse pressuposto, pode-se considerar que a prática de exercícios físicos propicia ao musicista o ganho de força, resistência e preparação muscular visando a uma boa performance instrumental. Além disso, é possível que essa prática seja benéfica para a prevenção dos desconfortos físicos e para o tratamento não medicamentoso de distúrbios psicológicos. O presente estudo tem como objetivo verificar o efeito de um treinamento resistido, para membros superiores e tronco, nos parâmetros físicos e psíquicos de flautistas do município de São João del-Rei (MG). Para tal, foram convidadas estudantes de flauta do curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e estudantes do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, totalizando 12 participantes subdivididas em dois grupos distintos, assim nomeados: intervenção (GI), com 6 participantes e controle (GC), também com 6 participantes. O GI se distinguiu do GC por ter sido submetido a um treinamento com a realização de exercícios físicos resistidos, duas vezes por semana e um dia de caminhada, por um período de 12 semanas. Para averiguação dos possíveis efeitos do treinamento, foram mensurados os parâmetros antropométricos das participantes: peso corporal, estatura e envergadura, alturas, comprimentos e diâmetros. Cada participante foi também submetida a testes de flexibilidade (Banco de Wells), força e resistência de membros superiores e cada uma delas também respondeu o questionário DASS-21, para obtenção dos dados referentes aos distúrbios psicológicos. Os resultados, após o treinamento, não evidenciaram, nas participantes, alterações nos parâmetros antropométricos e de composição corporal, no entanto, nos parâmetros de resistência e força de membros superiores e nos escores de depressão e ansiedade as participantes do GI apresentaram melhoras após o treinamento. Dessa forma, pode-se concluir que a prática dos exercícios resistidos propostos teve efeito positivo para o ganho de força e de resistência nos membros superiores das participantes, além de serem eficientes para a diminuição dos escores de ansiedade e depressão.
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Musical performance can be influenced by the musician's quality of life. Daily habits and lifestyle are determining factors for the occurrence of excessive physical discomfort and possible psychological disorders such as anxiety and depression that can compromise the musician's performance and/or studies and even lead to the interruption of his/her activities, due to medical care or treatment. Based on this assumption, it can be considered that the practice of physical exercise provides the musician with the opportunity to gain strength, endurance and muscular preparation aiming at a good instrumental performance. In addition, it is possible that this practice is beneficial for the prevention of physical discomfort and for the non-drug treatment of psychological disorders. The present study aims to verify the effect of resistance training, for upper limbs and trunk, on the physical and psychological parameters of flutists from the city of São João del-Rei (MG). To this end, flute students from the Music course at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) and students from the Padre José Maria Xavier State Conservatory of Music were invited, totaling 12 participants subdivided into two distinct groups, named as follows: intervention (IG), with 6 participants and control (CG), also with 6 participants. The IG was distinguished from the CG by having undergone training with resistance physical exercises, twice a week and one day of walking, for a period of 12 weeks. To investigate the possible effects of the training, the anthropometric parameters of the participants were measured: body weight, height and wingspan, heights, lengths and diameters. Each participant was also subjected to flexibility tests (Wells Bench), strength and resistance of the upper limbs and each of them also answered the DASS-21 questionnaire, to obtain data related to psychological disorders. The results after training did not show any changes in the participants' anthropometric parameters or body composition. However, in the parameters of resistance and strength of the upper limbs and in the depression and anxiety scores, the participants in the IG showed improvements after training. Thus, it can be concluded that the practice of the proposed resistance exercises had a positive effect on the gain of strength and resistance in the participants' upper limbs, in addition to being efficient in reducing the anxiety and depression scores
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THAIS DINIZ DE CARVALHO
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A inserção do exercício físico na dinâmica do aquecimento vocal e seu efeito sob a ótica da análise acústica em coristas.
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Orientador : ALESSANDRO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALESSANDRO DE OLIVEIRA
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ALVARO CESAR DE OLIVEIRA PENONI
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CRISTIANE MAGACHO COELHO
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MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
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Data: 22/11/2024
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Este estudo tem como objetivo avaliar a inserção do aquecimento físico na prática de aquecimento vocal, analisando seus efeitos sob a perspectiva acústica. Existem poucos estudos que relacionam o aquecimento corporal ao aquecimento vocal em coristas. Este estudo experimental e quantitativo examinou os resultados da aplicação de três tipos de aquecimento: vocal, corporal e combinado, e suas correlações com medidas objetivas obtidas por meio da análise acústica vocal. Participaram 22 coristas, de ambos os sexos. As gravações vocais foram realizadas antes e após o aquecimento, focando em parâmetros acústicos das vogais sustentadas ([a] e [e]), contagem de 1 a 11, frequência fundamental, variabilidade em semitons e na medida multiparamétrica AVQI, validada para o português, incluindo também medidas isoladas como Slope (dB), Tilt (dB), Jitter (%), Shimmer (%), HNR (dB), HF Noise (dB) e CPPS (dB). A investigação, envolvendo músicos dos corais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi conduzida em quatro etapas, incluindo questionários, coleta de medidas antropométricas e gravações vocais sob diferentes condições de aquecimento. Os resultados indicaram que a adição de exercício corporal isolado ou combinado não proporciona benefícios significativos em relação a modalidade do aquecimento em cantores. Os resultados deste estudo não corroboram com a hipótese de que o aquecimento corporal pode influenciar nas medidas acústicas para o aquecimento da voz. Embora as conclusões não revelem diferenças significativas na relação entre os métodos de aquecimento vocal utilizados, é importante considerar a singularidade biológica e a experiência prévia de canto dos participantes em futuros estudos.
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The objectctive of this study is to evaluate the inclusion of physical warm-up in the practice of vocal warm-up, analyzing its effects from an acoustic perspective. There are few studies relating body warm-up to vocal warm-up in choir singers. This experimental and quantitative study analyzed the results of applying three types of warm-up: vocal, body and combined, and their correlation with objective measures obtained through vocal acoustic analysis. Twentytwo choristers of both sexes took part. Vocal recordings were made before and after the warm-up, focusing on acoustic parameters of sustained vowels ([a] and [e]), counting from 1 to 11, fundamental frequency, variability in semitones and the AVQI multiparametric measure, validated for Portuguese, also including isolated measures such as Slope (dB), Tilt (dB), Jitter (%), Shimmer (%), HNR (dB), HF Noise (dB) and CPPS (dB). The research, involving musicians from the choirs of the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) and the Federal University of Lavras (UFLA), was carried out in four stages, including questionnaires, anthropometric measurements and vocal recordings under different warm-up conditions. The results indicated that the addition of isolated or combined body exercises does not provide significant benefits in relation to the warm-up modality for singers. The results of this study do not support the hypothesis that body warm-up can influence the acoustic measures of vocal warm-up. Although the findings reveal no significant differences in the relationship between the vocal warm-up methods used, it is important to consider the biological uniqueness and previous singing experience of the participants in future studies.
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MARCELO TÚLIO AZEVEDO
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O ENSINO DE VIOLÃO NO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA PADRE JOSÉ MARIA XAVIER: um olhar reflexivo sobre a legislação, os princípios pedagógicos e os relatos dos professores
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Orientador : ROGERIO TAVARES CONSTANTE
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
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MARCIO DE SOUZA
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ROGERIO TAVARES CONSTANTE
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Data: 12/12/2024
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A cidade de São João del-Rei é reconhecida como um importante polo de referência da manifestação musical mineira. Estão presentes diversas formas de produção musical tais como orquestras centenárias, bandas de música, curso superior de música em universidade federal, conservatório de música entre outros. A presente pesquisa pretende se debruçar sobre a questão da formação musical em um desses importantes agentes da cidade: o Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”.
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The city of São João del-Rei is recognized as an important reference hub of the Minas Gerais musical manifestation. Various forms of musical production are present, such as such as centuries-old orchestras, music bands, higher education music courses at universities federal, music conservatory, among others. This research aims to focus on the issue of musical training in one of these important agents of the city: the Conservatory State of Music “Padre José Maria Xavier”.
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