Dissertações/Teses
2022
Dissertações
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  • CAIO VITOR PRIORI DOS SANTOS
  • O VIOLÃO INOVADOR DO GAROTO: UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA DA PEÇA LAMENTOS DO MORRO

  • Orientador : LEONARDO BARRETO LINHARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO BARRETO LINHARES
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • GUILHERME CALDEIRA LOSS VINCENS
  • NILTON ANTONIO MOREIRA JUNIOR
  • Data: 02/02/2022

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  • Este trabalho tem como objetivo investigar a estilística composicional da peça Lamentos do Morro do compositor e violonista Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), o Garoto, e suas possíveis implicações nas práticas de performance. Presume-se que essa composição aponte para a escolha de elementos formais, harmônicos e rítmicos menos recorrentes em relação à linguagem violonística brasileira da época. Desta forma, realizar-se-á uma transcrição, a partir do áudio da peça interpretada pelo próprio compositor, uma edição de performance da mesma, que será analisada formal, harmônica e estilisticamente. Além disso, torna-se necessária uma análise comparativa com outras composições de violonistas contemporâneos a Garoto, a fim de se chegar a constatações mais assertivas acerca da estilística adotada na peça (Cook, 1987). Os referenciais que sustentarão as análises serão: Guest (2006), La Rue (1989; 1992; 2001), Pereira (2007); as reflexões a respeito das práticas de performance e suas interfaces com o processo analítico terão como referenciais os trabalhos de Cook (2006), Rink (2007), Hill (2002) e Almeida (2011).


  • Mostrar Abstract
  • This work intends to investigate the compositional stylistic of the piece Lamentos do Morro by the composer and guitarist Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), nicknamed Garoto, and its possible implications for the performance practices. It is probable that this composition reveals choices of formal, harmonic and rhythmic elements, less recurrent in relation to the Brazilian guitar language from that period. In this way, there will be made a transcription from the original audio interpreted by the composer himself and, a performance edition, which will be analyzed formally, harmonically and stylistically. In addition, it becomes necessary a comparative analysis with other compositions by contemporary guitarists to Garoto, in order to come more solid the discoveries about the style adopted in the piece (Cook, 1987). The references that will support the analyzes will be: Guest (2006), La Rue (1989; 1992; 2001), Pereira (2007); the reflections about performance practices and their interfaces with the analytical process will be based on the works of Cook (2006), Rink (2007), Hill (2002) and Almeida (2011).

     

2
  • WILLER DOUGLAS SILVEIRA
  • MATINAS DE QUINTA-FEIRA SANTA DE ANTÔNIO DE PÁDUA ALVES FALCÃO (1848-1927): PROBLEMAS TEXTUAIS E EDIÇÃO CRÍTICA

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • PAULO AUGUSTO CASTAGNA
  • Data: 22/02/2022

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  • Esta dissertação pretende discutir os problemas textuais – erros, variantes, lacunas, rasuras e correções - identificados em duas fontes autógrafas do Ofício de Quinta-feira Santa do compositor tiradentino Antônio de Pádua Alves Falcão (1848-1927) e a realização da edição crítica da obra. A primeira fonte, em formato de partitura, sem data, manuscrita, pertencente ao arquivo da Orquestra Ribeiro Bastos, acreditamos ser a fonte original, e a segunda, que se encontra no arquivo da Orquestra Lira Sanjoanense, em partes cavadas, vocais e instrumentais, sem data, manuscrita pelo autor, tomamos como fonte de transmissão, sendo derivada da anterior. Para compreendermos os conceitos que permeiam a crítica textual, abordaremos neste trabalho as bases teóricas que irão nortear a detecção e classificação dos problemas textuais encontrados no Oficio de Quinta-feira Santa, de Falcão. Faremos também uma pesquisa histórica levantando dados sobre a vida do autor, o que contribuirá sobremaneira para o complemento da história da música e dos músicos da cidade de Tiradentes, Minas Gerais.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to discuss the textual problems - errors, variants, gaps, erasures and corrections - identified in two autograph sources of Ofício de Quinta-feira Santa (Holy Thursday Office) by the Tiradentine composer Antônio de Pádua Alves Falcão (1848-1927) and the realization of the critical edition of the work. The first source, in score format, undated, handwritten, belonging to the Ribeiro Bastos Orchestra archive, we believe to be the original source, and the second, which is found in the Lira Sanjoanense Orchestra archive, in vocal and instrumental parts, undated, handwritten by the author, we take as a transmission source, being derived from the previous one. To understand the concepts that permeate textual criticism, we will address in this paper the theoretical bases that will guide the detection and classification of the textual problems found in the Oficio de Quinta-feira Santa, by Falcão. We will also make a historical research gathering data about the author's life, which will greatly contribute complement the history of music and musicians of the city of Tiradentes, Minas Gerais, Brazil.

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  • SILAS DE LELIS SILVA FREITAS
  • Análise das características caligráficas de manuscritos autógrafos atribuídos a Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita: uma proposta de identificação da autoria

  • Orientador : JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALBERTO FIGUEIREDO PINTO
  • JOSÉ ANTÔNIO BAÊTA ZILLE
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 25/02/2022

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  • A presente pesquisa tem por objetivo identificar as características caligráficas de Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita ([1746?]-1805) em autógrafos musicais atribuídos ao compositor, a fim de gerar catálogos com os principais elementos de sua caligrafia, evidentes nas palavras e frases presentes em três obras específicas: Regina Cæle Lætere (1779), Tercio (1783) e Salve Regina (1787). A organização e catalogação de acervos musicais é etapa fundamental que precede às demais pesquisas realizadas por musicólogos nos documentos de arquivos históricos. Por sua vez, muitos dos documentos que vem sendo catalogados no Brasil somam uma enorme diversidade de conjuntos de manuscritos musicais ou partes isoladas, muitos deles sem identificação quanto ao autor ou copista. Nesse contexto, muitas obras são arquivadas como tendo compositores anônimos ou, ainda, atribuídas a certos compositores, através de métodos musicológicos tradicionais e especulativos. Tais atribuições estão vulneráveis a contestações de autoria e aguardam provas concretas ou hipóteses que reforcem a autenticidade do documento. É no intuito de fortalecer o ferramental de autenticação de manuscritos musicais, que esse trabalho se apoia na metodologia da existência de autógrafos certificados por exame. Sob essa perspectiva, para dar cabo à proposta desta pesquisa, as análises das obras de Lobo de Mesquita se baseiam nas fundamentações da Diplomática e da Grafoscopia como ferramentas que proporcionam o levantamento de características recorrentes do autor do documento. Espera-se que os resultados obtidos permitam ampliar as possibilidades de identificação da autoria de manuscritos musicais.


  • Mostrar Abstract
  • The present study aims to identify the calligraphic characteristics of Jozé Joaquim Emerico Lobo de Mesquita ([1746?] - 1805) in autographs attributed to the composer in order to produce catalogs of the main elements of his handwriting, shown in words and phrases found in three specific works credited to him: Regina Cæle Lætere (1779), Tercio (1783) and Salve Regina (1787). The organization and cataloging of musical collections is a fundamental step that precedes other researches carried out by musicologists, in documents of historical archives. In turn, many documents that have been cataloged in Brazil add up to a huge diversity of sets of musical manuscripts or complete parts, many of them without identification of the author or copyist. In this context, many works are filed as having anonymous composers or attributed to certain composers, using traditional and speculative musicological methods. These attributes are vulnerable to objections about their authorship and await concrete evidence or hypotheses that reinforce the authenticity of the document. To strengthen the musical manuscript authentication tools, this work is supported by the methodology of existence of certified autographs per exam. So, to carry out the purpose of this research, the analyzes of Lobo de Mesquita's works are based on the foundations of Diplomatic and Grafoscopy as tools that provide the data of recurrent characteristics of the document's author. It is expected that the results obtained expand the possibilities of identifying the authorship of musical manuscripts.

4
  • ADHEMAR CAMPOS NETO
  • A flauta transversal, a clarineta e o pistom na obra musical do Padre José Maria Xavier

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • EDÉSIO DE LARA MELO
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • RUBENS RUSSOMANNO RICCIARDI
  • Data: 11/03/2022

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  • O Padre José Maria Xavier (1819-1887) nascido em São João del-Rei MG é um importante e reconhecido compositor brasileiro de música religiosa do século XIX. Observa-se em algumas obras do Mestre Xavier, a utilização de um padrão de escrita para o trio de instrumentos de sopro: a flauta transversal, a clarineta e o pistom executando, simultaneamente, um mesmo fragmento melódico e de forma específica entre eles. Essa forma de escrita tornou-se o objeto da pesquisa e análise do projeto de mestrado, tendo como objetivo destacar na obra do compositor o uso desse padrão como parte de seu processo composicional.


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  • The clergyman José Maria Xavier (1819-1887), who was born in São João del-Rei MG, is one of the most distinguished and recognized Brazilian composers of religious music from the 19th century. In some of his pieces there is an appreciated use of a writing pattern for the trio of wind instruments: the transverse flute, clarinet, and cornet playing, simultaneously, the same melodic fragment in a specific way between them. This writing pattern became the objective of analysis and investigation of thise master’s project, which aims to highlight some part of his work and the use of this writing pattern as part of his compositional process.

5
  • SILVIA ROCHA COSTA
  • Formação e atuação de mulheres instrumentistas na música popular: um estudo multicaso

  • Orientador : CARLA SILVA REIS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA SILVA REIS
  • ANA ROSELI PAES DOS SANTOS
  • LILIANA PEREIRA BOTELHO
  • HELENA LOPES DA SILVA
  • Data: 16/03/2022

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  •  

    No Brasil, o papel marcante de Chiquinha Gonzaga como instrumentista, compositora e maestrina abriu novos caminhos para a atuação das mulheres enquanto protagonistas da música brasileira. No entanto, para além da notável figura de Chiquinha, percebemos uma invisibilização do trabalho das mulheres como instrumentistas, principalmente no campo da música popular. Considerando esse panorama de pouca visibilidade do trabalho das mulheres instrumentistas, nos interessa agora a subversão da tradição, ou seja, a formação e recente ocupação, ainda minoritária, das mulheres na condução e execução de instrumentos em grupos musicais profissionais. Utilizando o retrato sociológico como dispositivo metodológico, esta pesquisa apresentará um estudo multicaso sobre a formação musical e atuação profissional de quatro mulheres instrumentistas do campo da música popular oriundas de diferentes regiões do Brasil. Em diálogo com a microssociologia e com os estudos de gênero e música, este trabalho pretende investigar as tensões nas relações de gênero na formação musical das instrumentistas, e também compreender os desafios que estão em jogo, desde a escolha do instrumento, passando pela trajetória de estudos, até a consolidação de um trabalho profissional em música popular e sua consequente legitimação em seu contexto de atuação.


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  •  

     In Brazil, Chiquinha Gonzaga's remarkable career as an instrumentalist, composer and conductor opened new paths for women to act as brazilian music protagonists. However, after this period we noticed an invisibility of women's work as instrumentalists, mainly in the context of popular music. Considering this panorama of low visibility of women instrumentalists’ work, we are now interested in the subversion of tradition, that is, the education and occupation, even if minority, of women in conducting and playing instruments in professional musical groups. Using the sociological portrait as a methodological device, this ongoing research will present a multi-case study on the musical education and professional performance of six women instrumentalists in the field of popular music in different regions of Brazil. In dialogue with microsociology and gender theories, this work aims to investigate the tensions in 

    gender relations in the musical education of the instrumentalists. This study also aims to understand the challenges that are at stake, from the choice of the instrument, through the trajectory of studies, to the consolidation of professional work in popular music and its consequent legitimation in its context of performance.

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  • LARISSA DA COSTA NOVO
  • PANORAMA DAS PRÁTICAS MUSICAIS PRESENTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FLAUTA TRANSVERSAL DE MINAS GERAIS: DIÁLOGOS SOBRE FORMAÇÃO E PROFISSÃO.

  • Orientador : ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • CARLA SILVA REIS
  • LILIANA PEREIRA BOTELHO
  • RAUL COSTA DAVILA
  • Data: 18/03/2022

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  • A presente pesquisa aborda um estudo multicasos realizado com cursos de graduação em Flauta Transversal das universidades públicas de Minas Gerais. A pesquisa busca compreender o momento atual dos cursos de Graduação em Flauta Transversal sob o ponto de vista de como se relacionam com a sociedade, com especial atenção aos repertórios e práticas musicais abordadas.


  • Mostrar Abstract
  • This research presents a multiple case study which is being conducted among Flute undergraduate courses of public universities in the State of Minas Gerais, Brazil. The research aims to understand the present moment of Flute undergraduate courses under the perspective of how they relate to society, with special attention to the repertoire and musical practices.

     

7
  • LUCAS ROBERTO DE SOUZA OLIVEIRA
  • Subsídios para uma interpretação retórica da Antífona e Lamentações do Ofício De Quinta-Feira Santa de Lobo de Mesquita

  • Orientador : MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • ELIEL ALMEIDA SOARES
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 25/03/2022

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  • O presente trabalho investiga a obra Antífona e Lamentações do Ofício De Quinta-Feira Santa de Lobo de Mesquita. Buscando retirar subsídios retóricos para a sua interpretação musical, nosso olhar percorre a dinâmica existente entre o texto verbal e o texto musical , explorando o processo de ressignificação musical do texto litúrgico e revelando a dialética existente entre ambos os polos, de forma a expor os pontos significativos do discurso musical empregue e demonstrar a carga afetiva aproveitada em sua interpretação. Entendemos que a manipulação adotada por Lobo de Mesquita no tratamento sonoro do texto litúrgico veio a gerar um novo discurso musical. Por isso, optamos pela retórica no procedimento analítico, pois esta prescreve um caminho adequado para revelar a sistematização dos afetos racionalmente organizados no discurso. Assim, nos apoiamos em autores que tenham publicado livros, teses, dissertações, artigos e afins, observando o aproveitamento dos princípios de retórica na construção discursiva em Música. Dentre eles, Eliel Almeida Soares, com a observação de figuras retóricas na Música Colonial Brasileira; Bruce Haynes, mostrando como os princípios da retórica musical e da oratória estiveram historicamente presentes na própria performance musical; e principalmente, Ana Margarida Madeira Minhós da Paixão, que em sua tese (2008) aborda obras teóricas produzidas em Portugal entre os séculos XVII e XIX, verificando os princípios e técnicas de construção textual comuns à literatura e à música e a proximidade entre as duas artes em procedimentos, normas e etapas da criação retórica. Deste último estudo, ainda é válido destacar que a autora discorre sobre os modos de enunciação e recepção ao nível do intérprete/performer e dos efeitos do discurso. Pretendemos, portanto, explorar retoricamente o campo afetivo invocado na obra de Lobo de Mesquita retirando dessa experiência fatos que aumentam a amplitude de sua interpretação musical. A pesquisa vai no sentido de explorar a obra sem necessariamente percorrer sua realização sonora a nível de performance, mas apontando a expressividade musical a partir de seu material escrito.


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  • The present research investigates the Antiphon and Lamentations of the Holy Thursday Office by Lobo de Mesquita. Seeking to extract rhetorical subsidies for its musical interpretation, our looking goes through the dynamics existing between the verbal text and the musical text, exploring the process of musical reframing of the liturgical text and revealing the dialectic existing between both poles, in order to expose the examined points of the musical discourse employed and enabling the affective charge used in its interpretation. We understand that the manipulation adopted by Lobo de Mesquita in the sound treatment of the liturgical text came to generate a new musical discourse. For this reason, we opted for rhetoric in the analytical procedure, as it prescribes an adequate path to reveal the rational systematization of affects organized in the discourse. Thus, we rely on authors who published books, theses, dissertations, articles and similars, observing the use of the principles of rhetoric in the discursive construction in Music. Among them, Eliel Almeida Soares, with the observation of rhetorical figures in Brazilian Colonial Music; Bruce Haynes, showing how the principles of musical rhetoric and oratory have historically been present in musical performance itself; and mainly, Ana Margarida Madeira Minhós da Paixão, who in her thesis (2008) addresses theoretical works produced in Portugal between the 17th and 19th centuries, verifying the principles and techniques of textual construction common to literature and music and proximity between the two arts in procedures, norms and stages of rhetorical creation. From this study, it is still worth noting that the author discusses the modes of enunciation and reception at the level of the interpreter/performer and the effects of the discourse. We intend, therefore, to rhetorically explore the affective field invoked in the work of Lobo de Mesquita, taking from this experience facts that increase the breadth of his musical interpretation. The research goes in the direction of exploring the musical work without necessarily going through the musical performance act itself, but indicating musical expressiveness from its written material.

8
  • RAFAEL MENDES DE RESENDE
  • TRANSCRIÇÃO PARA PARTITURA DOS TOQUES DOS SINOS DA CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR DE SÃO JOÃO DEL-REI

  • Orientador : EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RODRIGO TEODORO DE PAULA
  • EDILSON ASSUNCAO ROCHA
  • EDÉSIO DE LARA MELO
  • MODESTO FLAVIO CHAGAS FONSECA
  • Data: 30/06/2022

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  • A presente pesquisa teve como objetivo principal a transcrição dos Toques dos Sinos da Semana Santa da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei, através do registro dessa linguagem em um documento técnico com notação musical, indicando ritmo, alturas e demais nuances realizadas durante a execução dos toques. Para isso, a pesquisa passou por etapas que se destinaram a desenvolver os objetivos específicos. Primeiramente, foi realizada a pesquisa bibliográfica e documental, buscando identificar as principais fontes sobre o tema. No segundo momento, foi realizada a pesquisa de campo que se destinou as gravações dos toques dos sinos. Com isso, a partir deste material, foi possível alcançar os resultados pretendidos: análise e transcrição. Ao final, ficou comprovado a importância da pesquisa em contribuir com uma documentação que permite visualizar alturas, duração e demais nuances que estão presentes na Linguagem dos Sinos de São João del-Rei.


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  • CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR DE SÃO JOÃO DEL-REI

2021
Dissertações
1
  • JÉFREY ANTÔNIO DE ANDRADE
  • A CRIAÇÃO DE UMA PERFORMANCE DA SONATINA PARA VIOLÃO SOLOCO DE SÉRGIO VASCONCELLOS-CORRÊA: ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E TÉCNICA.

  • Orientador : ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES
  • ROGERIO TAVARES CONSTANTE
  • Data: 19/08/2021

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  • A pesquisa caracteriza-se pelo processo de construção da performance da obra Sonatina para violão solo do compositor Sérgio de Vasconcellos-Corrêa a partir de considerações analíticas, interpretativas e técnicas. Inicialmente foi apresentada uma revisão de literatura acerca do tema análise e performance, a fim de investigar os principais conceitos e autores, além de traçar relações com a nossa prática musical. O processo de construção da performance ocorreu a partir da análise musical em constante diálogo com o estudo prático da Sonatina, além de uma análise das demandas técnicas necessárias para sua interpretação e de uma revisão da digitação. Esse processo se construiu não de forma consecutiva, mas através de interações simultâneas, onde análise musical, concepção interpretativa e questões técnicas dialogam constantemente influenciando um ao outro. Espera-se que a interatividade mencionada entre análise, interpretação e questões técnicas possam contribuir para o estabelecimento de uma performance mais consistente, sustentada a partir de nossas pesquisas, reflexões e contribuições ativas enquanto intérprete-pesquisador.


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  • The research is characterized by the process of construction of the performance of the work Sonatina for solo guitar by the composer Sérgio de Vasconcellos-Corrêa based on analytical, interpretative and technical considerations. Initially, a literature review on the topic of analysis and performance was presented, in order to investigate the main concepts and authors, in addition to drawing relationships with our musical practice. The performance construction process took place from the musical analysis in constant dialogue with the practical study of Sonatina, in addition to an analysis of the technical demands necessary for its interpretation and a review of fingering. This process was built not in a consecutive way, but through simultaneous interactions, where musical analysis, interpretive conception and technical issues constantly dialogue, influencing each other. It is hoped that the aforementioned interactivity between analysis, interpretation and technical issues can contribute to the establishment of a more consistent performance, supported by our research, reflections and active contributions as an interpreter-researcher

2
  • ELISANGELA NAVES VIVAS
  • “O IMPACTO DAS PRÁTICAS MUSICAIS E ATIVIDADE FÍSICA
    COMO FATORES PROTETIVOS PARA A RESERVA COGNITIVA EM IDOSOS
    OCTOGENÁRIOS EM SÃO JOÃO DEL-REI: UM ESTUDO RETROSPECTIVO
    COMPARATIVO”

  • Orientador : SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAURO HELENO CHAGAS
  • ANTONIO CARLOS GUIMARAES
  • LUCIANA CARINA JOLY
  • SERGIO DE FIGUEIREDO ROCHA
  • Data: 11/11/2021

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  • Contexto: Existe uma tendência mundial para o aumento da expectativa de vida. Tal tendência se deu com o advento de estratégias preventivas e curativas de doenças antes consideradas fatais. Além disso, a aquisição de hábitos de vida saudáveis pode contribuir para o envelhecimento saudável. A música é uma ferramenta muito apropriada à senescência na medida em que estimula áreas que poderiam estar em desuso. As estratégias combinadas são algo de grande potencial e merecem atenção no contexto acadêmico. A presente pesquisa foi um estudo retrospectivo e comparativo. Objetivos: Geral: Verificar o impacto das práticas musicais e atividade física na cognição de idosos octogenários da cidade de São João del-Rei. Específico: detectar eventuais diferenças de gênero nos desempenhos cognitivos na população estudada. Hipótese principal: Idosos praticantes de atividade física e música possuem um desempenho significativamente maior nos testes de rastreio cognitivo. Local da pesquisa, sujeitos e métodos: O estudo foi realizado no município de São João del-Rei/MG. A população estudada foi composta por idosos octogenários residentes em São João del-Rei, incluídos, além da sede, os 05 distritos. A população estimada de octogenários no município de São João del-Rei é de aproximadamente 1400 indivíduos. O total da amostra foi de 84 sujeitos, distribuídos em 37 homens e 47 mulheres, com média de idade de 84.3 anos. Os critérios de inclusão foram os seguintes: encontrar-se com idade entre 80 e 89 anos, 11 meses e 29 dias até a finalização da coleta; encontrar-se em condições psíquicas para preenchimento de questionários; não se encontrar em tratamento psiconeurológico; e ter pelo menos 05 anos de escolaridade. O projeto de pesquisa foi submetido à Plataforma Brasil para avaliação ética e aprovado em 05/11/2019. Foram aplicados 04 instrumentos de avaliação: Mini Exame do Estado Mental (rastreio da cognição); Questionário de Matsudo & Araújo (avaliação das práticas de atividade física); Breve Questionário sobre a Experiência Musical e Questionário sobre a prática de atividades de estimulação cognitiva. Resultados: Foi possível se verificar algumas tendências que apontam uma proteção para os indivíduos com maiores níveis de experiência musical, bem como aqueles que têm na sua rotina atividades de estimulação cognitiva e atividade física, mesmo que entre os melhores resultados do Mini-Mental (4º quartil) tenham apresentado um perfil variado. A experiência musical, quando observada isoladamente enquanto estímulo, parece tender a proteger ainda mais os sujeitos em relação a outros estímulos cognitivos.


  • Mostrar Abstract
  • Context: There is a world tendency towards the increase of life expectancy. Such tendency occurs due to the advent of preventive and curative strategies for diseases which were considered fatal. Besides, healthy life habits acquisitions can contribute to a healthy aging. Music is a very appropriate tool to senescence as it stimulates areas which could be in disuse. The combined strategies have a great potential and deserve attention on the academic context. The present research is a retrospective comparative study. Objectives: General: Check the impact of musical and physical practices in the octogenarian elderly cognition in the city of São Joao del-Rei. Specifics: Detect eventual gender differences in the cognitive performances in the studied population; point out the different profiles according to variables related to IDH. Main Hypothesis: The elderly who practice musical and physical activities have a significantly higher performance in the cognitive screening test. Research place, subjects and methods: The study was carried out in São João del-Rei municipality, Minas Gerais State. The studies’ population is formed by octogenarian elderlies’ residents in São João del-Rei municipality, including, besides the principal one, the other 5 districts, too. The octogenarian estimated population in São João del-Rei municipality is of approximately 1.400 individuals. The total sample, up to now, was of 24 individuals, distributed in 05 males and 19 females, with an age average of 83.7. The inclusion criteria were the following: be within the age range of 80 to 89 years old, 11 months and 29 days until the end of the data collection; be in perfect physic conditions to fulfil the questionnaires; not be under any psychoneurological treatment; and have at least 5 years of schooling. The research project was submitted to the Brazil Platform for ethical evaluation and was approved on 11/05/2019. Four evaluation instruments were applied: Mental State Mini Exam (for cognitive screening); Matsudo & Araújo questionnaire (for physical practices evaluation); Brief questionnaire about Musical Experience and a Questionnaire about cognitive stimulation activities practices. Preliminary Results and Conclusion: It was possible to verify some tendencies that evidence a protection for the individuals with greater levels of musical experience, as well as those who have in their routine, cognitive stimulation activities, even if among the best results of Mini-Mental (4th quartile) they showed a varied profile. The musical experience, when observed separately as stimuli, seems to tend to protect even more the subjects in relation to other cognitive stimulus. It is still important to apply the physical activity questionnaire. Therefore, there will be more variables and new statistical analyses will be possible comparing the categories among themselves (Active X Sedentary combined to the variables [Musical Experience] and [Cognitive Stimuli]). The sample size will be another factor which will have a greater impact since, with the unfolding of the pandemic, we count on returning the presential data collection. We hope to have a more robust sampling. The inclusion of individuals from the districts can clarify potential differences in the cognitive performance between the Principal Area X Rural Areas.

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