Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS SALES BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS SALES BATISTA
DATA : 06/06/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Online - via Google Meet
TÍTULO:

A face oculta da lua: o pensamento filosófico e pedagógico de Ian Guest 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ian Guest, Musicalização, Solfejo, Educação Musical.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Este projeto aborda o pensamento filosófico e pedagógico de Ian Guest (1940–2022), músico, compositor e educador húngaro-brasileiro. Embora amplamente reconhecido como professor de harmonia e arranjo, com atuação em importantes festivais musicais do Brasil e como fundador do Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM), uma de suas facetas mais vigorosas e originais foi o trabalho de musicalização e percepção musical voltado a jovens e adultos. Essa dimensão, menos conhecida, de musicalizador e pensador da educação musical, aliada à ausência de publicações do próprio autor sobre o tema, constitui o problema desta pesquisa: a carência de investigações aprofundadas sobre a originalidade e a relevância de sua metodologia e de seu pensamento músico-pedagógico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar e compreender as práticas e reflexões pedagógicas e filosóficas propostas por Ian Guest no campo da educação musical, reunindo, descrevendo e analisando suas ideias, práticas e processos desenvolvidos em (e sobre) sala de aula. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica e documental em diferentes suportes, desde documentos físicos — como cadernos, livros pessoais com anotações manuscritas, cartas e diários — até registros digitais, como e-mails, entrevistas audiovisuais e a cinebiografia lançada em 2021 por Marcello Baia Nicolato. Como parte inicial do percurso investigativo, foi realizado também um levantamento do estado da arte a respeito de Ian Guest, mapeando 51 trabalhos acadêmicos que tratam de sua obra e atuação. A análise dos dados coletados será conduzida segundo a técnica de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2016) e Moura et al. (2020), por meio da categorização e interpretação dos materiais. Com os resultados da pesquisa, espera-se lançar bases sólidas para a compreensão da visão e da prática didática de Ian Guest, favorecendo estudos e publicações futuras sobre sua atuação como músico-educador e contribuindo para a disseminação de seu legado junto a novos públicos e gerações que não tiveram o privilégio de aprender diretamente com o mestre.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 043.658.438-77 - ANA ROSELI PAES DOS SANTOS - UFT
Interna - 1673679 - LILIANA PEREIRA BOTELHO
Interno - 3337024 - KLESLEY BUENO BRANDAO
Externo à Instituição - Gleidson Jordan dos Santos
Notícia cadastrada em: 13/06/2025 12:25
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03